noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Piranhas vive noite de exaltação às artes e à cultura literária. APLA diploma novos membros, homenageia personalidades e recebe a sua sede.

Publicada em 23/10/22 às 23:58h - 853 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Piranhas vive noite de exaltação às artes e à cultura literária. APLA diploma novos membros, homenageia personalidades e recebe a sua sede.  Compartilhar a noticia Piranhas vive noite de exaltação às artes e à cultura literária. APLA diploma novos membros, homenageia personalidades e recebe a sua sede.  Compartilhar a noticia Piranhas vive noite de exaltação às artes e à cultura literária. APLA diploma novos membros, homenageia personalidades e recebe a sua sede.

Link da Notícia:

Piranhas vive noite de exaltação às artes e à cultura literária. APLA diploma novos membros, homenageia personalidades e recebe a sua sede.
 (Foto: Antônio Galdino, Alexandre Pontes)

A doce Piranhas, sempre acolhedora, recebeu na noite do dia 22 de outubro, representantes de Academias de Letras e Artes de vários municípios dos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe para um momento ímpar de exaltação à cultura regional.

Sob a coordenação geral de Álvaro Moreira, presidente da Academia Piranhense de Letras e Artes - APLA, o Centro de Convenções Miguel Arcanjo de Medeiros recebeu presidentes e diretores destas instituições culturais e a comunidade de Piranhas para a diplomação de novos membros da APLA, homenagens a gestores públicos, empresários e a personalidades piranhenses que contribuíram e ainda contribuem para a preservação das artes e da cultura deste município alagoano centenário.

O evento também foi para apresentar a todos a sede desta Academia de Letras e Artes, localizada no Centro Histórico da centenária Piranhas, espaço cedido e organizado pela Prefeitura Municipal de Piranhas, na pessoa do Prefeito Tiago Torres Freitas para abrigar os 32 membros desta Academia em suas reuniões regulares.

 

Giusepe Ribeiro, Sônia Jacqueline, Antônio Galdino, Marcos Antônio, Evanilson Oliveira, Anobelino Martins e Álvaro Moreira

A convite do presidente da APLA, Álvaro Moreira, que deixa o seu mandato no final dezembro de 2022, além do anfitrião, Álvaro Antônio Moreira da Silva – Presidente da APLA - Piranhas/AL e Sônia Jacqueline Rodrigues – Presidente eleita da APLA - Piranhas/AL, ali estiveram, ainda do Estado de Alagoas, Giuseppe Ribeiro Gomes da Silva – Presidente da ALEPA - Pão de Açúcar/AL e Anobelino Martins da Silva – Vice-presidente da AQL - São Luiz do Quitunde/AL

De Sergipe, ali esteve Evanílson Oliveira de Santana - Presidente da ACLAS - Canindé do São Francisco/SE.

Da Bahia, chegaram Antônio Galdino da Silva - Presidente da ALPA - Paulo Afonso/BA e Marcos Antônio Lima, membro correspondente da ALPA e Presidente da ASLA - Santa Brígida/BA.

Foi um grande evento, uma noite de enlevo e encantamento, em todos os momentos. 

Ao chegarem ao Centro de Convenções Miguel Arcanjo, os convidados foram recebidos com a boa música da Filarmônica Mestre Elísio José de Souza regida pelo Maestro Willian Franciel, também membro da Academia Piranhense de Letras e Artes que também tocou o Hino Nacional e o Hino de Piranhas na abertura da Sessão Magna da APLA.

Seguiram-se as falas dos componentes da mesa e, em cada uma delas via-se o entusiasmo e a real alegria de estarem todos ali num ato de celebração à cultura regional e, em especial da cultura literária da centenária cidade-presépio de Piranhas, sempre acolhedora.

Os representantes das Academias de Letras presentes ressaltaram a sensibilidade e o apoio do prefeito Tiago Freitas para com a cultura literária e as artes no seu município ao autorizar o uso de instalações no Centro Histórico de Piranhas para ali acomodar a Academia Piranhense de Letras e Artes, criada nesta cidade há menos de 2 anos, em 1º de dezembro de 2020.

A cerimônia de diplomação foi iniciada com a entrega do Título de Sócio Benemérito da APLA ao Prefeito Tiago Torres Freitas como reconhecimento por esse apoio que tem dado a esta instituição cultural. O título lhe foi entregue pelo presidente da APLA, Álvaro Moreira.

