O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) realizou, no dia 19 de outubro, solenidade para homenagear o pauloafonsino Sérgio Luiz de Carvalho Xavier, que recebeu o Certificado de Honra ao Mérito Ambiental Ano 2022.
Esta comenda só havia sido entregue antes a duas personalidades também de grande referência na defesa do meio ambiente e do rio São Francisco: a Dra. Luciana Khuory, Promotora Estadual do Meio Ambiente e o Bispo de Barra, D. Luiz Cappio que já realizou palestras em Paulo Afonso procurando sensibilizar a todos para a preservação do rio São Francisco e que, no momento do início do projeto de transposição deste rio chegou a fazer greve de fome como um ato político contra a transposição.
O evento foi realizado no auditório Graciliano Ramos, do Memorial Chesf Paulo Afonso, que Sérgio Xavier, quando atuava como Coordenador de Comunicação Social da Chesf, junto ao presidente da hidrelétrica Sérgio Moreira, foi grande apoiador da Administradora da Chesf em Paulo Afonso, Diana Suassuna, do Professor Antônio Galdino e outros que estavam em Paulo Afonso na luta para a sua criação, com o objetivo de preservar a história e a memória da Chesf, a maior empresa do Nordeste, região grandemente beneficiada pela “luz de Paulo Afonso”, energia hidroelétrica saída de suas usinas instaladas neste município.
A homenagem a Sérgio Xavier foi prestigiada por grande público, familiares, amigos pauloafonsinos, membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Paulo Afonso e representações de organismos do Meio Ambiente na região e antes dela foram realizadas palestras online com o tema “Produção de Biogás e/ou Biofertilizante através Biomassa além da recuperação de Carbono”.
O evento foi presidido pelo secretário Municipal de Meio Ambiente e presidente do CMMA, Ivaldo Sales Júnior, que representou o Prefeito Luiz de Deus e ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo homenageado. “Sérgio Xavier tem se destacado pelos relevantes serviços prestados ao meio ambiente e à sustentabilidade. Para nós é uma grande alegria poder homenagear esse pauloafonsino, grande articulador e defensor de projetos tão importantes para o meio ambiente. Essa é mais uma forma de reconhecer esse trabalho tão importante, de fomentar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”.
Sérgio Xavier também foi saudado por João Medeiros, por José Fernandes Neto, representando o Lions Clube de Paulo Afonso, por sua mãe, a pioneira pauloafonsina Adeilda Xavier e teve a sua história de atividades de vida, a maior parte delas voltadas para o meio ambiente, apresentada pelo Engenheiro Marcos Vinícius.
Uma especial saudação lhe foi feita pelos membros da Cooperativa de Crédito de Carbono Social da Caatinga, sediada em Delmiro Gouveia e com boa representação neste evento. Sérgio Xavier foi saudado, com muito entusiasmo, pelo presidente desta Cooperativa, Haroldo Almeida.
Também sobre ele falaram o secretário de turismo, Nino Rangel e o presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Vereador Pedro Macário Neto que emocionou muito o homenageado ao relembrar histórias de vida de sua família e do próprio Sérgio Xavier e seus irmãos, Celso e Silvinho em Paulo Afonso e “as muitas atividades que ele já desenvolveu no Brasil, especialmente com os olhos voltados para o Nordeste e agora, mais ainda para a nossa região,” ressaltou Pedro Macário.
Em sua fala, entrecortada várias vezes pela emoção, Sérgio Xavier também trouxe a memória as suas primeiras descobertas do Raso da Catarina, mais propriamente na região conhecida como Baixa do Chico, nas proximidades dos povoados Juá e Brejo do Burgo, distante 40 quilômetros do centro de Paulo Afonso, onde esteve acompanhado de Rômulo, jovem de apenas 15 anos, filho de Donato das Lojas Marly e falecido há muitos anos. Pouco depois da morte de Rômulo, Sérgio Xavier fez nova visita a essa região do Raso da Catarina, desta vez acompanhado pelo escritor e historiador Frederico Pernambucano de Melo e a jornalista Beatriz Castro da TV Globo, que fez uma reportagem sobre esta região.
Sérgio também falou de reuniões que vem mantendo com secretários municipais e de projetos que deseja implementar em Paulo Afonso, “com o objetivo de também chamar a atenção de organismos nacionais e internacionais para o bioma Caatinga, tão castigado e de tanta pobreza do seu povo.” E concluiu a sua fala dizendo da grande responsabilidade que essa comenda representava para ele mas que também era um grande estímulo para se dedicar ainda mais a estas causas ambientais nesse bioma e em Paulo Afonso, sua cidade natal.”
De Magda Moreira, Sérgio Xavier recebeu um bonsai de presente “para o exercício continuado da paciência”.
O Certificado de Honra ao Mérito Ambiental Ano 2022, outorgado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente de Paulo Afonso lhe foi entregue pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e também presidente do CMMA, Ivaldo Sales Jr. e o Vereador Pedro Macário Neto, presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso.
Quem é Sérgio Xavier?
Sérgio Xavier é desenvolvedor de projetos inovadores de Economia Circular Carbono Neutro e articulador de Políticas Públicas Sustentáveis. É jornalista, com formação acadêmica em Comunicação Social (UNICAP), ecologista, cofundador do Partido Verde no Brasil, empreendedor de tecnologias digitais e foi Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco. Atualmente coordena projetos internacionais no Centro Brasil no Clima – CBC, organização não governamental, com sede no Rio de Janeiro, dedicada a projetos econômicos de menos carbono e articulação de políticas públicas para conter as mudanças climáticas.
No CBC, é articulador da iniciativa Governadores Pelo Clima, que reúne 23 governadores brasileiros. Consultor executivo do Projeto Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement, da União Europeia no Brasil. Desenvolvedor do Projeto HidroSinergia, Lab de Economia Regenerativa do rio São Francisco, que apoia a criação da Cooperativa de Crédito de Carbono Social da Caatinga e visa impulsionar a produção de Hidrogênio Verde no Nordeste brasileiro.
Ele é coordenador também do Lab Noronha Pelo Planeta - um laboratório de tecnologias carbono neutro e inovações para economia circular no arquipélago de Fernando de Noronha.
Quando foi gerente de comunicação da Chesf, de 1993 a 1997, Sérgio Xavier desenvolveu um plano de divulgação de potencialidades ecoturísticas de Paulo Afonso, que incluiu ações de esportes radicais no cânion do São Francisco, um EcoFestival com artistas internacionais, que foi realizado na Ilha do Urubu, a abertura programada das Cachoeiras, a gravação de programas de TV na região e apoio à criação do Memorial Chesf Paulo Afonso, desenvolvido com a participação de diversos departamentos da empresa.
Sérgio Xavier, paulofonsino, filho dos pioneiros Salvador Xavier e Adeilda, também foi Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, em 1998 e Secretário Nacional de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura, na gestão do Ministro Gilberto Gil, de 2003 a 2006.