noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Ex-alunos do COLEPA se organizam para o Desfile do 7 de Setembro e Confraternização no COPA

E, no dia 2 de setembro, tem caminhada no circuito dos Lagos, café da manhã e passeio de Carranca Boat...

Publicada em 27/08/23 às 15:23h - 1219 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ex-alunos do COLEPA se organizam para o Desfile do 7 de Setembro e Confraternização no COPA  Compartilhar a noticia Ex-alunos do COLEPA se organizam para o Desfile do 7 de Setembro e Confraternização no COPA  Compartilhar a noticia Ex-alunos do COLEPA se organizam para o Desfile do 7 de Setembro e Confraternização no COPA

Link da Notícia:

Ex-alunos do COLEPA se organizam para o Desfile do 7 de Setembro e Confraternização no COPA
Banda do COLEPA em frente ao Palanque do Desfile, com o Cabo Barbosa  (Foto: Acervo Antônio Galdino)

Durante todo o tempo em que as escolas da Chesf funcionaram, o que aconteceu durante mais de 50 anos, a participação dos estudantes nos desfiles cívicos de Paulo Afonso era sempre um grande momento de real alegria.

Ninguém recebia incentivos com pontos na avaliação para participar dos desfiles. Todos queriam participar. E, um detalhe: os melhores alunos eram colocados à frente dos pelotões, como guardas de honra e conduzindo as bandeiras. 

Nessa foto histórica dos anos da década de 1950, o aluno à direita é Luiz Fernando Motta Nascimento que chegou a ser diretor de duas das diretorias da Chesf – de Suprimento e de Construção. Atualmente, mora em Salvador, muito ativo, aos 84 anos de idade e é membro da Academia de Letras de Paulo Afonso.

As escolas primárias da Chesf começaram a funcionar ainda no ano de 1949. O Ginásio Paulo Afonso – GPA foi inaugurado em 5 de março de 1951 e há registros fotográficos no acervo do Memorial Chesf registrando os estudantes participando de desfiles nos anos de 1953.

Professora Lindinalva Cabral dos Santos e as Bandeirantes, à frente do desfile dos estudantes das Escolas Reunidas da Chesf

Os desfiles eram pela Rua do Gangorra, na Chesf – Da Guarita Principal (hoje Praça das Mangueiras) até a Casa de Hospedes, tendo à frente a coordenadora ou diretora das Bandeirantes, Professora Lindinalva Cabral dos Santos ou pela Rua da Frente (Av. Getúlio Vargas), começando em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima, hoje Catedral da Diocese de Paulo Afonso. Dali saíam os pelotões dos estudantes da Escola Adozindo, Alves de Souza, Murilo Braga e do Ginásio Paulo Afonso. As crianças do Jardim de Infância participavam sentadas na carroceria de um caminhão FNM (Fenemê)...

Dos desfiles também participavam os operários da Chesf, de várias áreas de atuação, dentre eles os guardas da Chesf que os estudantes, não sei porque, chamavam de “pivô” e eles não gostavam nada e corriam atrás da molecada...

Também eram levadas para o desfile do 7 de setembro as máquinas pesadas da Chesf.

A faixa se refere à inauguração da Usina Paulo Afonso 1, em 15/01/1955 mas os geradores desta Usina já funcionavam desde o final de 1954. UMA CURIOSIDADE: A Igreja N.S.de Fátima, que aparece no alto da foto acima, foi construída com o apoio da Chesf e inaugurada, aberta ao público no dia 16 de janeiro de 1955, um dia depois da inauguração da Usina de Paulo Afonso.

Ah... e ninguém esquece da Banda do GPA, com Jarbas à frente na caixa, e o Cisne Branco que tanto emocionava o velho Marinheiro, Enock Pimentel Tourinho e mais à frente, no comando do Cabo Barbosa por muitos anos, arrancando aplausos e lágrimas por onde passava...