 

Prefeito Tiago de Freitas

Lembrou Giusepe Ribeiro, presidente da Academia de Letras de Pão de Açúcar – ALEPA – “que, ao passarmos por Piau com destino a este evento, vimos uma placa dizendo que a aprovação do Prefeito Tiago Freitas na gestão deste município era de 84%. A sua interação com esse evento, o apoio que dá à cultura de Piranhas, justifica essa aprovação que, logo chegará aos 100%, Sr. Prefeito". Disse Giusepe.

Também o presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA -, Professor Antônio Galdino, ressaltou “a importância desse apoio dos gestores municipais para que a cultura de um povo, de uma região seja de fato preservada para além do seu tempo, para as gerações futuras”. E lamentou que, “embora a ALPA já esteja completando 17 anos de sua criação em 5 de novembro e, ainda que a gestão municipal tenha cedido um espaço em uma das construções históricas de Paulo Afonso e isso esteja em Lei Municipal desde outubro de 2020, a pandemia e a burocracia e, certamente a falta de prioridade, não nos deram ainda a alegria de estar na nossa sede própria.”


O prefeito Tiago Freitas é natural de Piranhas, empresário, formado em Administração pela universidade Maurício de Nassau. Foi coordenador do “Movimento Todos por Piranhas” no ano de 2019 e eleito em 2020 prefeito de Piranhas com 54,86% dos votos (7.455 votos). Filho do desembargador Washington Luiz, irmão da ex-prefeita do município Mellina Freitas, hoje secretária de Cultura do Estado de Alagoas e sobrinho do deputado estadual Inácio Loiola, Tiago menciona que foi a partir da trajetória política da sua família e por sentir a necessidade de políticas públicas desenvolvidas para o avanço socioeconômico no município de Piranhas que ele decidiu ser candidato no município. Pontua também que em seu mandato pretende sanar as deficiências do município, fortalecer a comunicação com todos os setores e ampliar as práticas culturais da cidade.

Sônia Jaqueline, a nova presidente da APLA

O presidente da APLA, Álvaro Moreira comunicou que no final de dezembro encerra do seu mandato que ele estava assumindo uma vez que era o vice-presidente e a presidente, por se transferir para Maceió, havia deixado o cargo. Álvaro também comunicou que os membros da APLA haviam aprovado por aclamação o nome da confreira Sônia Jacqueline Rodrigues para conduzir a APLA como sua presidente, a partir do final deste ano de 2022.

A justa homenagem aos atuais gestores de Piranhas

Nesta cerimônia, a APLA decidiu homenagear gestores municipais, empresas e empresários piranhenses e personalidades marcantes deste município.

O Diploma de Honra ao Mérito foi entregue pela APLA ao vice-prefeito José Vicente Rodrigues, ao Chefe do Gabinete Geraldo Pereira Lima e aos secretários municipais Eduardo Henrique Figueira Clemente – Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Igor dos Santos Ferro – Secretário Municipal de Finanças, José Joaquim da Silva – Secretário Municipal de Infraestrutura, José Joaquim da Silva Júnior – Secretário Adjunto de Infraestrutura e Márcio de Souza – Diretor da Infraestrutura Turística e Cultural de Piranhas.

A gratidão às empresas parceiras da APLA

Também foram homenageadas pela APLA com Diploma de Honra ao Mérito as empresas estabelecidas em Piranhas – Empresas Parceiras - pelo expressivo apoio dado a esta instituição cultural e o seu comprometimento com a cultura de Piranhas:

MECEJANA PANIFICAÇÃO E HOSPEDAGEM: Miguel Alencar

PEDRA DO SINO HOTEL: Eduardo Clemente

DUNEN HOTEL: Cleudson Oliveira Miranda

DATACOM TELECOM: Erly Maria Farias do Nascimento Leite

COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE LEITE, MEL E DA AGRICULTURA FAMILIAR – Cooplam: José Alexandre Rocha dos Santos

ESPAÇO ECOLÓGICO ANGICOS: Pedro Henrique Rodrigues

RESTAURANTE ECOLÓGICO CASTANHO: Elise Gomes

HOSPEDARIA POUSADA CASA: Suely Gomes Moreira

A homenagem a personalidades piranhenses

Num momento de especial enlevo e de emoções mais fortes, a APLA homenageou personalidades importantes de sua história, vários deles de saudosa memória, mas que deixaram, em sua passagem por este lugar, marcas fortes, indeléveis, legado para esta e as próximas gerações.

