Que da MÃE são todos os dias, horas, momentos do correr do tempo, todos sabem.
A mulher que guardou no seu ventre uma nova vida assim como aquela que abriu o seu coração para receber um ser que precisava desse abrigo é digna de todos os aplausos e de todas as homenagens.
Poetas, poetisas, escritores renomados têm, ao longo dos séculos deixado o seu carinho em forma de versos e canções para enaltecer aquela que foi a razão da sua própria existência e das vitórias que cada um encontrou pelo caminho.
A lembrança do olhar da mãe, os conselhos que dela ouviu ao longo dos muitos anos de caminhada de cada um de nós, são sempre a exaltação do bem e a orientação para seguir sempre pelo melhor caminho. Os que assim procederam e procedem não têm erros nessa caminhada e alcançam vitórias memoráveis.
Durante os dias que antecederam o segundo domingo de Maio, dedicado às mães, choveram mensagens de exaltação ao seu poder e à sua importância, quase sempre associadas à necessidade de lhe dar presentes...
Como, embora seja comemorado no segundo domingo de Maio, o dia das mães é todo dia, resolvemos apresentar para os leitores algumas informações sobre as origens dessa comemoração e as interessantes respostas que crianças de 7 e 8 anos deram sobre as mães...
O site https://br.search.yahoo.com traz a informação que “A celebração do Dia das Mães tem suas origens na Grécia Antiga, onde a deusa Reia, considerada a mãe dos deuses, era homenageada em festivais que ocorriam na primavera. No entanto, a ideia de um dia dedicado especificamente às mães como conhecemos hoje tem raízes mais recentes.
Acredita-se que a versão moderna do Dia das Mães tenha sido inspirada por movimentos sociais e ativistas no final do século XIX e início do século XX. Muitos países têm suas próprias histórias e versões da origem dessa celebração, mas a origem mais conhecida é a dos Estados Unidos.
A mulher chamada Anna Jarvis é considerada a pioneira na promoção do Dia das Mães como uma celebração oficial. Após a morte de sua própria mãe, em 1905, Jarvis iniciou uma campanha para criar um dia especial para homenagear todas as mães. Ela queria que fosse um dia em que os filhos expressassem seu amor e gratidão às mães, e também um momento para lembrar o trabalho árduo que as mães faziam em criar e educar seus filhos.
Através de seus esforços incansáveis, Jarvis conseguiu persuadir pessoas influentes e organizações a apoiarem sua causa. Em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, proclamou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães, reconhecendo oficialmente a celebração nacionalmente. A data foi adotada por muitos outros países ao redor do mundo.
No entanto, ao longo dos anos, Anna Jarvis ficou descontente com a comercialização excessiva da data, com a venda de cartões e presentes. Ela acreditava que o verdadeiro significado do Dia das Mães estava sendo perdido. Jarvis passou a lutar contra essa comercialização e acabou se afastando da própria celebração que ajudou a criar.
Segunda data do comércio – O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. É considerada a segunda data mais lucrativa do ano, perdendo apenas para o Natal. A importância econômica desse dia se deve ao fato de que muitas pessoas aproveitam a ocasião para presentear suas mães, celebrando o amor e gratidão que sentem por elas.
Outra fonte da internet, o site https://ndmais.com.br/cultura apresenta matéria assinada por Thiago Keller, de Florianópolis, onde ele assegura que “o Dia das Mães é um dos feriados mais queridos ao redor do mundo, um momento em que celebramos o amor e a dedicação das mães em nossas vidas. Criado em 1905 pela norte-americana Anna Jarvis, a data foi introduzida no Brasil por igrejas protestantes e rapidamente se popularizou, mesmo antes de sua oficialização nos anos 1920.
O site ND+ conversou com o historiador da FCC (Fundação Catarinense de Cultura) Rodrigo Rosa, que explicou os primórdios do feriado e como ele mudou ao longo dos anos.
Como foi criado o Dia das Mães no Brasil
O historiador começa contando como foi criado o Dia das Mães no Brasil e analisa a mudança da data ao longo dos anos. Rosa explica que no país, a data chegou através de igrejas protestantes e foi rapidamente absorvida pelo mercado, mesmo antes de ser oficializada.
“Nos anos 1940, o feriado já havia ganhado um caráter comercial em todo o país, especialmente em São Paulo, com promoções e lançamentos voltados para o público feminino e a imagem da dona de casa”, diz o historiador.
Rodrigo Rosa observa que, ao longo das últimas décadas, o Dia das Mães passou por mudanças: “antes se vendiam comodidades domésticas e cosméticos às mães, mas atualmente o horizonte de ‘modelos de mãe’ se expandiu. Temos desde as tradicionais, passando por executivas, esportistas etc”.
Segundo Rosa, algumas formas de identificar as mães se mantiveram: a cuidadora; a responsável pelos filhos e pela casa; e a casada, “salvo, nos últimos anos, por meio do surgimento de outros discursos mais alinhados com pensamentos da diversidade social”, explica.
O historiador também destaca que a data é importante em muitas religiões. Rosa alerta que o propósito inicial da data, que surgiu no Brasil em 1932, era “exaltar as virtudes e os sentimentos sublimes do amor materno”.
Tão intenso se tornou esse tema – Dia das Mães – que foi realizada uma entrevista com crianças de 7 e 8 anos de idade, cursando o ensino fundamental da Espanha, sobre suas mães. As respostas abaixo foram consideradas as mais interessantes.
QUEM É O CHEFE DA SUA CASA?
1. Acho que a minha mãe, porque ela tem muito mais coisas a fazer do que meu pai
POR QUE DEUS FEZ O DIA DAS MÃES?
1. Porque elas são as únicas que sabem onde estão as coisas em casa
COMO DEUS FEZ AS MÃES?
1. Com mágica, super poderes e misturou tudo muito bem
QUE INGREDIENTES ELE USOU?
1. Nuvem, cabelo de anjo e tudo de bom que há no mundo e uma pitada de mal
POR QUE DEUS TE DEU SUA MÃE E NÃO OUTRA MÃE?
1. Porque Deus sabia que ela seria mais minha mãe do que outras mães
POR QUE SUA MÃE SE CASOU COM SEU PAI?
1. Minha avó diz que é porque ela não pensou direito.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS MAMÃES E OS PAPAIS?
1. As mamães trabalham no trabalho e em casa, os papais só vão ao trabalho
2. As mães sabem falar com as professoras sem assustá-las
3. Os papais são mais altos e fortes, mas as mamães tem o verdadeiro poder porque você tem de pedir pra elas quando quer dormir na casa de um amigo
4. As mães são mágicas porque elas fazem você se sentir bem sem remédio
O QUE SUA MÃE FAZ NO TEMPO LIVRE?
1. Mães não têm tempo livre
SE VOCÊ PUDESSE MUDAR ALGO EM SUA MÃE, O QUE SERIA?
1.Eu queria que desaparecessem os olhos invisíveis que ela tem atrás da cabeça…"