noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

D. Diva, uma estrelinha... Aos 101 anos, ela foi morar com o Pai Celestial

O velório está sendo no SAF/Paulo Afonso e o sepultamento será às 16 horas no Cemitério Pe. Lourenço Tori, em PA

Publicada em 30/08/23 às 23:11h - 1076 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia D. Diva, uma estrelinha... Aos 101 anos, ela foi morar com o Pai Celestial  Compartilhar a noticia D. Diva, uma estrelinha... Aos 101 anos, ela foi morar com o Pai Celestial  Compartilhar a noticia D. Diva, uma estrelinha... Aos 101 anos, ela foi morar com o Pai Celestial

Link da Notícia:

D. Diva, uma estrelinha... Aos 101 anos, ela foi morar com o Pai Celestial
D. Diva, mais jovem  (Foto: Álbuns da família)

D. DIVA BARBOSA REIS -  Em 4 de julho de 2022, essa alagoana nascida em Delmiro Gouveia em 4/7/1922, completava 100 anos de vida. Com todos os cuidados por conta da pandemia ainda resistente, os familiares vieram abraçá-la no sábado 9 de julho. Sua casa, no Bairro Amaury Menezes, conhecido como BNH, em Paulo Afonso/BA., ficou pequena pra tanta gente, num clima de contagiante alegria.

Julho de 2023, no seu aniversário de 101 anos, a cena se repetiu. E em momentos assim todo o tempo é pouco para tantas lembranças...

Do seu casamento com Manoel dos Reis Filho, chesfiano pioneiro, já de saudosa memória, teve 6 filhos, dos quais faleceu Mário Barbosa Reis. Os outros são Cabo Reis (José Barbosa Reis), Lili (Joseli Barbosa Reis), Cida (Maria Aparecida Reis) Nell (Manuel Barbosa Reis) e Fafinha (Maria de Fátima Reis Ribeiro) esta, morando com a mamãe D. Diva.

 

Uma relíquia que D. Diva sempre guardou com grande carinho é um quadro onde colocou a Bênção Apostólica do Papa Francisco para o casal Manoel dos Reis Filho e Diva Barbosa dos Reis.

Reproduzimos informações da família, de Manuel Reis, casado com Beth e mora em Caruaru, onde trabalha, publicadas na matéria dos 100 anos de sua mãe, D. Diva, de quem fomos, a nossa família, vizinhos na Vila Operária da Chesf.

Diz Manuel que quando sua mãe era pequena, era muito sapeca. Gostava de fazer troças com as pessoas, indo no açude e ficava de joelhos com as mãos postas deixando as pessoas com medo. Naquela época as pessoas acreditavam muito em assombração. Também pintava o rosto de carvão ficando caracterizada de pedinte e andava pelas ruas com uma boneca, pedindo. Ela contava essas estórias rindo muito. Era o divertimento das crianças, relata um dos filhos, Manuel Reis.

 

Ela trabalhou na fábrica de Delmiro (Fábrica da Pedra), onde também trabalhava Manuel dos Reis com quem se casou. Depois, foram morar em São Paulo, de onde vieram para Paulo Afonso, quando o esposo, conhecido como Seu Nezinho, veio trabalhar na Chesf. Moraram muitos anos na rua "S", ao lado da Escola Adozindo. Sempre uma pessoa muito brincalhona. Quando mais jovem, gostava de cantar e sempre foi muito caseira. Era muito difícil ela sair de casa, disse Manuel.

Depois de viúva de seu Nezinho, D. Diva, passou a morar com a filha mais nova Fátima Reis e seus filhos, no Bairro BNH em Paulo Afonso. “Fátima ficou tomando conta de papai e agora de mamãe até hoje, porque todos os outros filhos foram morar fora de Paulo Afonso. Fátima teve duas filhas e uma neta que mora com ela e tem mais dois netos que moram com a outra filha em Salvador, disse Manuel Reis, quando D. Diva fez 100 anos.

A situação continuou igual. Em julho deste ano, novamente todos vieram abraça-la no seu aniversário de 101 anos. E todos compreendem que quando se tem vida longa, essa longevidade é bênção de Deus, para cada um que consegue alcança-la

Hoje, 30 agosto chegou a hora da doce senhorinha voltar ao aconchego da Casa do Pai, reencontrar os mais queridos que já fizeram esse caminho bem antes.

E os familiares que moram em outros lugares se reuniram mais uma vez aos que moram em Paulo Afonso, agora para dar um último adeus a esta senhorinha que brilha no firmamento como uma nova estrelinha.

Sentimos muito a sua partida para essa viagem pelos caminhos eternos, mas os que têm fé forte como ela, acreditam que ela está ao lado do Pai Celestial. A fé também nos faz crer que, mesmo entristecidos pela partida de quem amamos, o Espírito Santo há de consolar a todos para que, também fortalecidos com essa bênção do conforto espiritual, cada um continue a sua jornada aqui entre nós até o dia do querer de Deus.

Na vida, momentos de luto são inevitáveis. Assim, sintam-se abraçados e recebam essas duas mensagens de Deus como essência da Paz de Deus para suas vidas.

O Salmos 46:1 afirma: “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente nas tribulações”.
O Salmo 34:18 diz: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os que têm o espírito abatido”.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

5 comentários


Cirleide Dias

31/08/2023 - 13:51:29

Deus conforte todos familiares. Nel e Betinha receba meu caloroso abraço . Que os Espíritos de Luz acolham na paz !


RITA

31/08/2023 - 10:51:43

Que minha tia vá em Paz, para ao lado do Nosso Criador, com certeza será uma continuação de uma vida feliz, ao lado do Nosso Pai, continuando sendo um Serde luz , protegendo todos com muito amor e carinho. Saudades Eternas!


Régia

31/08/2023 - 09:47:34

Meus sinceros sentimentos aos familiares,sou muito privilegiada de fazer parte dessa família maravilhosa,sou filha de vanuzia,e Renato,desejo um abraço bem forte a todos,filhos,netos,noras de demais ,pois a tristeza é grande,mais uma mulher,forte e sempre tinha palavras lindas e conselhos gratificantes e satisfatório 0ara com todos,uma família linda,cheia de amor,carinho e respeito,uma família abençoada.


Raquel Reis Andrade

31/08/2023 - 09:19:22

Meus sinceros sentimentos a todos os familiares. Estaremos virando mais uma página da vida de uma mãe de uma tia, avó e amiga tão querida e amada, até os teus últimos dias. Esquecer nunca mas temos que aceitar o que é natural no percurso da vida, 101 anos.


Claudia

31/08/2023 - 06:45:36

Deus há de abrigar- lá na Vida Eterna e confortar toda família. Fui privilegiada de usufruir de sua companhia em muitos momentos de minha vida. Sempre tinha boas palavras, sorriso rico e carinho infindável. Está ao seu lado, era sinônimo de felicidade e gratidão!Um forte abraço em toda família, em especial a meu cunhado e compadre Manoel Reis e a minha irmã Beth, que sempre disse, tenho duas mães, porque recebia muito amor desta sogra apaixonante!🙏🥲🌺


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!