noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

SEXTOU LITÉRÁRIO realizado na Escola Rivadalva despertou pequenos poetas e revelou talentos

Publicada em 11/10/22 às 16:20h - 549 visualizações

Antônio Galdino, com informações e fotos de Maria Aparecida, Coordenadora da Escola Rivadalva


Compartilhe
Compartilhar a noticia SEXTOU LITÉRÁRIO realizado na Escola Rivadalva despertou pequenos poetas e revelou talentos  Compartilhar a noticia SEXTOU LITÉRÁRIO realizado na Escola Rivadalva despertou pequenos poetas e revelou talentos  Compartilhar a noticia SEXTOU LITÉRÁRIO realizado na Escola Rivadalva despertou pequenos poetas e revelou talentos

Link da Notícia:

SEXTOU LITÉRÁRIO realizado na Escola Rivadalva despertou pequenos poetas e revelou talentos
 (Foto: Antônio Galdino e Divulgação Maria Aparecida)

A Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso vem desenvolvendo um projeto chamado Leitura e Descoberta – viaje nessa ideia, de incentivo à leitura e produção de textos com seus alunos da rede municipal.

Observando que os alunos estão cada vez mais distantes da leitura, uma consequência, do envolvimento com o mundo tecnológico, a secretaria de Educação (Seduc), cria o Sextou Literário, idealizado pelo professor e escritor Denilson de Souza, com o objetivo de investir, apoiar e valorizar o contato com os livros. É um incentivo às descobertas através das palavras.

O Sextou Literário chegou à Escola Municipal Rivadalva de Carvalho (Rua Olavo Bilac, 510), Bairro Tancredo Neves II, na tarde da sexta-feira, dia 7 de outubro e foi um agito geral para a criançada.

O evento envolveu grande número de alunos dos mais de mil que estudam nessa escola, seus professores e todos o que fazem a direção e coordenação desta unidade escolar.

O evento foi também prestigiado pela Secretaria de Educação que esteve representada pela Coordenadora das séries iniciais, da Equipe Pedagógica, Alessandra Teixeira, que representou a Secretária de Educação, Elza Brito. Também da Seduc estavam presentes a Professora Ana Martins e o Professor Denilson de Souza, escritor e idealizador do “Sextou Literário” e ainda a Professora Lúcia e Milena.

A Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA - também esteve presente, Ali estavam o seu presidente,  Professor e escritor Antônio Galdino da Silva e a secretária geral, Jovelina Ramalho, também poetisa, escritora e bacharela em Direito.

A Professora Maria Lúcia Pereira da Silva, diretora da Escola Rivadalva, ao lado das vice-diretoras Tâmara Bezerra Costa Leite e Maria Zulmira de Lima, recebia a todos. A coordenadora Maria Aparecida Ribeiro Alves foi a apresentadora do evento, enquanto o coordenador João Paulo Tavares, assim como a professora Iana, também poetisa, registravam tudo em vídeos e fotos e a coordenadora Edineide Feitoza apoiava os professores e alunos. Um bom trabalho em equipe.

Foi mesmo uma tarde de festa para todos, muito especialmente para os alunos desta escola da rede municipal de Paulo Afonso quando os estudantes puderam mostrar suas criações literárias, como iniciantes, falando das belezas do Nordeste e do orgulho de serem nordestinos, na véspera do Dia do Nordestino, 8 de outubro.

Antes dos poetas, veio o show de músicas e coreografias.

Os alunos do 4° ano D, da professora Alane, que também é intérprete de Libras (Língua Brasileira se Sinais), apresentaram a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, em libras. Foi um momento lindo!

Os alunos da professora Maria Célia Ferraz do 4° ano F, todos vestidos como os personagens dos livros infantis, realizaram uma apresentação denominada, “O livro Mágico”, com a música do cantor e compositor Toquinho: O Caderno.

“Acreditamos que valorizar o potencial de uma criança pode ser decisivo na construção dos sonhos de cada um. Daí esse nosso empenho.” Diz a coordenadora Maria Aparecida com que conversamos sobre esse evento.

