O site https://pt.unesco.org nos apresenta uma interessante matéria sobre a criação do Dia Mundial da Língua Portuguesa que está presente nos cinco continentes e reúne mais de 300 milhões de pessoas que falam esse idioma.
A Língua Portuguesa como língua oficial é falada em 9 países cuja população total hoje é estimada em mais de 304 milhões de pessoas como se pode ver no quadro abaixo. (fonte: https://pt.wikipedia.org/)
Também traz um pequeno vídeo de menos de 2 minutos com importantes palavras do Secretário Geral da ONU, António Guterres ditas no Dia Mundial da Língua Portuguesa no ano de 2021, onde diz:
“Este dia mundial é um reconhecimento justo da relevância global da língua portuguesa. Estou seguro de que o seu futuro continuará a ser enriquecido pela diversidade e solidariedade de todas as suas vozes.” — António Guterres, Secretário Geral das Nações Unidas na ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021.
A reportagem apresenta também outro vídeo de apenas 29 segundo com uma mensagem de Ernesto Ottone Ramírez, Subdirector Geral para a Cultura da UNESCO por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021 onde nos diz que a Língua Portuguesa é:
“Uma língua de encontros. Na terra e no oceano.”
A UNESCO ainda convida todos para assistir e partilhar o vídeo “Dia Mundial da Língua Portuguesa – uma língua, tanto para unir”, que foi criado pela agência DDB Portugal. Vejam no link abaixo, da UNESCO.
Convidamos a todos para que leiam esse pequeno texto que segue sobre tão importante evento para milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes, sendo o Brasil, com mais de 215 milhões de habitantes o maior dos 9 países onde a Língua Portuguesa é o idioma oficial.
Para ler tudo e ver os vídeos que ali estão acesse o link:
https://pt.unesco.org/commemorations/portuguese-language-day
Esse, o texto apresentado pelo site da UNESCO:
A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.
Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul.
O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar.
Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas.
O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.
Convido também para que leiamos todos esses versos do soneto Língua Portuguesa, de Olavo Bilac, chamado de Príncipe dos poetas brasileiros, comentado por J B Pereira e publicado no site https://www.recantodasletras.com.br.
Língua Portuguesa
Olavo Bilac
Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...
Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela
Que tens o trom e o silvo da procela
E o arroio da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
Em que da voz materna ouvi: “meu filho!”
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!
Comentário de J B Pereira em 11/09/12:
Significado de Flor do Lácio. O que é Flor do Lácio: http://www.significados.com.br/flor-do-lacio/
Flor do Lácio é uma expressão usada para designar a Língua Portuguesa.
No soneto “Língua Portuguesa”, o poeta brasileiros Olavo Bilac (1865-1918) escreve no primeiro verso “Última flor do Lácio, inculta e bela”, se referindo ao idioma Português como a última língua derivada do Latim Vulgar falado no Lácio, uma região italiana.
As línguas latinas (também chamadas de românicas ou neolatinas) são aquelas que derivaram do Latim, sendo as mais faladas: Francês, Espanhol, Italiano e Português.
O termo “inculta” se refere ao Latim Vulgar falado por soldados, camponeses e camada populares. Era diferente do Latim Clássico, empregado pelas classes superiores.
Para Olavo Bilac, a Língua Portuguesa continuava a ser bela, mesmo sendo originada de uma linguagem popular.
E, para concluir essa brevíssima homenagem à Língua Portuguesa, convido a todos para que vejam, como amostra da grande dimensão desse idioma, que todos se deleitem, ao final dessa reportagem, vendo o vídeo onde o poeta repentista Oliveira de Panelas, nos ensina, em versos de cordel, algumas regras básicas da Gramática Portuguesa.
Parabéns, Prof. Galdino!Excelente e oportuna matéria.654rcc
Amei a matéria e o vídeo. Parabéns mais uma vez ao nosso eterno professor Galdino!