Faleceu nesse domingo, 14 de maio, na Itália, aos 78 anos, Dom Ricardo Guerrino Brusati, que atuou durante 20 anos da Diocese de Paulo Afonso como padre e ecônomo e ficou responsável por esta Diocese quando da morte de Dom Mário Zanetta até a nomeação do Bispo Dom Esmeraldo.
O Jornal Folha Sertaneja teve a informação que última vez que Dom Ricardo celebrou em Paulo Afonso foi em 05 setembro de 2017 e que ele convivia ultimamente com problemas de saúde, uma pneumonia.
Ele nasceu em 11 de abril de 1945 em Bellinzago Novarese, na Itália. Estudou no seminário Filosófico e Teológico de Novara e foi ordenado padre em 23 de junho de 1973. Em 1982 veio para o Brasil como sacerdote Fidei Donum, como informa o Bispo Dom Guido Zendron em Nota de Solidariedade expedida pela Diocese de Paulo Afonso neste domingo.
O atual bispo da Diocese de Paulo Afonso diz ainda na Nota que Dom Ricardo “exerceu em nossa Diocese de Paulo Afonso, com muita dedicação as funções de Vigário Geral, Pároco, junto às paróquias Nossa Sra. de Fátima e São Francisco em Paulo Afonso; Nossa Sra. da Conceição em Pedro Alexandre; Santo Antônio em Coronel João Sá; Santa Brígida da Suécia em Santa Brígida e Senhor do Bonfim em Macururé. Ecônomo, Chanceler, Reitor do Seminário Menor São João XXIII, Assessor Pastoral Vocacional, Administrador Diocesano, Diretor Jurídico e Administrativo da Diocese, entre outros serviços prestados com dedicação”.
Em 13 de novembro de 2002, o Papa João Paulo II nomeou Dom Ricardo como bispo da Diocese de Caitité, tendo sido ordenado no dia 8 de fevereiro de 2003 pelo Arcebispo de Botucatu, Dom Aloysio José Leal Pena, que foi o 2º Bispo da Diocese de Paulo Afonso (1984/1988), por Dom Renato Corti, Bispo de Novara e por Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, Bispo Emérito de Caitité.
Dom Ricardo ficou na Diocese de Caetité até maio de 2015, quando foi transferido pelo Papa Francisco para a Diocese de Janaúba – MG. Em 12 de junho de 2019, o pedido de renúncia de Dom Ricardo foi aceito. Ele se tornou Bispo-Emérito de Janaúba e retornou para a Itália, assegura outra fonte ao Jornal Folha Sertaneja.
Dom Guido Zendron encerra a Nota da Diocese aos fiéis:
“Elevemos aos céus, por meio da Senhora de Fátima, as nossas orações de sufrágio em favor de sua alma: Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz.
Como D. Ricardo esteve atuando na Diocese de Paulo Afonso por 20 anos, muitos tiveram oportunidade de conviver com ele e acompanhá-lo em suas atividades nas Paróquias de Nossa Senhora de Fátima e de São Francisco, em Paulo Afonso, como Jardel Meneses, que atua na comunicação desta Diocese e recebeu a notícia do seu falecimento com muito pesar.