Embora todo o evento tenha sido digno de muitos aplausos, como se viu, seja pelas poesias apresentadas pelas crianças, ou pelas coreografias apresentadas, um dos momentos bem especiais daquela tarde de música e poesia foram os talentos que ali se apresentaram. Maria Vaqueira, aluna do 5° ano E, da professora Lúcia Maria Pacheco, que apresentou uma toada e depois cantou outras músicas foi uma das atrações da tarde.

Foi muito aplaudida, pois é perceptível seu dom na área musical, assim como seu colega de turma, o aluno Pedro Henrique da mesma professora que também fez sucesso com o seu timbre de voz diferenciado para meninos da faixa etária, cantando principalmente músicas dos anos 90, como lembrou a coordenadora Maria Aparecida.

Seguiu-se o recital de poesias e ali estiveram declamando seus poemas com tema: Nordeste.

Jéssica Raiane Bezerra França

Júlia Lorrany da Silva Souza

Geovanna da Silva Duvique

Jhenisson Santos Alves

Ana Luiza da Silva Pereira

Ranielly Nauane da Silva

Mirelly Daiany  de Souza Barros Silva

O Professor Denilson falou um pouco sobre o Sextou Literário e, como poeta, declamou o poema “Meu Nordeste é poesia”.

A Professora Jovelina Ramalho, também poetiza, fez referência à data do aniversário do rio São Francisco, dia 4 de outubro, conclamou a todos para se ter zelo, cuidado com esse rio e declamou o seu poema chamado Rio São Francisco.

A professora Iana Margarida que também é poetisa, e foi quem preparou os alunos do quinto ano para esse momento, através de aulas sobre o nordeste e sobre poesias, lapidando o saber e mostrando aos alunos a riqueza natural e a diversidade desse estado.

A Professora Iana, que é de Juazeiro mas mora há 14 anos em Paulo Afonso cidade de quem se diz apaixonada, recitou um dos seus poemas, chamado “Paulo Afonso”.

O evento foi encerrado com a distribuição de livros, antologias poéticas produzidas pela Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA, pelo professor Antônio Galdino, presidente da ALPA, para os alunos poetas, poetisas e cantores que participaram deste Sextou Literário.

A diretora da Escola, Professora Maria Lúcia Pereira da Silva, muito feliz pelo sucesso desta festa literária, agradeceu a dedicação e participação dos alunos, o empenho de todos os professores, em especial a professora Iana, pela dedicação a esse projeto, ao pessoal de apoio e a todas as pessoas que participaram, “todos foram de suma importância para o sucesso deste evento”.

P.S. - Agradecemos o apoio recebido da Coordenadora Maria Aparecida, da Escola Rivadalva, no envio de texto e de fotos para a composição desta matéria. (Antônio Galdino da Silva - Editor) 





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

6 comentários


Zulmira

12/10/2022 - 11:54:38

Parabéns Professor Denilson por um projeto tão importante como esse,e também parabeniso a todos que participaram desse evento maravilhoso e a equipe Rivadalva de Carvalho.


ISAC DE OLIVEIRA

12/10/2022 - 11:31:19

Eventos como esses me devolve a esperança, de ver crianças e adolescentes interessados pela leitura. Oxalá! Minhas honras ao Prof. Denilson, e aos demais, gratidão, por estarem contribuindo para um mundo melhor.


João Paulo

12/10/2022 - 07:41:07

Ver o desenvolvimento dessas crianças em suas composições é rico demais, o projeto foi excelente!


Alane Gonçalves

11/10/2022 - 20:24:50

Foi uma honra pra mim participar desse evento maravilhoso. Muitos talentos foram descobertos nesse dia do evento. Amei e já quero bis.


Marcos Antônio Pereira de Lima

11/10/2022 - 17:01:16

Esse é o caminho. Estou extasiado de felicidade, com essa matéria. Quero aqui externar os mais efusivos PARABÉNS, ao confrade da Academia Santabrigidense de Letras e Artes(ASLA)Prof. Denilson Souza, e a todos os envolvidos. PARABÉNS!


Denilson Souza

11/10/2022 - 16:57:31

Projeto fantástico demais! Parabéns, Escola Municipal Rivadalva!♥️


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!