Até o ano de 1960, quando o presidente Juscelino Kubitscheck, mandou concluir a Ponte Metálica D. Pedro II, cumprindo promessa feita em palanque em Paulo Afonso na sua campanha para presidente, o acesso entre os Estados Bahia e de Alagoas e o restante do Nordeste, era feito no município de Glória, em barcaças que atravessavam o rio São Francisco até o município de Petrolândia, em Pernambuco.
Esta ponte, que havia sido iniciada nos primeiros anos da década de 1950 e estava com sua obra parada há anos, foi inaugurada em 21 abril de 1960, mesmo dia da inauguração de Brasília, e permitiu a ligação terrestre entre os estados da Bahia e do Sudeste/Sul/Centro Oeste com outros Estados nordestinos e no Norte do Brasil, via Nordeste.
Com mais de 60 anos de uso intenso e trânsito pesado de carretas enormes que nem existiam quando a ponte foi construída, a sua manutenção periódica tem sido cobrada por motoristas que transitam regularmente por ela.
Embora seja um equipamento de uma via federal, a BR-110, a Prefeitura de Paulo Afonso, tem feito manutenções periódicas, por solicitação da Defesa Civil do município, cujo representante da Prefeitura é o Secretário de Infraestrutura.
Mas, segundo um motorista que circula frequentemente por essa via, “essas manutenções, de tapa-buracos, recolocação de placas, limpeza de mato que nasce junto ao passeio da ponte e troca de iluminação, são apenas superficiais. A ponte necessita urgente de grande manutenção nas suas estruturas de ferro, instaladas ali há mais de 60 anos.”
De fato, em agosto de 2022 a Prefeitura realizou um trabalho intenso de manutenção do leito e passeios dessa ponte e, há poucos dias, ontem, na verdade, realizou uma operação de troca de lâmpadas nessa ponte, como confirma um assessor do prefeito em exercício a este site.
Em 8 de agosto de 2023, a Prefeitura fez a manutenção elétrica dessa ponte.
“O problema mais sério e que precisa ser tratado com urgência é o estrutural, considerando que esta é uma ponte metálica e vem sofrendo há décadas a chuva, sol e ventos e sobre ela transitam grandes carretas que passam por um Posto Fiscal, na Bahia, antes dessa ponte e outro Posto Fiscal, em Alagoas, alguns quilômetros depois dela”.
A Ponte Metálica D. Pedro II, segundo historiadores da região, foi construída com ferros vindos da França, do mesmo tipo utilizado na Torre Eiffel. A obra foi iniciada no começo dos anos de 1950 e ficou paralisada por vários anos.
Em 1955, em sua campanha para presidente da República, Juscelino Kubitscheck, com o apoio de Abel Barbosa, realizou um comício na Rua da Frente (Av. Getúlio Vargas) e ali foi cobrado por um eleitor se, caso fosse eleito, ele concluiria essa ponte. Juscelino disse que sim e em abril de 1960 ela foi inaugurada.
A ponte D. Pedro II, se tornou conhecida em todo o mundo quando, na gestão do prefeito Paulo de Deus ali foi desenvolvida a prática de esportes radicais, como o salto de bung jump e que para isso um grande equipamento de 110 toneladas ficava estacionado no leito da ponte para fazer o resgate dos que pulavam de bumg jump. O DNIT, na época, proibiu o uso desse equipamento porque o seu peso, estático sobre ela, poderia trazer danos sérios à sua estrutura.
Em abril de 2023, o jornalista, professor e escritor Aníbal Nunes publicou nas redes sociais uma carta que enviou ao Ministro dos Transportes, Renan Filho e a Lauro Jardim, do DNIT, pedindo providências urgentes para a manutenção da estrutura dessa ponte.
O jornalista cita os itens de maior preocupação de que exigem uma atenção imediata:
“Após 60 longos anos de uso intermitente (principalmente a partir de 1990 quando o fluxo de veículos de carga passou a ser constante, ligando o Sul e Sudeste com o Nordeste), muitas partes importantes de equilíbrio e sustentação da ponte foram se deteriorando.
Desde a década de 90, a ponte não vem recebendo nenhum tipo de manutenção em sua estrutura (apenas pintura) e, alguns ítens básicos de sustentação da mesma vem se deteriorando com o tempo.
Por exemplo:
a) Os dois pilares que servem como bases de sustentação, situados nas margens do cânion, apresentam grandes rachaduras que podem contribuir com oxidação da ferragem e comprometimento do concreto das bases principais.
b) Muitos arrebites desgastados pelo uso constante e intempéries, necessitam ser substituídos.
c) Muitas placas de concreto das faixas de pedestres apresentam desgastes e necessitam de substituição.
d) A ponte vez por outra, fica sem iluminação noturna, pois toda extensão de cabos e fios das luminárias vem sendo furtada frequentemente.
e) O grande fluxo de veículos pesados e com excesso de carga e a falta de manutenção na estrutura da ponte é preocupante e exige um estudo imediato e uma restauração urgente por parte do Ministério dos Transportes, através do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes...
Aníbal Alves Nunes
Revista Gazeta da Bahia
Em 05.04.2023”.
Até o momento não se tem informação se o ministro ou o DNIT responderam ou não à carta do Professor Aníbal.
A ponte tem 240 metros de vão sobre o cânion do rio São Francisco e foi construída a 86 metros do leito do rio São Francisco, unindo os Estados da Bahia (município de Paulo Afonso) e Alagoas (município de Delmiro Gouveia).
Um leitor com quem o site interagiu sobre o assunto, também reforçou essa preocupação e disse:
“O ideal também é que houvesse grande empenho do Deputado estadual Paulo Rangel que tem livre trânsito entre os atuais gestores do país e o reforço de deputados federais, como Mario Junior, Félix Mendonça e outros ligados aos vereadores de Paulo Afonso. A Câmara de Vereadores também precisa se mobilizar com urgência sobre esse assunto. Ou corremos o risco de ficar ilhados de novo...”
Conversando com Geraldo Carvalho, assessor do prefeito em exercício, Marcondes Francisco, ele informou que, na recente viagem que o gestor municipal fez a Brasília, ele esteve no SENATRAN, com o Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, e um dos pedidos feitos ali foi o da manutenção periódica da estrutura dessa ponte.
“Em vista à sede do SENATRAN em Brasília, no Distrito Federal, que tem jurisdição nacional, e fiscaliza a legislação e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) o prefeito em exercício, Marcondes Francisco, tratou da melhoria da sinalização do trânsito municipal, a exemplo de sinalização vertical e horizontal, novos radares, além da requalificação da ponte D. Pedro II que liga os Estados AL/BA, onde foi de pronto listado as demandas pelo secretário. Esta secretaria possui a atribuição de coordenar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito na execução da Política Nacional de Trânsito". (grifo nosso).
Na hipótese dessa importante ponte, uma das maiores do rio São Francisco, ponto turístico relevante de Paulo Afonso, ficar interditada, o único acesso para o Estado de Alagoas e o restante do Nordeste, e isso apenas para veículos pequenos, seria por cima da Barragem de Moxotó e Usina Apolônio Sales, se a Chesf liberasse o trânsito por ali.
Todo o grande fluxo de carretas, ônibus e grandes caminhões estaria parado.
Deixo meu abraço de saudade a cada um dos meus conterrâneos(zegomme)
Isto é uma questão de segurança, que merece a devida atenção, sim. Bela matéria, grande Galdino, dileto confrade.