A Chesf manteve, por mais de 50 anos, um sistema de educação que chegou a ser considerado pelo CEE da Bahia como “modelo de educação para o Nordeste”.
Nesse mais de meio século passaram pelas mais de dez unidades de ensino fundamental e pelo Ginásio/Colégio Paulo Afonso, muitos milhares de estudantes. Há anos em que os estudantes da Chesf chegavam a mais de 8 mil.
Além dos que optaram em fazer o Curso Científico e vestibular para universidades em várias regiões do Brasil, centenas, milhares deles fizeram os cursos técnicos profissionalizantes de Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Análises Químicas, Enfermagem e Agropecuária e muitos destes estudantes foram contratados como profissionais da própria Chesf. Outros muitos se espalharam pelo Brasil e, por onde passaram, levaram a qualidade do ensino oferecido pela Chesf no COLEPA e no Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso, o CFPPA, também conhecido como Escolinha da Chesf.
A partir do ano de 2008, um grupo de ex-alunos, tendo à frente Tânia Bonfim, Vera Lúcia da Silva (Nane), Antônio Galdino (ex-aluno e ex-professor) e Idalina Maciel (in memoriam) (na primeira foto acima, a partir da direita - Tânia, Nane, Galdino e Idalina)foi organizado o 1º Encontro de Ex-do-COLEPA que foi um emocionante reencontro de centenas de pessoas do Sistema Chesf de Educação que, a partir de 1979 foi centralizado no Colégio Paulo Afonso – COLEPA. Ali estavam diretores como o Professor Formigli (in memoriam), Professor Silva (in memoriam), Seu João do COLEPA (in memoriam), Dr. Germino (in memoriam), Antônio José Diniz (in memoriam), Cabo Barbosa (in memoriam) e centenas de outros, muitos deles como estamos vendo, já de saudosa memória.
Outro grande encontro foi realizado em 2013 e novamente reuniu muitas centenas de participantes, vindos dos mais distantes lugares, da Amazônia e de São Paulo, de todos os Estados do Nordeste, de Minas Gerais, de Goiás... De Portugal, onde é Professor em Lisboa, veio Marcos Pinheiro.
Nesses encontros sempre se teve o grande apoio do Clube Paulo Afonso que recebia a todos com o carinho de suas diretorias, alguns deles também ex-alunos.
Nesses encontros, a programação principal é sempre a participação dos ex-alunos nos desfiles cívicos do município de Paulo Afonso. Dia 28 de julho, data do aniversário de emancipação política do município e dia 7 de setembro, no desfile da Independência do Brasil. Esses são sempre momentos de muita emoção.
Nos tempos do Ginásio Paulo Afonso (até 1979) e do Colégio Paulo Afonso (de 1979 ao ano 2000), especialmente nos tempos do GPA e nas décadas de 1980/1990) depois dos desfiles cívicos grande número de estudantes se reuniam em memoráveis “manhãs-de-sol” que eram realizadas no Clube Operário de Paulo Afonso – COPA.
Nos desfiles mais recentes, alguns professores como Roberto Ricardo, Semir, Ivus, Galdino, Professor Edésio, Juvenal e outros, também estiveram na Avenida recebendo o carinho dos ex-alunos e da população presente. E depois dos desfiles, muitos ainda encontraram forças e muita alegria nas manhãs e tardes de sol que já foram realizados no COPA e com mais frequência no CPA.
Em agosto de 2019, ex-alunos do COLEPA se reuniram na Câmara Municipal de Paulo Afonso e ali foi fundada a Associação de Ex-alunos do COLEPA, que compreende todos os estudantes do sistema Chesf, das Escolas Reunidas e do Ginásio/Colégio Paulo Afonso e também todos os professores, diretores e funcionários, de todos os tempos.
E o desejo é reunir a maior quantidade possível de associados no que será a maior Associação de ex-alunos do Nordeste.
O ponta-pé inicial foi dado mas a pandemia atrasou todos os projetos da Associação que deseja retomar encontros sociais, esportivos, desenvolver atividades filantrópicas, palestras em várias áreas de conhecimento, nas escolas e instituições do município que acolheu os pais, avós, bisavós desses estudantes.
Os ex-alunos do COLEPA (e também ex-professores, ex-diretores, ex-funcionários) já participaram de vários desfiles cívicos, sempre com grande emoção para todos que revivem, na Avenida e depois, na confraternização, as boas lembranças dos tempos de estudantes das Escolas da Chesf.
Este ano, foram retomados os contatos pelas redes sociais para recomeçar a caminhada da Associação que já está em grande agito para participar do Desfile do dia 28 de Julho na Avenida Apolônio Sales, mas ainda sente os efeitos da pandemia.
Como uma marca indelével, o tema do desfile deste ano é “Amigos para Sempre” e estes colepanos de todos os tempos decidiram que esse recomeço de caminhada precisava ser em alto nível e está-se negociando com Clube Paulo Afonso e com a banda Água Viva, de Aracaju, organizada pelo ex-aluno ano do GPA, Vertinho, para que essa “manhã-de-sol” seja realmente marcante.
E a comissão organizadora está ainda mais agitada e os que ainda têm alguns cabelos a ponto de perder o restinho porque precisam juntar dinheiro, que para a Associação, nessa fase de organização, quando não tem nada, é muito, para pagar esta banda que é muito boa (Veja o vídeo no final da matéria).
Assim, os que já estudaram um tempo nas Escolas da Chesf que ainda não tiveram a oportunidade de contribuir com qualquer quantia – (se algum empresário quiser patrocinar a Banda, será excelente), entre em contato o mais rápido que puder com um desses contatos.
Manuel Reis (presidente da Associação de Ex-alunos do COLEPA) – WhatsApp – 81 9870-3448
Telma Maria dos Santos 75 8848-1452 (responsável pela coordenação dos recebimentos).
Para os que desejarem fazer logo a sua contribuição financeira, esta é a chave do PIX:
telmaregis403@gmail.com
Ao fazer a sua contribuição não esqueça de enviar o comprovante para o WhatsApp de Telma (acima) para controle.
Tenha por certo que em todas as grandes empresas, em instituições públicas ou privadas, nas prefeituras, câmaras de vereadores, órgãos e instituições do judiciário, em Assembléias Legislativas, Câmara Federal e até em escolas de Portugal e de outros países não será difícil encontrar um ex-aluno do COLEPA.
Isso nos faz crer, sinceramente, que O COLEPA NÃO MORRERÁ NUNCA!