Assim, disse o presidente da APLA, Álvaro Moreira, “nada mais justo que deixar esse registro, nesta singela homenagem desta Academia, que estas pessoas contribuíram muito com a cultura, com a vida intensa, com a história de Piranhas. Há outros ainda que um dia serão alcançados pelo reconhecimento e a homenagem da sociedade piranhense. 

Hoje, a APLA, deseja aplaudir e reconhecer o trabalho e a luta da Professora Delfina Maria de Britto Neta, do pescador João Davi Fernandes “NÔ”, do Sr. Damião Silveira Vieira, um dos pioneiros da Banda de Pífano de Piranhas que recebem esse nosso Diploma de Honra ao Mérito nesta noite.

Mas também desejamos homenagear, in memoriam, as pessoas de Dulcinéia Féliz de Oliveira, a imortal “Dulci”. Também trazemos à memória, com saudades, de Enedina Ventura da Silva, aqui representada por Maria José Ventura da Silva, “Nina”, como nos lembramos com emoção do Sr. Leonardo Soares da Paz.

Aos que ainda temos a alegria e a satisfação de abraçar, trazemos o nosso abraço afetuoso. Àqueles que já nos deixaram, trazemos a todos a sua memória que não morrerá nunca.

Concluindo esse momento especial de gratidão e de reconhecimento da APLA aos que, ao longo de suas vidas, contribuíram e contribuem para manter viva a nossa cultura piranhense, quero, em nome de todos os que fazem a nossa diretoria e de todos os membros desta Academia também fazer chegar às mãos do nosso confrade Anobelino Martins da Silva, atual vice-presidente da Academia Quitundense de Letras – AQL - a nossa maior gratidão pelo apoio. Foi dele o trabalho de criação do Brasão da APLA. Muito obrigado, querido amigo e parceiro Anobelino”, concluiu o presidente Àlvaro Moreira.

O Diploma de Honra ao Mérito de Anobelino lhe foi entregue por sua esposa.

 

Os novos membros da APLA

Foram então empossados os novos membros da Academia Piranhense de Letras e Artes – APLA. Manoel Ronildo Cordeiro Leite – Cadeira n.º 23. Patrono: Nildo Leite. Rubério de Oliveira Fontes – Cadeira n.º 40. Patrona: Maria das Dores de Oliveira “Maria de Albertino” e Vanessa Biserra Pereira – Cadeira n.º 13. Patrona: Helena Gomes dos Santos.

 

A sede da Academia Piranhense de Letras e Artes

Concluída essa primeira parte do cerimonial, todos se dirigiram para a sede da Academia Piranhense de Letras e Artes, no Centro Histórico de Piranhas, instalações cedidas pela Prefeitura Municipal de Piranhas e mobiliada pelas empresas parceiras da APLA em Piranhas.


A placa foi descerrada pelo Prefeito Tiago Freitas e pelo Presidente da APLA, Álvaro Moreira. Ali, os presentes foram presenteados com um cacto conhecido como Coroa de Frade, como símbolo da resistência do sertanejo. 





Outros momentos do sábado, 22 de outubro de 2022 em Piranhas/AL.




















ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


Socorro Mendonça

24/10/2022 - 14:41:14

Parabéns ao JORNAL FOLHA SERTANEJA extensivo ao nosso presidente da ACADEMIA DE LETRAS DE PAULO AFONSO/ALPA, professor Antônio Galdino, pela excelente matéria, que dá cobertura ao evento cultural literário ocorrido na vizinha cidade PIRANHAS. Não há como negar a minha tristeza... A ACADEMIA DE LETRAS DE PAULO AFONSO - ALPA, tem exatos 17 anos de fundada. No entanto, cada vez que precisamos levar ao público um evento cultural, temos recorrido à Câmara Municipal e ou à CHESF/ Memorial , que gentilmente nos cede espaço. Aproveito para reafirmar o nosso mais sincero agradecimento. Parabéns autoridades e sociedade Piranhense, pelo apóio e reconhecimento. Cultura literária e arte faz parte do desenvolvimento humano.humano. PARABÉNS, PIRANHAS VEM FAZENDO A DIFERENÇA.


DE OLIVEIRA

24/10/2022 - 07:51:16

Como faz diferença para a cultura, literatura e arte de um lugar, quando o gestor municipal não mede esforço para apoiar as entidades de representação. Bravo!


Marcos Antônio Lima

24/10/2022 - 06:45:30

Foi realmente uma noite de apologia cultural. Onde o próprio local, o Centro Histórico, por si só já inspirava isso. Parabéns aos confrades e confreiras da Academia Piranhense de Letras e Artes. Vida longa a APLA!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!