Ele tinha apenas 65 anos e ao longo de toda a sua vida foi de inteira dedicação à educação, à cultura, a vida de Paulo Afonso e mais acentuadamente ao seu querido Bairro Tancredo Neves onde atuou durante décadas como Professor do seu também muito querido Colégio Estadual Quitéria Maria de Jesus do qual foi também eficiente diretor por muitos anos.
Centenas de professores saídos dos quadros do Magistério daquela escola encontraram no Professor José Maria e seus colegas professores, os caminhos para também serem hoje professores da rede pública e privada de Paulo Afonso e de cidades da região.
Agora, já no avançado da noite recebo, com muita tristeza pelas redes sociais, a notícia do falecimento do colega professor José Maria de Souza, pauloafonsino nascido em 11 de outubro de 1956, filho de Adauto Pereira de Souza (Adauto Cearense) que foi vereador da primeira legislatura de Paulo Afonso e de D. Maria Luiza de Souza.
Professor José Maria de Souza era licenciado em Estudos Sociais e História pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde, em Técnicas Agrícolas pelo Centro de Ensino Superior de Paulo Afonso – CESPA, que antecedeu à UNEB e pós-graduado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia de Caruaru.
Foi professor de 1º e 2º graus no Colégio Sete de Setembro e foi professor e diretor do Colégio Estadual Quitéria Maria de Jesus no Bairro Tancredo Neves em Paulo Afonso-BA.
As suas atividades na comunidade de Paulo Afonso, foram sempre muito intensas tais como ter participado da Coordenação da Exposição do Modernismo da Região de Paulo Afonso, ter participado da Coordenação de Catequese da Diocese de Paulo Afonso, em 1984 e 1985. Foi também co-fundador da APRPA – Associação de Professores da Região de Paulo Afonso, da NUPAEC – Associação de Educadores Cristãos Núcleo de Paulo Afonso e do Festival Estudantil de Música Popular em Paulo Afonso.
Mais recentemente foi um dos fundadores do site Tribuna do Mulungu, dirigido por Zé Ivandro.
Dentro das atividades do Modernismo em Paulo Afonso, escreveu em parceria com sua esposa na época, a poetiza Maria José, o livro de poesias, lançado em 1988, Conversando na Vida que teve a apresentação de D. Mário Zanetta.
O seu falecimento aconteceu no início da noite desse sábado, 21 de maio, às 18:15 horas, vitimado que foi ele por infarto do miocárdio.
Apresentamos o nosso sentimento de solidariedade à família do querido professor José Maria e a nossa oração que sejamos todos nós, colegas professores, amigos, familiares, confortados pelo Espírito Santo porque cremos que “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Salmos 34:18) (Professor Galdino)
Estou muito triste com a notícia! Deus conforte os corações dos seus entes queridos.Tenho certeza que o colega foi recebido pelo ser supremo (Deus) , com muita glória.
Hoje tenho 46 anos,fui aluna dele nos anos 90,no Quitéria, excelente professor e diretor ,como pessoa muito prestativo e educado.vai deixar saudades.Que Deus conforte ele é sua família.
Que Deus te receba em teus braços Zé Maria descanse em paz
Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia possa te receber em seus braços de amor! Estarei orando por vc.... 🙏😥
🖤🙏🖤 Que o Senhor vos receba em sua glória perante ao altissimo. E nos dê a graça de juntamente Vovô e Vovó te receber. Te amarei pra sempre Pai💔 a sinto tanto!
Painho😔
Chega o dia em que as lágrimas surgem teimosas em nossos olhos, lagos de nosso corpo. São as águas de nosso sentir que brotam inconteste nas margens de nossa história. Alguém, lá do infinito, requisita a presença de nossos companheiros de caminhada e ele se vai...Se vai fisicamente apenas, porque as marcas, fincadas a "ferro e a fogo" ficam no caminho da vida terrena.Assim é nossa passagem por aqui.Nossas obras e nossos "que fazeres" se tornam eternos, assim como nós, nos corações dos que, atrás de nós, ficam, para continuar o que deixamos para trás. Novos caminhos surgem em passagem para o infinito desconhecido. E vamos em paz.Seguir em paz é o que eu e nossos filhos, a distância desejamos. Que a luz divina te acolha em seu Manto Sagrado.
Bom dia.. estará sempre nas nossas memórias nosso professor de estudos sociais.. que o Senhor conforte nossos corações...
Com a alma triste que recebi essa notícia. Um grande amigo, mestre e educador por paixão. Que Deus conforte toda sua família.
Lamento imensamente esta partida. José Maria é família minha. O seu pai,Adauto cearense era primo em segundo grau da minha mãe. Maria José, sua esposa, e também poetisa, fez a apresentação do meu primeiro livro/1993, PELO SOCIAL. É inegável a contribuição que este educador prestou à educação da nossa Paulo Afonso. Ele foi um guerreiro e crente no poder de Deus.Passou por situações delicadas na saúde, mas hoje, chamado à casa do nosso PAI MISERICÓRDIOSO, ele descansa em paz. Meu irmão em Cristo, que você seja acolhido no mundo espiritual e busque a evolução necessária para gozar da glória celestial. Amo você.