O pauloafonsino Jaime Jackson, jornalista, escritor, compositor, cantor, filho do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, José Freire da Silva, também conhecido como Zé Freire do Abrigo e de D. Jovelina Gomes Silva, comunica aos amigos pauloafonsinos o falecimento de sua mãe na madrugada deste sábado, 23 de julho, na Santa Casa de Santos, onde estava internada há um tempo, depois de uma queda quando quebrou o fêmur, mas, diz Jaime, “foi o pâncreas que a matou”.
D. Jovelina Gomes Silva, que era conhecida como D. Santa, alagoana de Mata Grande, era filha de José Firmino Gomes, conhecido como Seu Lula e de D. Maria Oliveira Gomes Guerra.
Filhos do Seu Lula e assim, irmãos do D. Jovelina e tios de Jaime, Inseto e Boi, se tornaram renomados jogadores de futebol em Paulo Afonso.
Ela, D. Jovelina, trabalhou na roça em sua terra natal e depois veio para Paulo Afonso tendo trabalhado por muitos anos com enfermeira no Hospital Nair Alves de Souza onde conheceu o empresário e vereador José Freire da Silva, com quem se casou e dessa união nasceram onze filhos.
Por problemas na política de Paulo Afonso, José Freire e toda a família deixaram o município de Paulo Afonso há mais de quarenta anos e fixaram residência em Santos/SP, onde José Freire faleceu e agora também faleceu D. Jovelina, ela com 90 anos de vida simples e sempre alegre e comunicativa junto à família e amigos.
Jaime Jackson, que estudou no COLEPA e escolas de Paulo Afonso foi o 2º colocado do Festival Estudantil de Música de Paulo Afonso mas sua música chamada Terra Vermelha, composta por ele e Edson Mendes, que Jaime gravou anos depois, já em Santos, fez grande sucesso na época do FEMPA, em 1971, ao destacar as belezas de Paulo Afonso. Jaime fez sua vida profissional em Santos/SP, como jornalista, corretor de imóveis e até ator de um filme.
Edson Mendes, amigo de Jaime e da família, de longa data, diz: “Eu morei um semestre com eles, acho que em 1960 ou 61. Dona Santa foi, portanto, por uns meses, minha mãe de criação...”
Jaime Jackson com sua mãe, D. Jovelina, na última foto dela.
Jaime Jackson é membro correspondente da Academia de Letras de Paulo Afonso, que externa o seu pesar pelo falecimento de D. Jovelina Gomes da Silva e apresenta aos familiares o desejo que o Espírito Santos conforte a todos pois entendemos que “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Sl. 34:18).
Deus comforte os familiares 😞😞😞😞
Meus sinceros sentimentos meu caro Jaime Jackson....Jesus te abençoe
Meus sentimentos aos amigos e familiares. Da família Ferreira
Nossos sentimentos a Jackson e família! Paz e luz para d. Jovelina! Deus conforte a todos! 🙌
Meu sentimentos Jackson, que Jeová Deus lhe conforte e de força para caminhar na batalha da vida com essa grande perca!.