Estamos recebendo, no começo desta madrugada de 30 de janeiro de 2023, a triste notícia do falecimento do querido Professor Severino Alves de Oliveira Lima, conhecido carinhosamente como Professor Silva.
Há mais de mês ele estava hospitalizado no Hospital Santa Joana, no Recife cuidado de uma infecção.
Na noite de 29 de janeiro, teve uma parada cardíaca e não resistiu. Em novembro de 2022, o Professor Silva completou 80 anos de vida intensa.
Me informa o seu filho Lito que o corpo virá para Paulo Afonso nesta segunda-feira, 30 de janeiro e em horário ainda não definido acontecerá o velório e o seu sepultamento.
Professor Silva foi professor e ex-diretor do COLEPA, Administrador da Chesf, Secretário de Planejamento e Secretário de Educação do município de Paulo Afonso, apaixonado por música, o que herdou do Sr. Sebastião, seu pai, que foi durante muitos anos o maestro da Banda da Chesf e um grande jogador de futebol do Esporte Clube Brasil e da Seleção de Futebol de Paulo Afonso.
Abraçamos, envolto em grande tristeza, os queridos Mano, Lito, Flavinho, Moacir e a minha também querida amiga, colega do COLEPA, Zezé. O abraço é extensivo à sua esposa, filhos, familiares.
O Professor Silva, como era carinhosamente conhecido, teve uma vida de intenso brilho no município de Paulo Afonso.
Na Chesf, além de ser professor, vice-diretor e diretor do Colégio Paulo Afonso, foi Administrador Regional da Chesf, o mais alto cargo da empresa nesta regional.
Na Prefeitura de Paulo Afonso, foi Secretário de Planejamento, na gestão do Prefeito Paulo de Deus e Secretário Municipal de Educação nas gestões de Anilton Bastos e primeiros anos da gestão de Luiz de Deus.
Deixo aqui o meu grande sentimento e reapresento o que sobre ele escrevi no livro Os Caminhos da Educação – de Forquilha a Paulo Afonso.
Professor Silva
Entre os anos de 1979 e 1984, na gestão do Professor Manoel Carlos Formigli Souza, o Professor Severino Alves de Oliveira Lima, conhecido como Professor Silva, assessorou a direção do COLEPA, como vice-diretor, tendo dirigido esse sistema de ensino da Chesf em várias oportunidades, o que sempre foi motivo de muito orgulho para este professor.
Severino Alves de Oliveira Lima nasceu em Jardim do Seridó/RN em 22/11/1942. Filho de D. Nininha e do Maestro Sebastião, chegou a Paulo Afonso somente em junho de 1958 por ter ficado em Taperoá/PB até completar o semestre letivo. Os seus pais chegaram em Paulo Afonso em abril de 1958.
O jovem Severino Alves passou a ser aluno do GPA a partir do 2º semestre de 1958 na 1ª série ginasial e, embora já tivesse feito o exame de admissão à Escola Comercial em Taperoá/PB, teve que, segundo ele, “enfrentar o vexame, no final do ano, de ter que fazer o exame de admissão ao ginásio no GPA”.
Nos anos seguintes, Severino Alves viu despertarem nele duas grandes paixões: especialmente o futebol e a música.
No futebol, jogou muitos anos pelo Esporte Clube Brasil, um dos importantes times do futebol de Paulo Afonso e chegou à seleção pauloafonsina e a fazer testes no grande time do Náutico pernambucano.
Na música, passou a fazer parte da Banda Musical da Chesf, da qual seu pai foi maestro por muitos anos. Ali, como todos os demais músicos, passou a ganhar seus primeiros vencimentos...
No ano de 1960, aluno da 2ª série ginasial, ele diz ter passado por outro grande vexame em sua vida: “fui ‘atropelado’ por uma reprovação em Matemática”.
E ouviu do seu pai o que ele assegura ter sido a grande lição de sua vida: “Filho de pobre não pode ser reprovado”.
Esta frase do Sr. Sebastião levou o jovem Severino a tomar uma importante decisão que mudou a sua vida. E ele disse à diretora do GPA, D. Neyde, o seguinte: “Vou ser o melhor aluno de Matemática do Colepa”. E foi mesmo.
O Professor Silva hoje, lembra com alegria do que ele considera uma grande vitória pessoal quando o Professor que o havia reprovado em Matemática teve a enorme surpresa ao ver Severino Alves sentado na sala dos professores do GPA na condição de Professor. E Professor de Matemática.
Terminado o ginasial, Severino Alves foi fazer o único curso técnico de 2º grau existente em P.A no ano de 1964 e, nesse mesmo ano (1964) começou a primeira experiência como Professor.
