A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Paulo Afonso foi instalada em julho de 2007 e nesses 15 anos de atuação neste município tem sido o grande apoio de que precisam as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, assim como crianças, adolescentes e idosos que também têm sido molestados, vítimas de crimes.
Sua primeira delegada foi a Dra. Mirela Santana que, depois, assumiu outras funções na 18ª Coorpin e a DEAM ficou aos cuidados de outras competentes delegadas, Dra. Lígia Nunes, Dra. Juliana Fontes, Dra. Antônia Jane e desde maio de 2021, Dra. Mirela voltou a chefiar essa Delegacia Especial, agora ao lado de sua colega Dra. Antônia Jane e a DEAM continua sendo uma grande referência no trabalho de atendimento às mulheres nesta região.
No início de agosto deste ano, dentro das comemorações dos seus 15 anos de atividade, a DEAM celebrou um convênio com o Rotary Clube, chamado de Projeto Renovação Solidário, através do qual criou-se um espaço onde são disponibilizadas peças de roupas e calçados, produtos de higiene pessoal e até absorventes para mulheres que são atendidas na unidade da DEAM Paulo Afonso/BA, vítimas de violência doméstica que chegam à DEAM em condições se vulnerabilidade psicológica, social econômica.
Nesse dia 23 de novembro a DEAM de Paulo Afonso promoveu a 2ª edição do Dia D`Elas, no qual 2ª edição do Dia D’Elas, realizado nesta quarta 23, em todas as unidades do interior da Bahia que, como destaca a jornalista Ivone Lima em matéria no seu site Painel, onde também lembra que este evento pode ser considerado uma antecipação do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher que é celebrado no dia 25 de novembro (sexta-feira).
A ideia de uma ação social voltada para mulheres atendidas pela rede de proteção – especificamente as vulneráveis – partiu da unidade de Paulo Afonso, sob o comando das delegadas Mirela Santana e Antônia Jane e, pela amplitude que tomou, acabou sendo incorporada para todo o estado.”
As mulheres assistidas tiveram realmente um dia especial em que puderam ter cuidados com seu corpo e a realização de exames fundamentais para a sua saúde, o que foi um avanço em comparação com a 1ª edição desse evento.
“O Dia D’Elas, vale ressaltar, foi abraçado pela sociedade civil por meio de empresários, profissionais liberais e de pessoas engajadas na luta contra a violência doméstica e familiar”, ressalta a jornalista do Painel.
Ivone Lima também ressalta a fala de André Viana, delegado regional, que afirmou que “a Deam pela demanda que tem, precisa ser prioridade. Precisa ser prioridade porque é uma demanda atípica em termos de Polícia Civil, é muito grande e, em regra, obedece a uma linha de investigação cujo autor é o esposo ou companheiro da vítima”.
Ressaltou o chefe da Coorpin, que, “o trabalho da DEAM em Paulo Afonso é destaque porque a atual gestora da DEAM, (Dra. Mirela Santana) que tem uma parceira do lado (Dra. Antônia Jane) e trocam bola o tempo todo, exercem essa atividade com muito amor. E eu sonho com a Polícia Civil sendo uma clínica no atendimento: higiênica, digno e que atenda o cidadão com satisfação porque somos pagos por eles, em regra as mulheres que nos procuram, eu estou muito feliz pelo trabalho realizado aqui.”
(Antônio Galdino, com apoio da jornalista Ivone Lima e site Painel)
Nota da DEAM sobre o Dia D`Elas
Em nota enviada à imprensa a DEAM de Paulo Afonso fala do evento Dia D`Elas.
O evento Dia D`Elas foi realizado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher entre 9h e 13:30h do dia 23/11/2022, alcançando um público estimado de 60 mulheres adultas, tendo acontecido mais de 360 atendimentos.
A estas mulheres foram oferecidos os seguintes serviços: Orientação Jurídica/OAB; Atendimento Médico Clinico Geral/Geriatra; Realização de exame de Preventivos; Marcação de Mamografia e Exames Laboratoriais; Aferição de Glicose e Pressão Arterial; Testes Rápidos; Maquiagem; Corte de cabelo e escova, revitalização facial, massagens corporais, sobrancelhas e fotos.
Todas as assistidas ganharão 03 peças de vestuário, acessórios e kit de higiene pessoal. Também aconteceram Rodas de Conversas com temas como empoderamento feminino e orientação sobre prevenção ao câncer de mama.
Na data de hoje a Polícia Civil da Bahia por meio do DEPIN executou a Operação Dia D’Elas, sendo esta integrante da Campanha 21 Dias de Ativismo no combate à violência contra mulher.
A DEAM de Paulo Afonso atendeu 60 mulheres que foram inscritas pela Rede de Atenção à Mulher de Paulo Afonso e convidadas pela Equipe DEAM. Todas as mulheres foram contempladas pelos serviços acima mencionados, com direito a sessão fotográfica e lanche.
Durante o evento recebemos visitas de diversas autoridades do município como do Vice Prefeito Marcondes Francisco, da Vereadora Evinha e da Advogada Socorro Rolim.
Agradecemos imensamente aos parceiros/apoiadores do Dia D’Elas, tanto de Instituições Públicas e Privadas, Empresas e Clínicas que colaboraram e da Imprensa, que como sempre, fez a cobertura possibilitando que o evento superasse os limites da Unidade.
Em especial agradecer a Equipe Deam que mais uma vez pelo engajamento na Operação, as estagiárias dos cursos de Direito, Psicologia e Enfermagem que colaboraram na organização dos atendimentos, e ao apoio do Coordenador Regional da 18ª COORPIN, Dr André Viana, que também nos prestigiou com sua presença.
De janeiro a 20 de novembro de 2022 a DEAM já remeteu para Justiça 582 Inquéritos Policias e 278 Medidas Protetivas de Urgência, cumpriu 24 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão, realizou 15 palestras e 17 ações sociais, dados estes que demonstram a dimensão das atividades exercidas pela Unidade da Polícia Civil, portanto campanhas e eventos como estes visam atrair a confiança e acesso de vítimas e denunciantes, bem como manter o vínculo com as assistidas pela Rede de Proteção.
A palavra final é GRATIDÃO a Deus por esta oportunidade de promover mais uma ação social, e a todos que contribuíram para execução da mesma.
Fonte: DEAM de Paulo Afonso
Dileto Presidente, o que foi escrito para lembrar os 17 anos da nossa ALPA, registra sua grandiosidade e essencialidade para a literatura, a partir de cada confrade/confreira que recebeu de Deus a missão de escrever. Parabéns pela matéria.