E, depois dos desfiles havia a tradicional confraternização nas famosas “Manhãs de Sol”, com muita música e animação, que aconteciam no salão do Clube Operário de Paulo Afonso – o COPA – porque era o clube mais popular e a grande maioria dos estudantes da Chesf eram filhos de operários, mais humildes, moradores da Vila Operária.

De alguns anos para cá, a partir, principalmente de 2008, apareceu a ideia de se fazer novos encontros de ex-alunos, para aproximar aqueles que não se viam há muitos anos e que moravam em Paulo Afonso, uma grande parte, mas estavam espalhados pelo Brasil e até em outros países. Tânia, Idalina (in memoriam), Galdino e Nane tiveram a incumbência de começar essa caminhada, em princípio, nada fácil. Mas foi um sucesso.

Outros encontros vieram, até que em 2019 decidiu-se organizar a Associação dos Ex-alunos do COLEPA, e que deseja reunir todos os que estudaram em qualquer unidade escolar mantida pela Chesf desde 1949 até o fechamento do COLEPA, em dezembro do ano 2000. E, embora a Associação, de forma simplificada, fale em ex-alunos, nela cabem todos os ex do sistema de ensino da Chesf – alunos, professores, funcionários, diretores. Foi do sistema de ensino da Chesf, tá dentro da Associação. É só fazer contato e se juntar a nós. E você pode ser da Associação onde quer que você esteja por esse mundão a fora.

ATENÇÃO: anote este contato de WhatsApp do presidente da Associação para tirar dúvidas: Manuel Reis: 81 99870-3448. Por ele, você pode se achegar ao grupo.

Pois bem, criada a Associação dos Ex-alunos do COLEPA, veio a pandemia e limitou os nossos passos. Mas, respirando mais livremente, a Associação já prepara uma série de eventos, de encontros, se dispõe a colaborar com a comunidade pauloafonsina realizando palestras, estudos nas unidades de ensino do município e resgatando as coisas boas dos tempos de estudantes como a valorização do esporte, organizando atividades desportivas, caminhadas, mais pra frente, torneios de masters em várias modalidades, refazendo as famosas festas de São João do COLEPA...

E ATENÇÃO COLEPANOS! 

No dia 2 de setembro a Associação dos Ex-alunos já está promovendo um bom agito para esses jovens cinquentões a oitentões. Será a caminhada que vai acontecer logo cedo no circuito dos lagos de Paulo Afonso – Balneário, Aurora e Boi e a Cobra, onde acontecerá um Café da Manhã e logo depois todos poderão remar e passear no Lago do Touro e Sucuri nos barcos do Karranca Boat.

Segundo o presidente da Associação de Ex-alunos, Manuel Reis, “é apenas um esquenta para a programação do dia 7 de setembro...”

Um dos resgates que tem animado a todos é a retomada das famosas Manhãs de Sol no COPA, que aconteciam depois dos desfiles cívicos. Em julho, a festa foi no CPA com a banda Água Viva, do também colepano Vertinho.

Naqueles anos do Colepão de Ouro, nome que ganhou porque os seus atletas ganhavam quase todos os troféus e medalhas nas Olimpíadas internas, disputadas entre as séries ou no Jogos Estudantis da cidade.

O Colepão de Ouro está voltando à Avenida com os seus ex-alunos, no dia 7 de setembro.

E, nesse 7 de setembro é a volta às origens. Depois do desfile, Manhã de Sol no COPA, como antigamente, e ao som do grande músico Izael de Jesus e Banda... Imperdível.

Em como a Associação precisa pagar a banda e fazer um pequeno caixa para outras atividades, será cobrada a taxa de apenas R$15,00 (quinze reais).

Como bem lembra Izael, no vídeo abaixo, os ex-alunos do COLEPA são Amigos, para Sempre, tema dos reencontros destes ex alunos nos desfiles deste ano. (Vídeo no final das fotos)

As fotos desta matéria são um resgate histórico da vida deste Ginásio/Colégio Paulo Afonso, as escolas primárias, nos desfiles dos primeiros tempos. Quem sabe, no meio de uma delas você vai encontrar pessoas da sua família? 

Abraço fraterno. Professor Galdino.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!