Recebendo de Paurílio Barbosa, que mora no Recife a notícia do falecimento de Adeilton Possidônio Tenório de Brito que foi seu colega de classe nas salas de aulas do Ginásio Paulo Afonso – GPA, no começo dos anos 60.
Adeilton é irmão do Dr. Aluiz Tenório de Brito que teve grande influência na implantação do Curso Técnico de Contabilidade e a criação do Colégio Comercial 15 de Março, que depois passou para a gestão direta do COLEPA. Na época, Aluiz Tenório era Secretário de Governo do Prefeito Otaviano Leandro de Morais.
Mas, a família Brito, especialmente os que vieram da cidade de Pesqueira, onde nasceram o Dr. Aluiz e Adeilton, tem grande número de familiares e grandes amigos em Paulo Afonso, dentre eles a família de D. Laura Emetério, sua filha Professora Adelina, prima de Adeilton e também, dentre muitos outros o ex-prefeito José Ivaldo, seus irmãos Zé Ivandro, Tony, Anderson e muitos outros familiares de Dr. Aluiz Tenório e de seu irmão Adeilton como o também ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Paulo Afonso, Celso Brito que é parte dessa grande família.
Segundo Paurílio Barbosa, outros familiares de Adeilton eram assíduos frequentadores da 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso.
Adeilton faleceu no Recife. Ele era Procurador Federal e escritor, membro e um dos idealizadores da Academia Pesqueirense de Letras e Artes, onde ocupava a Cadeira Nº 32.
A notícia do falecimento de Adeilton Tenório foi veiculada nas redes sociais pelo Blog O abelhudo, de Paulinho Muniz e registra grande número de mensagens de pesar de amigos e de ex-alunos do Professor Adeilton no Colégio Cristo Rei.
Segundo esse Blog O abelhudo, Adeilton Tenório, que faleceu no Recife no dia 27 de agosto, onde aconteceu o velório, foi sepultado nesta segunda-feira, dia 28, em seu lugar de nascimento, o Distrito de Mimoso, do município de Pesqueira/PE.
Também em Paulo seus familiares, primos, Adelina, José Ivaldo, José Ivandro registram seu pesar pelo falecimento de Adeilton Tenório de Brito, ex-aluno do Ginásio Paulo Afonso, colega de classe do também pioneiro Paurílio Barbosa.
Mensagem de José Ivaldo, ex-vereador e ex-prefeito de Paulo Afonso, também Pesqueirense:
Grande perda familiar! Adeilton, primo legítimo de minha mãe, era pessoa muito querida por toda a família Tenório de Brito. Gentil, atencioso e apegado à família. Amava o distrito de Mimoso, parte do município de Pesqueira, nossa terra Natal, do mesmo modo que amava Paulo Afonso, nossa terra adotiva. Saudades! (José Ivaldo de Brito Ferreira)
Algumas mensagens do Blog O Abelhudo:
- Adilson foi meu professor em 1967, no Colégio Cristo Rei. Posteriormente mantive com contato com ele enquanto fui membro da APLA. (Admilton Torres)
- Meu primo irmão, meu amigo. Muitas histórias vividas na infância. Uma página de saudades. (Adília Britto)
- Nossa família está de luto pela passagem para outra vida do primo Adeilton, irmão do Dr. Aluiz Tenório. (Paulo Roberto Paulo Brito)
- Meus sentimentos aos familiares de Adeilton. Pessoa amiga, de fino trato, vasta cultura, sempre acrescentava em qualquer conversa. Atencioso, gentil, dono de muitas qualidades. Pessoas assim fazem falta e ele, com certeza, fará. Deus lhe dê o descanso eterno. (Ângela Souza)
- Meus sentimentos por esta ausência eterna do meu amigo Adeilton, companheiros nos saraus da UBE Recife. Um homem Júlio Verne. Amava falar das maravilhas do mundo que já tinha conhecido. Era uma aula de história e art. Ser humano humilde. O maior título de um homem. DEUS ilumine sua face. Por toda eternidade. Auzêh Freitas.
Recebi no WhatsApp este comentário assinado conjuntamente por Adelina, Aninha e Carlinhos, sobre Adeilton: "Adeilton Possidônio Tenório de Brito viveu de forma a realizar seus sonhos. De menino simples, nascido na Vila de Mimoso, distrito de Pesqueira-Pe, a cidadão do mundo, visitou vários países, conheceu muitas culturas e soube como ninguém ser presente na vida daqueles aos quais se cercou em vida com sua forma única de ser. Autor de vários livros, amava Paulo Afonso, terra onde viveu sua adolescência e fazia questão de visitar sempre que podia. Colecionador de obras de arte, amava música e cinema, nos deixou em 27/08. Nesta última viagem, partiu deixando saudades e lembranças". Adelina, Aninha e Carlinhos
Junto - me a família Tenório, por quem sempre tive carinho e respeito, nas orações e na saudade. Que ADEILTON seja recebido no mundo espiritual, e encontre LUZ e PAZ.
Querida Aninha, soube da passagem de Adeilton para a morada celestial. Deus o acolha e o ilumine com sua luz perpétua.Aceite minhas condolências e transmita para Adelina e os demais parentes e familiares os meus sentimentos.Deus conforte todos vocês.
Nossos sentimentos aos familiares.