Faleceu às 8 horas da manhã desta segunda-feira, 5 de junho, no Hospital Nair Alves de Souza, a ex-vereadora Ivanete Avelino Bento que convivia, há anos, como problemas delicados de saúde.
Informa Agnelo Negromonte que, tendo em vista a atuação de Ivanete Avelino como vereadora por três mandatos, o Presidente da Câmara, Vereador Zé de Abel (José Abel Souza) aprovou que o seu velório fosse nesta Câmara Municipal de Paulo Afonso a partir da tarde desta segunda-feira e o seu sepultamento será no cemitério do Povoado São José e os familiares estão decidindo sobre o dia e a hora em que vai ser realizado.
Diabética e com sérios problemas respiratórios, Ivanete já havia tido um infarto em 2016, passando então por procedimentos cirúrgicos.
Ela esteve hospitalizada na UPA por 15 dias e dali foi transferida para o HNAS, onde faleceu na manhã desta segunda-feira, 5 de junho dia em que se realizam as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Paulo Afonso onde ela atuou como aguerrida vereadora por três mandatos, como representante da Zona Rural do município, tendo também contribuído muito na luta para que se criasse a Delegacia da Mulher em Paulo Afonso.
Na abertura da Sessão da Câmara nesta segunda-feira, 5, foi prestada uma homenagem a ela com um minuto de silêncio e Moção de Pesar. Ivanete Bento foi uma das dez mulheres que chegaram ao Parlamento municipal de Paulo Afonso em toda a sua história de 64 anos desde a sua instalação em 7 de abril de 1959.
Ivanete foi vereadora por mais de 10 anos, em três mandatos, de 4 julho de 1994 até 31/12/2004. No livro De Forquilha a Paulo Afonso – Histórias e Memórias de Pioneiros -está o seguinte registro sobre sua atuação na Câmara Municipal de Paulo Afonso sendo uma das dez mulheres que chegaram ao Parlamento Municipal, ela trazendo a força da mulher da Zona Rural do município.
Na 9ª legislatura, de 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996, agora com 15 vereadores, a suplente de vereadora Ivanete Avelino Bento assume a cadeira deixada pelo vereador Orlando Carvalho Lima, cassado pelo Poder Legislativo em 4 de julho de 1994.
Ivanete Bento é reeleita nas duas legislaturas seguintes, a 10ª, de 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000, com 15 vereadores e a 11ª legislatura, de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004, com 17 vereadores.
Apresentamos aos seus familiares o nosso pesar e sabemos que todos estarão sendo amparados e confortados porque ““O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Sl. 34:18).
Partiu uma MULHER GUERREIRA! Elarepresentou muito bem e por longos anos a área rural de nosso Município. Descansa em paz minha amiga. Que você encontre a LUZ e seja recebida no mundo ESPIRITUAL com fluidos do amor e serenidade...