noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

TURISMO - As cachoeiras de Paulo Afonso voltaram a ter águas mas a visitação pública ainda não foi liberada pela Chesf

Pergunta de um internauta: “Sobradinho terá vazão de 4.000 m³/s e porque não se pode visitar as cachoeiras de Paulo Afonso?

Publicada em 11/01/23 às 23:19h - 912 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia TURISMO - As cachoeiras de Paulo Afonso voltaram a ter águas mas a visitação pública ainda não foi liberada pela Chesf   Compartilhar a noticia TURISMO - As cachoeiras de Paulo Afonso voltaram a ter águas mas a visitação pública ainda não foi liberada pela Chesf   Compartilhar a noticia TURISMO - As cachoeiras de Paulo Afonso voltaram a ter águas mas a visitação pública ainda não foi liberada pela Chesf

Link da Notícia:

TURISMO - As cachoeiras de Paulo Afonso voltaram a ter águas mas a visitação pública ainda não foi liberada pela Chesf
Fotos da Cachoeira de Paulo Afonso e Quedas do Croatá, em Janeiro de 2022.  (Foto: Antônio Galdino)

“As águas da Cachoeira,

rolam, rolam sem parar...”

Como dizem estes versos da música As águas da Cachoeira do saudoso Diogo Andrade Brito, mais uma vez as cheias do rio São Francisco trazem de volta a beleza das cachoeiras de Paulo Afonso. 

Mas, estranhamente, a visita dos turistas ao mais importante atrativo da região não está liberada pela Chesf (as cachoeiras ficam em sua área de jurisdição), durante toda esta semana – de 9 a 14 de janeiro, e a informação que chega ao site é que esta visitação será liberada apenas no domingo,15, novamente suspensa na segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de janeiro e voltam a acontecer regularmente, como sempre aconteceu, apenas a partir da quarta-feira dia 18 de janeiro.

Cachoeira de Paulo Afonso, ao lado da Usina Angiquinho e, abaixo, as Quedas do Croatá (fotos de Antônio Galdino em janeiro/2022)

Muitos têm enviado mensagens e até ligado para o site perguntando as razões dessa suspensão de visita às cachoeiras de Paulo Afonso, uma vez que a Eletrobras/Chesf tem enviado notas à imprensa informando do aumento da vazão em Sobradinho, o que naturalmente pode trazer águas às cachoeiras em Paulo Afonso, ativando o seu maior atrativo turístico.

Desde a segunda-feira, desta semana, 9 de janeiro, que a assessoria de comunicação da Eletrobrás Chesf tem enviado notas à imprensa informando o aumento da vazão liberada pelo reservatório Sobradinho e pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Xingó, no rio São Francisco.

A última nota (abaixo), de 11/01, informa que Sobradinho terá vazão de 4.000 metros cúbicos de água por segundo. Isso é grande volume de águas e em nota anterior a Eletrobrás Chesf informou de sua preocupação com os moradores das margens do rio São Francisco o que motivou uma reunião com representantes da defesa civil dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Se, por um lado, o grande volume de águas do rio São Francisco gera a preocupação pelos que optaram em se estabelecer nas margens desse rio, por outro lado, todos sabem a grande importância dessas águas para a retomada das Cachoeiras de Paulo Afonso, considerada por especialistas como o maior atrativo turístico da região.

O site recebeu questionamentos sobre o motivo das Cachoeiras de Paulo Afonso estarem com grande volume de águas e a Chesf não está permitindo a visita a estes locais.

Como as redes sociais sempre estão à frente das informações, todos já sabem que há águas nas cachoeiras de Paulo Afonso e os guias de turismo da cidade, da AGTURB e de agências de viagem e turismo têm recebido reservas para esta visita mas receberam a informação de representante da Chesf que a visitação às cachoeiras só será permitida no próximo domingo e que será proibida novamente na segunda e terça da próxima semana, muito embora a Eletrobrás Chesf confirme que Sobradinho terá vazão de 4.000 m³/s”.

Essa decisão da Chesf causa estranheza uma vez que nas últimas cheias a própria empresa organizou um roteiro de visitação o que permitiu que muita gente visse as belezas das cachoeiras com um público controlado.

A visitação em um único dia pode resultar em grande multidão nessa visita, até porque, segundo os guias de turismo, tem sido muito alta a procura de reserva de visitas por turistas de todo o Brasil e, mais especialmente da região Nordeste, que agora têm também a facilidade de alguns voos semanais para Paulo Afonso.

O site procurou contatar com o representante da Chesf na noite deste dia 11 mas não teve resposta até a publicação desta matéria.

Também conversamos com representante da Secretaria de Turismo da Prefeitura que informou que "funcionário daquela secretaria esteve em reunião com a Chesf na segunda-feira e na terça-feira a Setur foi informada, por telefone, que a visita à área da hidrelétrica, (onde ficam as cachoeiras) seria fechada porque os novos acionistas estão em visita ao complexo, conhecendo toda a estrutura e com várias equipes trabalhando até o sábado e que, no domingo a visita seria liberada”.

O presidente da Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso, também contatado por esse site confirmou essa proibição de visita e confirmou que ela será liberada no domingo, novamente suspensa na segunda e terça-feira e só na quarta-feira, dia 18, a visitação voltará a ser normalizada.

Vejam a nota enviada a este site pela www.multicomunicação.com.br, onde alerta que a “vazão de máxima (de restrição) do vale do São Francisco a partir da Usina Hidrelétrica de Sobradinho é de 8.000 m³/s.”

Sobradinho terá vazão de 4.000 m³/s

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) atualizou os patamares de vazão das usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (AL). Conforme nota divulgada anteriormente, o aumento gradual da saída de água dos reservatórios ocorre devido à situação de cheia na Bacia do Rio do São Francisco. A operação segue as regras e diretrizes vigentes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Na terça-feira (10), foi confirmado o aumento do volume de água de 3.500 metros cúbicos por segundo (m³/s) no sábado e domingo (14 e 15 de janeiro), passando para 4.000 m³/s na segunda-feira, dia 16.

A Eletrobras Chesf destaca que os patamares informados são médias diárias. Reforça, ainda, que a Bacia do Rio São Francisco se encontra no período úmido, reafirmando, assim, a importância da não ocupação do leito do rio, considerando que a vazão de máxima (de restrição) do vale do São Francisco a partir da Usina Hidrelétrica de Sobradinho é de 8.000 m³/s.

Para saber a programação completa do aumento de vazão dessa semana, acesse a seguinte matéria no portal da Chesf.

https://www.chesf.com.br/_layouts/15/Chesf_Noticias_Farm/Noticia.aspx?IDNoticia=1257




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!