Professor Silva, aluno do 3º ano (concluinte) do Curso de Contabilidade, ensinou Matemática Comercial e Financeira aos alunos do 1º e 2º anos do Curso Técnico de Contabilidade, embora os diários de classe fossem assinados por outro professor do curso.
No ano de 1960, ainda menor de idade, ele começou a trabalhar na CHESF, como auxiliar de escritório e chegou ao cargo maior da empresa que foi a chefia da Administração Regional da Chesf de Paulo Afonso.
A doação do Professor Silva ao COLEPA, que começou ainda nos tempos do GPA, Ginásio Paulo Afonso se estendeu por muitas décadas.
Ele lembra que no ano de 1967 ele trabalhava no escritório de Apropriação e Custos da Chesf mas todos os dias, por volta das 10 e meia da manhã, o Jeep que ficava à disposição do Ginásio ia apanhá-lo neste escritório para que ele, às 10 horas e quarenta minutos desse as duas últimas aulas do turno matutino. Depois vieram o que ele chama de “grandes vitórias”. Ele foi Coordenador de turno, Coordenador Pedagógico, vice-diretor e diretor do maior sistema de educação da região, várias vezes considerado como exemplo de ensino para o Nordeste, o Ginásio/Colégio Paulo Afonso.
Quando da realização do 2º Encontro de Ex-alunos do COLEPA, em 2013, ao lado da placa colocada nos jardins internos do prédio onde funcionou o GPA/COLEPA por 50 anos, ao lado da Rosa dos Ventos, o Professor Silva, ladeado pelos filhos, fez emocionado discurso sobre a importância do COLEPA para milhares de ex-alunos e declarou que “ao morrer, gostaria que meu corpo fosse sepultado em um pedacinho desse espaço do COLEPA”.
Dos tempos em que foi aluno, professor e diretor do Ginásio/Colégio Paulo Afonso, o Professor Silva faz alguns registros.
Ele assegura que, como aluno, dentre muitos outros motivos dois lhe enchem de orgulho: “defender as cores do COLEPA, como atleta e ter sido percussionista da Banda Marcial do COLEPA”.
Como Professor, ele destaca que, apesar de ter recebido críticas por isso, ser dele “a criação, da exigência da entrega mensal do caderno nobre”, foi um ação importante. Destaca também com motivo de alegria “dar conta de uma carga horária semanal, em média de 48 horas” e “ao concluir a licenciatura em Matemática ser convidado para ensinar em Arcoverde/PE”, convite que declinou.
Como coordenador e diretor, ele assegura que sempre teve todo o cuidado em “tratar com respeito, atenção e carinho os alunos, professores e funcionários do COLEPA” e que um dos momentos mais marcantes em sua vida foi quando presidiu a solenidade de colação de grau dos cursos técnicos do COLEPA” em um dos anos da década de 1980, pouco antes de ser nomeado pelo Presidente da Chesf, Antônio de Oliveira Brito, para assumir a gestão da Administração Regional da Chesf.
O Professor Severino Alves de Oliveira Lima, Professor Silva, além destas importantes funções desempenhadas na Chesf, teve grande participação na gestão do município de Paulo Afonso, tendo assumido a chefia da Secretaria de Planejamento e mais recentemente a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso.
Em todo as conversas, quando o assunto é COLEPA, o Professor Silva tem uma frase que o acompanha sempre: “Ao Colepa que tanto amei e que tanto me ensinou, entreguei meu coração!”
Professor e amigo Silva siga na sua tarefa educativa e administrativa. Terás muito trabalho pela frente.Muita Paz a todos os seus familiares.
E assim os ícones da nossa história estão indo embora. Descanse em paz...
Com grande pesar, acabamos de receber a notícia da partida do amigo Silva para o plano espiritual, ficando na nossa lembrança os bons momentos da nossa jornada na querida Paulo Afonso.Deus o abençõe na nova vida e conforte sua família a quem estimamos muito.Abraços a todosFred/Marilena
Muito triste! Professor Silva é Ginásio Paulo Afonso.Quando ele fazia a segunda série eu cursava o Admissão. Sempre o admirei como uma pessoa de valores inquestionáveis.Fui surpreendido com a notícia,uma vez que não sabia que ele estava doente.
Recebi com tristeza a notícia da passagem desse grande ser humano ,amigo e profissional.Que Deus o receba com amor e conforte sua familia
Família ALVES DE OLIVEIRA LIMA, junto-me a vocês na dor, na oração e na fé.Assim é a vida! Cumprida a nossa missão, somos chamados à casa do PAI MISERICÓRDIOSO. Não partiu um amigo ... É um irmão querido que se foi. Que ele encontre a PAZ e a LUZ no MUNDO ESPIRITUAL e descanse merecidamente. Coragem e fé. Família Mendonça Gomes.
