Estudantes, professores, funcionários e a direção da Escola Casa da Criança 1 receberam com muito carinho os membros da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA - que ali estiveram na tarde da segunda-feira, dia 7 de novembro para participarem do evento chamado de Chá Literário organizado pela Professora Patrícia e seus colegas que atuam na Biblioteca da Escola, com o apoio e envolvimento de toda a comunidade escolar.
Exemplar o comportamento e a participação dos alunos nessa atividade realizada no salão principal da Escola que leva o nome do criador desta unidade escolar pioneira de Paulo Afonso, o Padre João Evangelista de Carvalho, da Liga Social Católica de Paulo Afonso.
Fátima Dias (SEDUC) e Ana Cláudia (diretora da Casa da Criança -1)
Ali, recebidos pela diretora Ana Cláudia Ancelmo, pela Professora Patrícia e outros professores, coordenadores, pela representante da SEDUC, Fátima Dias, os escritores e poetas da ALPA, Jovelina Ramalho, Gecildo Queiroz, Antônio Galdino, João de Sousa Lima, Edson Barreto tiveram também a companhia do compositor e poeta Oscar Silva, autor do Hino de Paulo Afonso e também membro desta Academia.
Em cada um dos membros da ALPA, via-se claramente a alegria de poder falar de leitura e de escrita para esses jovens e cada um dos participantes tinha histórias sobre esta Casa da Criança I, como o professor e escritor Gecildo Queiroz, que se emocionou ao falar do seu primeiro livro chamado Rua da Frente, onde relata suas vivências na principal rua da cidade, hoje a Avenida Getúlio Vargas, que concentrava as principais lojas do comércio e se estendia, de um lado só, de frente para o muro da Chesf, desde o início da Praça das Mangueiras até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, hoje Catedral, sede da Diocese de Paulo Afonso.
Escritores da ALPA: Jovelina Ramalho, Antônio Galdino, Oscar Silva, Edson Barreto e João de Sousa Lima (Gecildo Queiroz, dava aulas e estava a caminho)
Os outros integrantes da ALPA convidados para essa mesa redonda, quase todos tinham vivências fortes com esse patrimônio da educação. Professora Jovelina Ramalho lembrou que já deu aulas nesta Escola.
O Professor Edson Barreto e o Historiador e escritor João de Sousa Lima, lembraram dos muitos anos em que foram estudantes nestas mesmas salas de aulas que hoje abrigam centenas de estudantes nesta Escola que é mantida pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Paulo Afonso, junto com outras 65 escolas do município. João e Edson Barreto estudaram da 1ª a 4ª série do Ensino Primário hoje, Fundamental I, nesta Escola.
João dedicou um capítulo do seu livro “Paulo Afonso e a Vila Poty – Histórias não contadas” a esta Escola Casa da Criança 1, que quando foi criada era chamada de Casa da Criança Pobre, porque o seu objetivo era exatamente atender a centenas de crianças da chamada Vila Poty que não podiam estudar nas únicas escolas que existiam que eram as escolas da Chesf.
O Professor Antônio Galdino lembrou que também publicou no seu livro Os Caminhos da Educação – Escolas da Chesf e de Paulo Afonso essa história da Escola Casa da Criança 1 e que as suas primeiras oito salas de aulas ainda hoje têm placas com os nomes de pessoas que ajudaram na sua construção e que estas placas históricas foram recuperadas, a seu pedido, pelo Professor Edson Barreto que era então o Secretário Municipal de Educação.
“Fiquei muito feliz ao ver que a sala que leva o nome do pioneiro de Paulo Afonso, Sr. Euclides Ribeiro, de que tive a honra de escrever a sua história em um livro, hoje é a Biblioteca da Escola Casa da Criança 1, e a ALPA e este escritor estão ofertando livros de sua autoria e desta Academia de Letras para esta Biblioteca”, disse o Professor Galdino.
“Como já disseram todos os nossos colegas escritores aqui presentes, estamos mesmo, muito empolgados em ver esses alunos tão interessados, e os professores, a começar pelo Professor João, desta Escola, o mediador desse encontro, a Professora Patrícia que teve esta iniciativa e a todos os demais professores deixamos o nosso abraço e o compromisso da ALPA em apoiar atividades desse porte. Deixo exemplares dos meus dois últimos livros, os que existem dos sete que já escrevi e também livros publicados pela ALPA, para a Biblioteca desta Escola Casa da Criança 1".
