noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

25 de outubro - Criado para preservar a história e a memória da Chesf e seus pioneiros, o Memorial Chesf de Paulo Afonso completa 25 anos

Publicada em 25/10/22 às 17:36h - 599 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia 25 de outubro  -  Criado para preservar a história e a memória da Chesf e seus pioneiros, o Memorial Chesf de Paulo Afonso completa 25 anos  Compartilhar a noticia 25 de outubro  -  Criado para preservar a história e a memória da Chesf e seus pioneiros, o Memorial Chesf de Paulo Afonso completa 25 anos  Compartilhar a noticia 25 de outubro  -  Criado para preservar a história e a memória da Chesf e seus pioneiros, o Memorial Chesf de Paulo Afonso completa 25 anos

Link da Notícia:

25 de outubro  -  Criado para preservar a história e a memória da Chesf e seus pioneiros, o Memorial Chesf de Paulo Afonso completa 25 anos
 (Foto: Antônio Galdino e acervo do autor)

Dia 25 de outubro de 2022, o Memorial Chesf de Paulo Afonso completa 25 anos de sua inauguração.

Ele nasceu da ideia de se preservar a riquíssima história e as memórias de homens e mulheres que construíram a Chesf, criada em 3 de outubro de 1945, quando o presidente Getúlio Vargas assinou os Decretos-Leis levados a ele pelo seu Ministro da Agricultura, Apolônio Jorge de Farias Sales.

Nos idos de 1993, quando a Chesf já estava concluindo sua última grande usina hidrelétrica na região Nordeste, a Hidrelétrica de Xingó, ao observar o pouco cuidado com fotos históricas, levei à Administradora da Regional Chesf de Paulo Afonso, Engenheira Diana Suassuna, de quem era o seu Assessor de Comunicação a ideia de se construir o Memorial Chesf de Paulo Afonso, justo com o objetivo de melhor preservar a história e a memória da Chesf e de seus pioneiros.

Sem orçamento na Regional para esta obra, recorremos ao chefe da Assessoria de Comunicação da Chesf no Recife, o pauloafonsino Sérgio Xavier que buscou junto ao presidente da Chesf, Sérgio Moreira, com quem trabalhava diretamente e com outros órgãos da empresa, recursos para tornar realidade esse sonho.

Decidiu-se que a área do Memorial Chesf seria onde estavam antigos galpões que guardavam cimento no começo das obras da Chesf.

Coube à Divisão de Serviços Gerais da Chesf em Paulo Afonso – DRGP – gerida na época por Pedro Nascimento e ao Serviço de Manutenção dos Acampamentos de Paulo Afonso e Itaparica – SPOM –, na época sob a gestão de Ivanildo de Souza (Neguinho), de saudosa memória, a ela ligada, a responsabilidade de tocar essa obra.

Sob a coordenação do Mestre de Obras Juarez Felix, que nos deixou há pouco mais de um mês, aos 91 anos de idade e supervisão dos Engenheiros Soares, do SPOM, Engenheiro Zorildo e depois Engenheiro Lúcio, da APA e participação ativa de centenas de chesfianos da DRGP e do SPOM, a obra foi nascendo e crescendo aos poucos, tudo feito com os servidores chesfianos desses órgãos.

Para marcar tão grande e significativa obra, Ivanildo também pensou grande. Ao invés de colocar um pequeno marco como pedra fundamental, ele foi à beira do rio, nas proximidades da Cachoeira de Paulo Afonso e trouxe uma gigantesca pedra, de muitas toneladas, cuidadosamente trabalhada pelas águas do rio São Francisco durante milênios.

Em junho de 1994, esta gigantesca pedra retirada do leito do rio São Francisco foi o março do início das obras do Memorial Chesf de Paulo Afonso, inaugurado com uma placa descerrada pela Administradora Diana Suassuna com o registro do 1º ano de gestão da diretoria da Chesf da época.

Presidente - Sérgio Moreira; Diretor de Operação – Esmeraldino Pereira; Diretor de Engenharia – Leonardo Lins; Diretor Financeiro – José Antônio; Diretor Administrativo – Manoel Maia. Administradora da Chesf em Paulo Afonso – APA – Diana Suassuna.

Nesta foto do dia da inauguração do marco do início das obras do Memorial Chesf Paulo Afonso estão, a partir da esquerda: o radialista Davi Artur, da Rádio Bahia Nordeste, Antônio Galdino e sua filmadora, Assessor de Comunicação da Administradora Diana Suassuana, Gorete Gregório, Secretária da APA, José Carlos da Sala dos Visitantes e os engenheiros Lúcio e Zorildo, Assessores da APA.