Grandes lembranças. Siga em paz e que Deus o receba sorrindo.
Que Deus o coloque em um bom lugar,a Aninha que Deus conforte-a junto com os filhos do professor.
Triste notícia! Silva foi cunhado da minha primeira irmã e tio de meus sobrinhos. A lembrança que fica é o seu sorriso constante. Que seu espírito seja norteado pela Luz eterna...
Professor Silva.Que Deus o receba de braços abertos.Meus sentimentos a todos os filhos e famíliares.
Nesta manhã de segunda-feira, quando recebi a notícia da partida de Silva, sem saber o que dizer, tomado pela emoção, lembrei-me dos versos da canção "Amigos para sempre": Eu não tenho nada pra dizer, Você parece no momento até saber O quanto eu estou sofrendo! As lembranças são muitas: além de amigo, você foi meu aluno, colega como professor, coordenador exemplar quando estive na direção do sistema de ensino da CHESF, chefe quando fui assessor na APA.....fomos até campeões de futebol, jogando pelo Esporte Clube Brasil! Silva, não é verdade, eu tenho algo a lhe dizer:" você pode estar longe, muito longe sim", mas " amigos para sempre é o que nós iremos ser"!
Tive o prazer de trabalhar no COLEPA 1974 a 1984 ensinando Biologia.Professor era o coordenador muito paciente, corrente nas suas ações.Descanse em paz. Missão cumprida.
Descanse em paz Professor Silva, tiver o privilégio de trabalhar com ele no Murilo Braga , como secretária, foi um tempo muito importante na minha vida profissional, aprendi muito com ele.Deus lhe der o céu. d
Tive o privilégio de conhecer Silva,grande jogador de futebol de salão,era canhoto, que Deus o receba no Reino da Glória! Meus sinceros pêsames à sua Família!cv9ycz
Grande Mestre e amigo.Que Deus o acolha lá no céu,já que soube cumprir sua missão com honradez aqui na terra.À familia muita força, fé e superação.
Jesus dê o descanso eterno a esse grande educador que sempre lutou para que a educação do nosso município alcançasse lugar de destaque.Aos familiares força para superar tamanha perda.Otávio e Maria do Carmo
Grande Homem tive o privilégio de conhecê-lo , ser amiga dos seu filhos. Vá em paz Tio Silva cumpriu sua missão. Que Deus o receba no Reino do céu.
Meus sentimentos aos familiares e amigos desse grande mestre ..🖤🌹
Meus sentimentos.
É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento desse Tio que foi o maior exemplo de administrador,Professor, Esposo,Irmão,Pai e Tiozão.Vai com Deus. JESUS te espera.
Descanse paz querido Professor 😞 Tive a oportunidade de conhecer esse ser humano guerreiro e HUMAMO ,quando Secretário de Educação, grande visão e projetos que enalteceram a Educação em Paulo Afonso .
Que seus descendentes se dediquem e tenham oportunidades de obter e dar continuidade ao reconhecimento da comunidade através da atuação de dedicação aos aspectos da vida "severina": educação, esporte, música e liderança.
Grande Professor Silva!Tive a honra de trabalhar com ele na Secretaria Municipal de Educação. Eu o tratava como um pai e ele me tratava como filho. Aprendi muito com ele.
Que o Deus o receba em sua casa e conforte os familiares. Como eu falei para meu amigo e compadre Moacyr hoje: hoje um passarinho saiu da gaiola.
A cidade de Paulo Afonso amanhece mais triste! Tive o privilégio de admira-lo desde quando fui orgulhosamente funcionário do Banco do Brasil e lecionava no Adozindo. Fui apresentado ao professor Silva pelo dileto amigo Carlos Formigli e ali surgiu a minha admiração por esse educador cheio de luzes e extrema boa vontade. Só me resta rogar a Deus para que o acolha em sua Corte Celestial e que as suas mais belas lições permaneçam em nossas memórias.
Com muito carinho e agradecimento, a este "MESTRE " que nos ensinou MATEMÁTICA, junto a respeito, ética e determinação para toda vida, à toda FAMÍLIA um abraço e nossos pêsames.
Triste notícia, era um bom homem, contrito oro a Deus 🙏🙏🙏 que conforte os familiares e amigos!
CONHECI BEM O ORA JÁ SAUDOSO PROFESSOR SILVA,VAI DEIXAR SAUDADES.APRESENTO MINHAS CONDOLÊNCIAS AOS FAMILIARES.
Descanse em paz, aos amigos Lito, Mano e Flavinho força nesse momento.