A presença do cantor e compositor, Oscar Silva, também membro da ALPA, nesse evento, trouxe a grandeza da vida musical desse pauloafonsino, autor do Hino de Paulo Afonso, que ele cantou junto com os alunos.
O encontro desses escritores nesta Escola pioneira, chamada de Casa do Bem, de forma muito justa e merecida porque nessas seis décadas, 60 anos de história, sempre foi um grande bem para os estudantes de Paulo Afonso e milhares, muitos milhares de pauloafonsinos já passaram por suas salas de aulas.
O Professor Antônio Galdino lembrou da grande importância da Escola Casa da Criança 1, para toda a comunidade de Paulo Afonso, por sua rica história e pelo que faz hoje, assim como para vários membros da Academia de Letras de Paulo Afonso “pois, além dos escritores João de Sousa Lima, uma referência nacional sobre os estudos do ciclo do cangaço no Nordeste, e Edson Barreto professor atuante do CETEPI e educador na SEDUC e que já teve uma experiência de alguns meses como Secretário de Educação de Paulo Afonso, e os dois foram estudantes nesta Escola, outros membros da ALPA têm grande apreço por esta Escola.
Durante o ano de 1968, esta Escola Casa da Criança 1 recebeu em suas salas de aulas os estudantes da 8ª série ginasial e as alunas do Curso de Magistério do antigo Instituto Municipal de Educação de Paulo Afonso, conhecido como IME, criado pelo prefeito Adauto Pereira de Souza e que depois se transformou no CIEPA, hoje CETEPI 1, e entre os estudantes do IME daquele ano de 1968, estavam outros dois membros da ALPA, Edson Mendes e Murilo Brito, que já foram funcionários do Banco do Brasil e hoje, aposentados, são também membros da ALPA e escritores e atuantes palestrantes que moram no Recife. Também desse tempo é outro membro da ALPA, o jornalista e escritor Jaime Jackson que mora em Santos/SP, há mais de 40 anos. Foi estudante da Casa da Criança I.”
“A Academia de Letras de Paulo Afonso de que estou presidente atualmente e também o Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, que tem como presidente o escritor e historiador João de Sousa Lima e todos nós da ALPA ficamos muito sensibilizados com o trabalho desenvolvido pela atual diretoria e toda a sua equipe de colaboradores desta Casa da Criança de Paulo Afonso e nos comprometemos de tudo fazer para destacar a importância desse trabalho para a comunidade estudantil, para o município de Paulo Afonso.”
Sentados, a partir da esquerda, os escritores e poetas da ALPA: Gecildo Queiroz, João de Sousa Lima, Antônio Galdino, Jovelina Ramalho, Edson Barreto e Oscar Silva
"Quero concluir colocando também à disposição da direção, coordenação, professores, todos os que fazem esta importante Escola Casa da Criança 1, esta Casa do Bem, o nosso site www.folhasertaneja.com.br e o nosso jornal Folha Sertaneja que está circulando online, para divulgar os projetos e as atividades desta Escola. Contem com a ALPA e com o nosso site e jornal Folha Sertaneja. E parabéns aos educadores e aos alunos pelo excelente evento que promoveram na tarde, deste dia 7 de novembro de 2022". Concluiu o Professor Antônio Galdino da Silva.
Recebi e transcrevo o comentário da Professora Adelina Tenório sobre a matéria acima, da Casa da Criança 1, de Paulo Afonso-BA. - "Parabéns à Casa da Criança 1. Estudei no IME, sediado na Casa da Criança 1, nos turnos vespertino e noturno, fui colega de classe de Jaime Jackson, mais tarde, na década de 80 ensinei nesta escola, mas quando criança dancei muito pastoril organizado por minha mãe, para comprar material para a construção desta escola, ela faz parte da minha vida". (Professora Adelina Tenório)
Parabéns ao JORNAL FOLHA SERTANEJA em dose dupla. Pela excelente matéria que nos levou a refletir sobre o avanço desta unidade bem como, o trabalho educativo também voltado a arte literária. A presença dos IMRTAIS da ALPA, é de suma importância como meio de incentivar nossas crianças, adolescentes e professores a levar adiante projetos como este. Parabéns !