Na tarde desta quarta-feira, 28 de junho, foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura de Paulo Afonso, em solenidade realizada na Casa da Cultura de Paulo Afonso. Estavam presentes, além do Secretário Municipal de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira Júnior, o Superintendente de Cultura de Paulo Afonso, Rogério Xavier, presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paulo Afonso até esta data.
A reunião foi aberta e dirigida por Rogério Xavier que disse ter sido escolhida esta data porque o regimento interno deste Conselho indica que a eleição deveria acontecer até o final de junho e justificou que esta data foi escolhida por ser 28 de junho o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ que foi homenageado com o pedido de aplausos e a colocação de sua bandeira na mesa dos trabalhos desta reunião.
A mesa foi formada por Rogério Xavier, Dernival Oliveira Jr., Elisângela Alves da Silva, convidada para secretariar esta reunião e o Advogado Lúcio Flávio que é o Articulador dos Conselhos. O presidente da ALPA, Antônio Galdino, foi convidado para a mesa mas como estava também como fotógrafo do Jornal Folha Sertaneja, optou em fotografar o evento. A ALPA estava representada neste evento por sua membro fundadora, Professora Maria do Socorro Araújo Nascimento, titular do Fórum Setorial de Literatura e Biblioteca.
O Advogado Lúcio Flávio orientou os presentes sobre o processo de eleição que o plenário decidiu que seria por aclamação.
O Secretário de Cultura, Dernival Oliveira falou da importância deste Conselho como apoio à gestão municipal da cultura em Paulo Afonso e disse que a sua gestão estava aberta ao diálogo e a parcerias.
Foram apresentados os candidatos às vagas do Conselho para o biênio Junho/2023 a junho/2025.
Paulo Roberto Rodrigues dos Santos
Tiago Melo de Carvalho
Para presidente apresentaram-se dois candidatos: Paulo Roberto Rodrigues dos Santos, conhecido como Paulinho da Igreja, representante do Fórum Setorial de Música e Tiago Melo de Carvalho, representante do Fórum Setorial de Cultura Popular, ambos da Sociedade Civil.
Para os demais cargos, apenas um candidato se apresentou. Para vice-presidente, Jailson Rogério Lima Xavier, representante do Poder Público – Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. Para 1ª Secretária, Silvia Amélia Lima, representante do Fórum Setorial de Patrimônio Histórico e para 2ª Secretária, Elisangela Alves da Silva, representante do Fórum Setorial de Artes Cênicas.
Iniciado o processo de votação do Conselho Municipal de Cultura, cujos nomes já haviam sido homologados pelo Decreto 6395/2023, assinado pelo Prefeito em exercício, Marcondes Francisco dos Santos em 14 de junho de 2023, votaram os titulares de cada Fórum ou, na ausência do titular, o seu suplente.
Ao final do processo, Paulo Roberto teve oito votos dos presentes e o candidato Tiago Carvalho abdicou do seu voto. Os demais cargos foram aprovados por aclamação do plenário. O Secretário de Cultura cumprimentou a cada um dos eleitos.
A representante da ALPA neste Conselho, a membro fundadora Maria do Socorro Araújo Nascimento entregou ao presidente eleito a coleção dos livros Revista da Academia de Letras de Paulo Afonso dos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022.
A diretoria do Conselho Municipal de Cultura de Paulo Afonso eleita em 28 de junho para o biênio Junho/2023 a Junho/2025 ficou assim formada.
Rogério Xavier, Paulo Roberto, Sílvia Amélia e Elisangela Alves
Presidente Paulo Roberto Rodrigues dos Santos - Fórum Setorial de Música
Vice-presidente Jailson Rogério Lima Xavier - Secretaria Municipal de Cultura e Esportes
1ª secretaria - Silvia Amélia Lima - Fórum Setorial de Patrimônio Histórico
2ª secretaria Elisangela Alves da Silva - Fórum Setorial de Artes Cênicas.
Ao final da reunião de eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura de Paulo Afonso todos os presentes, representantes dos muitos segmentos culturais de Paulo Afonso deixaram o registro de sua presença nesse importante evento que traz grandes expectativas para a cultura no município de Paulo Afonso.
Quem é Paulo Roberto?
Os pais do novo presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paulo Afonso moraram em Paulo Afonso desde 1968. Mas, em 1978 seu pai foi trabalhar em Dias d´Ávila e Paulo Roberto nasceu em Salvador e no ano seguinte toda a família retornou a Paulo Afonso onde moram até hoje.
Paulo Roberto é músico, católico, Ministro da Palavra e Extraordinário da Comunhão, casado, pai de dois filhos e tem uma formação acadêmica e atuação nas comunidades de Santa Brígida e Paulo Afonso bem marcante. É graduado em Tecnologia de Administração, pós-graduado em Comunicação Pública e faz um MBA de Gestão de Processos.
Ainda jovem já tem boa experiência em trabalhos diversos, de oficina de automóveis a vendedor ambulante na Copa Vela; de radialista e diretor da Rádio Vaza Barris de Jeremoado a vendedor e gerente de loja do comércio de Paulo Afonso e outras muitas atividades. Atualmente, presta serviço à Diocese de Paulo Afonso como Assessor Técnico.
Na área política, teve grande atuação com um dos coordenadores das campanhas políticas para prefeito de Santa Brígida, nos anos de 2004, 2008 e 2016 e já atuou na prefeitura daquela cidade como Assessor de Imprensa e Chefe do Gabinete do Prefeito e, depois, foi nomeado Controlador Interno da Câmara de Vereadores. Pelo seu trabalho naquele município, recebeu o título de Cidadão Santabrigidense.
