A Academia de Letras de Paulo Afonso, que está caminhando para comemorar 18 anos de vida, teve a felicidade de nascer embalada pela presença feminina, sempre musa inspiradora de poetas e prosadores.
Nos primórdios de sua organização, em 20 de novembro de 2005, a ALPA contou com a presença e o apoio de Elisângela Alves da Silva, Elza Araújo Reis e Rute Barbosa de Oliveira.
Entre os 15 membros fundadores da ALPA, empossados em 21 de outubro de 2006, um terço deles eram mulheres, poetas, historiadoras, escritoras, as cinco Marias da ALPA: Jovelina Maria Ramalho, Maria da Glória Lira, Maria Lúcia Cordeiro (falecida), Maria do Socorro Araújo Nascimento e Maria Socorro de Mendonça Gomes.
A partir de dezembro de 2017, a ALPA começou a receber novos membros e algumas mulheres, poetisas, escritoras, pesquisadoras começaram a ajudar a construir esta Academia de Letras de Paulo Afonso.
E se achegaram, Maria Gorette Moreira, Maria Cleonice de Souza Vergne, e Maria Telma Barbosa Aciole de Lima, (que mora em São Paulo). Mais recentemente, chegaram Maria Lúcia Teixeira e Maria Dolores Moreira
Hoje, a ALPA tem no seu quadro de membros, nove Marias que têm levado graça, beleza, poesia, encantamento e sua sabedoria para o crescimento constante desta instituição literária.
Jovelina Maria Ramalho,
Maria da Glória Lira,
Maria do Socorro Araújo Nascimento
Maria Socorro de Mendonça Gomes
Maria Gorette Moreira,
Maria Cleonice de Souza Vergne,
Maria Telma Barbosa Aciole de Lima
Maria Lúcia Teixeira Santos
Maria Dolores Moreira
A cada uma delas o nosso apreço, o nosso aplauso, o nosso afeto e a nossa gratidão pelo muito que têm contribuído para o crescimento desta nossa ALPA e para a harmonização da nossa caminhada.
Todas sabem que o nosso pensamento é de que, cada uma tem em si, a capacidade de mudar o ambiente todos os dias e delas não é só o dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Delas, de cada uma, são todos os dias, todo o tempo do mundo, porque delas é a fonte da vida, do amor, da ternura, do encanto, da sabedoria.
Às mulheres da ALPA, todo o nosso carinho, afeto e os muitos aplausos, pelo teu dia, todos os dias!
Dos que fazem a ALPA
Para as Mulheres, Marias, da ALPA.
Obrigada presidente pela bela homenagem às MARIAS IMORTAIS da ALPA. Juntas temos dado o melhor de nós e buscado fazermos a diferença na Cultura e na Artes da nossa querida PAULO AFONSO.Aproveito para levar o meu abraço carinhoso às MARIAS GUERREIRAS que lutam pelos seus direitos e cumprem os seus deveres.
Marias admiráveis. Parabéns! Feliz Dia Internacional da Mulher para todas as Marias mulheres do Brasil, e do mundo.