noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Vem aí, o Trem do Imperador, o grande projeto para alavancar o turismo nos sertões de Alagoas

Publicada em 13/07/23 às 02:15h - 918 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vem aí, o Trem do Imperador, o grande projeto para alavancar o turismo nos sertões de Alagoas  Compartilhar a noticia Vem aí, o Trem do Imperador, o grande projeto para alavancar o turismo nos sertões de Alagoas  Compartilhar a noticia Vem aí, o Trem do Imperador, o grande projeto para alavancar o turismo nos sertões de Alagoas

Link da Notícia:

Vem aí, o Trem do Imperador, o grande projeto para alavancar o turismo nos sertões de Alagoas
 (Foto: Arq. do jornal Folha Sertaneja)

Em várias oportunidades tenho destacado neste site o grande projeto anunciado durante a campanha política do candidato a governador de Alagoas, nas últimas eleições, Paulo Dantas, eleito em outubro de 2022 e empossado em janeiro deste ano – O Trem do Imperador – De Piranhas a Delmiro Gouveia.


Quando defendi minha tese de mestrado em Portugal, em 2005, embora tratasse do turismo em toda a Região dos Lagos do Rio São Francisco, não possuía informações sobre esse empolgante tema.


Sobre a antiga Estrada de Ferro Paulo Afonso, também conhecida como Estrada de Ferro Piranhas/Jatobá, que o Imperador D. Pedro II mandou construir e ela foi concluída em 1883, tenho conversado muito com um estudioso do tema, o economista e turismólogo Luiz Ruben Bonfim que escreveu dois livros sobre essa estrada de ferro e tem participado de vídeos e reuniões sobre o assunto.


Também conversamos bastante com o Professor Doutor Edvaldo Nascimento, pauloafonsino morador de Delmiro Gouveia desde muitos anos e outro apaixonado pelas histórias, culturas e empreendimentos alagoanos, este do Trem do Imperador, um deles.


Também acompanhamos e fizemos a cobertura jornalística da iniciativa da prefeita Melina Freitas, de Piranhas quando, em 27 de janeiro de 2012, anunciou festivamente a retomada do projeto de reconstrução de trecho dessa estrada de ferro, com um trajeto de apenas 12 quilômetros, do centro de Piranhas até o mirante da barragem de Xingó, oferecendo aos turistas a magnífica visão de trechos do rio São Francisco.


Não tenho nenhuma dúvida em compartilhar o meu entusiasmo com os promotores e investidores dessa grande ideia, gigante como a ideia de Delmiro Gouveia ao fazer Angiquinho e que, com absoluta certeza, promoverá sim, em grande escala, o turismo nessa região de Piranhas, Olho D´Água do Casado e Delmiro Gouveia, nos sertões de Alagoas.


Em todas as matérias que fiz sobre o tema, tenho insistido na sugestão que esse projeto grandioso, em que pese o considerável custo em que isso vai implicar, mas que se avalie, se não já, mas numa segunda e breve etapa, que este Trem do Imperador chegue até a Usina Angiquinho, valiosíssimo patrimônio histórico já tombado pelo Governo de Alagoas e dentro do território do município de Delmiro Gouveia.


De propriedade da Chesf, hoje privatizada, esse belo patrimônio está abandonado, às margens da Cachoeira de Paulo Afonso que, nos tempos de cheias do rio São Francisco, volta a ser a maior atração turística da região, merecedora de Nota 10, por estudiosos da sua importância para o turismo.


Sobre essa Cachoeira já apresentei um projeto, que chegou à Agencia Nacional de Águas – ANA –, para que se estudasse a possibilidade de se manter a cachoeira programada – é a única no mundo que oferece essa possibilidade – pelo menos nos fins de semana, a depender, obviamente, das águas do rio São Francisco.


Sabemos todos que há, no entorno da Usina Angiquinho grande área de terras que poderiam acomodar hotéis e instalações outras associadas ao turismo, o que seria a promoção de geração de empregos para esta região. E tudo no Estado de Alagoas, no município de Delmiro Gouveia.


No vídeo que circula nas redes sociais falando desse projeto, vemos que nele estão envolvidos grandes nomes da política alagoana em excepcional condição privilegiada como senadores da República, ministro dos transportes, governador, deputados e empresários com o olhar focado no mesmo objetivo.


Isso nos faz ver que é mesmo o momento de Alagoas despontar para o mundo ao oferecer o Trem do Imperador rasgando as paisagens sertanejas para que todos possam admirar o cânion do rio São Francisco, a vegetação e a beleza do único bioma totalmente brasileiro, a Caatinga.


Se Angiquinho vier a ser incluída no projeto do Trem do Imperador, toda uma vasta região dos Estados da Bahia e de Pernambuco e também outros municípios de Alagoas e até de Sergipe poderão igualmente ampliar a sua oferta de passeios turísticos e toda a Região dos Lagos do São Francisco, como defendi na minha tese de Mestrado, em Lisboa-Portugal em 2005, (que logo será um livro, atualizado), chamada O Caminho das Águas – Turismo na Região dos Lagos do Rio São Francisco.

Parabéns por mais essa grande ideia, como a de Delmiro Gouveia, cearense que investiu em Alagoas.


No Brasil, para ficar nas terras brasileiras, as estradas de ferro utilizadas para fins turísticos, tem sido um grande sucesso, em Santa Catarina, em Minas Gerais, onde elas estão, têm que ser programadas viagens extras para atender a grande demanda de turistas.

O Trem do Imperador não será diferente.


Veja o que já escrevi sobre esse assunto sempre palpitante nos links abaixo. A ele voltarei sempre e já espero a viagem inaugural e as muitas que virão, quem sabe, um dia, até Angiquinho...


https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/colunistas/651716/1

https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/colunistas/683222/1

E convido a todos para assistirem a esse vídeo que segue. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!