A cearense D. Risalva Toledo, nascida em Crato em 15 de março de 1927, chegava em Forquilha, que depois se transformou em Vila Poty, Distrito e Município de Paulo Afonso, em 11 de setembro de 1950.
Ela e o esposo, Sr. Raimundo Medérico Toledo, se instalaram no povoado e abriram um comércio, o Bazar das Novidades, na Rua da Frente, que se transformou na Avenida Getúlio Vargas.
No começo da história de Forquilha, em seu Armarinho, na Rua da Frente, vendia de tudo e um dos seus clientes mais assíduos, comprador de meias e da “Brilhantina Promessa – a preferida da rapaziada”, era um pernambucano de 22 anos, chamado Abel Barbosa e Silva, que também havia chegado ao Povoado Forquilha dias antes de D. Risalva, em 3 de setembro de 1950, vindo de Pesqueira, Pernambuco.
Os seus caminhos se cruzaram na luta em defesa da emancipação política de Paulo Afonso. Com outros comerciantes, sob a liderança de Abel Barbosa, ela era a única mulher a participar das reuniões secretas que discutiam a emancipação das terras de Forquilha, depois Vila Poty e Distrito de Paulo Afonso, do município de Glória. Tornaram-se compadres.
Seu Raimundo Toledo faleceu. Hoje dá nome a Escola Municipal do Bairro Rodoviário. Abel Barbosa foi vereador em Glória, depois, vereador em Paulo Afonso, por muitos anos, prefeito duas vezes e ficou esquecido de todos.
D. Risalva foi escolhida pelo prefeito Luiz de Deus para ser a sua vice-prefeita em seu primeiro mandato, de 1989 a 1992. Anos depois, elegeu-se vereadora na Câmara Municipal de Paulo Afonso. Há anos, vive esquecida por todos. Morava na casa do filho e se desligou do mundo ao adquirir o mal de Alzheimer.
Em 15 de março de 2022 lhe fizemos uma homenagem porque ela celebrava a vida ao completar 95 anos de idade. Uma celebração para marcar tão importante evento.
Em 2 de setembro, estava no meio de uma solenidade da Academia de Letras de Paulo Afonso em que homenageávamos Abel Barbosa e ela era também personagem desta história, quando recebemos a triste notícia que D. Risalva havia nos deixado.
Hoje, 2 de setembro de 2022, Paulo Afonso perdeu um dos elos mais importantes de sua história: D. Risalva Maria de Toledo, chamada por Padre Celso da Anunciação de Mulher Caraibeira.
E ela nos deixa bem próximo da chegada da Primavera quando as caraibeiras se enchem de flores para adornar, embelezar a cidade que a recebeu como Cidadã e pela qual ela doou 72 anos de sua vida.
Que o Espírito Santo esteja com cada amigo e familiar de D. Risalva, consolando a todos, porque acreditamos que “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Sl. 34:18).
Uma Mulher simples, mas um coração grande para ajudar os mais necessitados.Tem uma moradora do caminhos dos lagos, Rua lago do amor, Dona Hilda, viúva do grande Cícero Renan, casa deles tem uma foto de Dona Risalva na parede como quem coloca uma santa protetora. Deus a receba nos seu braços, amém!
De vez em quando, os benfeitores da nossa história, vão saindo de cena, só para dizer: agora é com você! Agora somos nós, mesmos!
Cresci junto à esta família. Acompanhei toda trajetória política desta guerreira! Com certeza dona RISALVA representou muito bem a mulher nordestina e nos agradecemos.Que ela descanse em paz no mundo espiritual
Nao a conheço mas com certeza deixou o seu legado e contribuiu para o desenvolvimento de Paulo Afonso
Meus sentimentos à família. Estudei com Riso, filha de D. Risalva e frequentei sua casa, em razão disso. Uma mulher gentil e forte. Uma vida admirável!
Corrigindo *Risalva Toledo
Linda homenagem para a Inspiradora Rosalva, que esteve na vanguarda da luta feminina por equidade de gênero! Nossa Senhora a acolha.