No ano de 2020, Paulinho foi candidato, pela primeira vez, a vereador, pelo município de Paulo Afonso, onde obteve uma votação expressiva de 636 votos, ficando como primeiro suplente de dois vereadores.
Paulinho viu nascer muitas bandas musicais, sempre interagindo com empresários e músicos do ramo; tem bom trânsito com setores artístico-culturais da cidade e é um entusiasta no que se refere ao desenvolvimento social de Paulo Afonso. É um líder nato e um mobilizador social atuante, além de comunicador e criador de conteúdo digital, lançou o 1º Podcast da cidade, com o nome “Conversa Franca com Paulinho”; tem abordado e defendido pautas relevantes da sociedade pauloafonsina, entre elas a Cultura de Paz, onde se tornou membro do recém-formado Comitê de Cultura de Paz, formado por representantes de diversas entidades do município; é defensor da causa animal; ministra palestras motivacionais para jovens e é incentivador das manifestações culturais e populares.
Pessoa de diálogo e extrovertido, tem um excelente trânsito com todos os segmentos da sociedade, entidades e autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.
Além do Conselho Municipal de Cultura, ele também é membro do Conselho Curador da Fundação Aloysio Penna, articulador e colaborador de várias iniciativas sociais junto à diocese, entre vários serviços voluntários desempenhados no segmento social.
Depoimento de Paulinho para a Folha Sertaneja
Após a sua eleição para presidir o Conselho Municipal de Cultura de Paulo Afonso, Paulo Roberto deu o seguinte depoimento para o Jornal Folha Sertaneja e o site www.folhasertaneja.com.br:
“Fui eleito como Presidente do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2023/2025 e fiquei muito feliz pela expressiva votação. Significado disso: confiança, missão e mais um desafio.
Mas, o que seria de nossas vidas sem os desafios que nos são impostos?
O setor cultural de Paulo Afonso - que envolve as mais variadas manifestações artístico-populares -, tem externado constantemente seus anseios, que compreendem a necessidade de espaços para apresentações, ressaltando sua arte e garantindo uma rubrica identitária, o que representa a valorização pessoal e coletiva de um desses fazedores de cultura e, sem menos peso, a valorização remuneratória.
Assim, o Conselho tem um compromisso de não somente representar a classe, mas sobretudo, ser a sua voz que clama por respostas práticas e urgentes.
Se me perguntassem se havia pessoas mais capacitadas do que eu para ocupar o cargo de presidente, minha resposta seria "é óbvio que sim!", mas os conselheiros e, de modo particular, Boa parte do setor musical de nossa cidade, entenderam que o momento suscitava um perfil que se encaixa com o meu, disposto a dialogar, criar pontes, fomentar e cobrar ações e fiscalizar, ou seja, fazer uma gestão responsável e comprometida com o setor artístico-cultural.
Agradeço a todos que abraçaram a missão comigo. Sim. Porque a missão de colocar a Cultura num patamar merecido é de todos os atores envolvidos no segmento. Darei o melhor de mim.”
Estes são os novos membros do Conselho Municipal de Cultura, eleitos no Fórum de Cultura realizado no início de Junho de 2023 e cujos nomes foram homologados pelo Decreto Municipal Nº 6395/2023, assinado pelo Prefeito em exercício, Marcondes Francisco dos Santos em 14 de junho de 2023.
REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO
1 - SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E ESPORTES
Titular: Jailson Rogério Lima Xavier
Suplente: Silvio Ricardo de Carvalho Xavier
2 - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Titular - Berilândia Rosa dos Anjos Albuquerque
Suplente - Riccelly Sandro Feitosa de Freitas
3 - SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
Titular: Marcus Vinícius Moreira Gomes
Suplente: Clauder Alessandro Japiassu Campos
4 - SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, INDUSTRIA E COMÉRCIO
Titular: Paulo Antônio Nunes Rangel de Lima
Suplente: Clécia Silva Nascimento
5 - SECREARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Titular: Leandro Henrique Medeiros dos Santos
Suplente: Luanderson da Silva Pereira
6 - SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
Titular: ÉrykoYure Batista Barros de Freitas
Suplente: Mário Roberto Pinheiro dos Santos
REPRESENTANTES DE ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL
1 - FÓRUM SETORIAL DE ATES VISUAIS
Titular: Aislane dos Reis Nobre
Suplente:Laiane Raquel Canário Alves
2 - FÓRUM SETORIAL DE MÚSICA
Titular: Paulo Roberto Rodrigues dos Santos
Suplente: Sandro Rogério Bezerra da Silva
3 - FÓRUM SETORIAL DE ATES CÊNICAS
Titular: Elisângela Alves da Silva
Suplente: Edilson Vieira
4 - FÓRUM SETORIAL DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Titular: Silvia Amélia Lima
Suplente: Ademilson Santos Nascimento
5 - FÓRUM SETORIAL DE LITERATURA E BIBLIOTECA
Titular: Maria do Socorro Araújo Nascimento
Suplente: Gecildo Queiroz Lima
6 - FÓRUM SETORIAL DE CULTURA POPULAR
Titular: Tiago Melo de Carvalho
Suplente: Carolina Bezerra de Brito
Momento ímpar. Mais um desafio a ser vencido. Fazer o Conselho de Cultura ser atuante e fomentador de novas perspectivas para cultura do município.