Daí até a inauguração desse espaço cultural foram mais de três anos de muito trabalho e dedicação dos chesfianos que o construíram.

 

Memorial Chesf Paulo Afonso em construção, visto por trás.

Memorial Chesf Paulo Afonso em construção. Frente.


A inauguração do Memorial Chesf de Paulo Afonso, mais de três anos depois

Foram mais de três anos de trabalho, desenvolvido com recursos limitados e escassos. Quando, enfim, a obra foi concluída, muitas mudanças já haviam acontecido entre os gestores da Chesf. Diana Suassuna já não era mais a Administradora de Paulo Afonso. O seu substituto foi o engenheiro Djair Brindeiro que também já havia deixado a APA, agora gerida por Rubem Alcântara.

Na foto, em primeiro plano, a partir da esquerda: Antônio Galdino, Eng. Paulo de Deus, Djair Brindeiro (lendo o texto bíblico), Petrônio Nogueira, Rubem Alcântara (APA), Padre José Ramos e Hermes Benzota.

Djair Brindeiro havia assumido o cargo de Diretor Administrativo da Chesf e como as Administrações Regionais da Chesf eram subordinadas a esta diretoria da empresa, coube a ele o ato de presidir a solenidade de inauguração deste Memorial Chesf de Paulo Afonso no dia 25 de outubro de 1997.

A solenidade teve a bênção do Padre José Ramos, da Diocese de Paulo Afonso e a participação do Coral Chesf de Paulo Afonso, criado em 1994 e regido pelo Maestro, engenheiro mecânico da Chesf, Mizael Gusmão, de saudosa memória.

Na inauguração do Memorial Chesf Paulo Afonso, o Administrador de Paulo Afonso era Rubem Alcântara que havia sido empossado nesse cargo poucos dias antes, em 13/10/1997 e nele permaneceu até o dia 09/04/2001.

À direita: Sérgio Moreira e Mozart Siqueira

Também houve mudanças na diretoria da Chesf. O presidente da Chesf agora era Mozart de Siqueira Campos Araújo. O ex-presidente, Sérgio Moreira era, naquele ano, o Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, no governo de Fernando Henrique Cardoso e levara com ele para Brasília o seu Assessor Sérgio Xavier que passou a atuar como Assessor Especial do Ministério do Meio Ambiente. 

A partir da direita: Sérgio Xavier, Pedro Macário Neto, José Henrique, Sérgio Moreira, Mozart Siqueira e Djair Brindeiro

A partir da esquerda:  Rubem Alcântara (APA), Djair Brindeiro (DA), Paulo de Deus, Mozart Siqueira, Sérgio Moreira, José Henrique Lima e Pedro Macário Neto.


Mas, o ex-presidente Sérgio Moreira fez questão de vir prestigiar esse evento e estava ali, ao lado do seu sucessor na Chesf, Mozart Siqueira e de outros diretores e de Sérgio Xavier que o acompanhara nesse cargo do governo federal. Sérgio Moreira foi homenageado pela Administração da Chesf em Paulo Afonso, por essa sua visão de preservação da história e da memória da Chesf e de seus pioneiros.

Também foram homenageadas algumas pessoas que estiveram envolvidas nesse projeto.

A diretoria da Chesf, quando da inauguração do Memorial Chesf Paulo Afonso estava assim formada: Presidente – Mozart de Siqueira Campos Araújo, Diretor Administrativo – Djair Falcão Brindeiro Neto, Diretor de Operação – Paulo de Tarso da Costa, Diretor de Engenharia e Construção – Leonardo Lins de Albuquerque, Diretor Econômico e Financeiro – Luiz Godoy Peixoto Filho.

VEJA também, a seguir: Os espaços do Memorial Chesf de Paulo Afonso, O Museu Chesf e o Museu vivo da energia; As obras de arte do Memorial Chesf, a Biblioteca Aurélio Buarque de Holanda...





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Luiz Carlos Sandes lParanhos

25/10/2022 - 19:46:52

Boa noite!Ultimamente sempre estou indo a Paulo Afonso. Na próxima vez irei conhecer o memorial e lá espero encontrar também, algo a respeito da banda de música da CHESF, a qual foi muito importante nos momentos festivos.Abraços,Luiz Paranhos


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!