A Escola Municipal Higino Gomes de Sá, que antes se chamava São Vicente de Paulo, do Bairro Centenário, é uma das mais antigas mantida pela Prefeitura de Paulo Afonso.
Ali estudam cerca de 600 alunos dos Cursos Fundamental I e Fundamental II, do 2º ao 9º ano e o Curso de Educação de Jovens e Adultos – EJA – 4 e 5.
A diretora é a Professora Silvana Lima da Cruz e a vice-diretora, a Professora Adriana Silva Neves de Oliveira esta unidade da rede de ensino municipal de Paulo Afonso tem como coordenadoras as pedagogas Katiane Teixeira da Silva, do Curso Fundamental I e Marlene Dantas Sandes do Curso Fundamental II.
No último dia do mês de agosto de 2023, toda a Escola esteve envolvida na culminância do Projeto Escola Higino nas Trilhas da Leitura, envolvendo os estudantes numa criativa tarde literária.
O evento contou com a presença dos acadêmicos da ALPA, que representaram esta Academia, o escritor João de Sousa Lima e o poeta e compositor Oscar Silva.
Neste evento da Escola Higino Gomes de Sá, Oscar Silva cantou esse hino do município, de sua autoria e também o Hino da Escola Higino, composto com a sua participação e a de Socorro Cosmo, que é merendeira desta unidade escola, tem vários textos escritos e foi a compositora desse Hino da Escola Higino Gomes de Sá.
Socorro Cosmo, recebe das mãos da Diretora Silvana Lima e da vice-diretora Adriana Silva o Certificado pela sua criação, o Hino da Escola Higino Gomes de Sá
O evento literário e musical foi bastante movimentado durante toda a tarde do dia 31 de agosto, envolvendo todos da direção, coordenação, professores, pessoal de apoio e os alunos desta Escola Municipal.
Todos puderam ver as Exposições organizadas pela Professora Cássia, de Redação. Os alunos do 6º Ano A, apresentaram a História de Malala e jogos interativos, atividade realizada em sala de aula.
No auditório, os alunos do 6º Ano B e C montaram uma Tenda Literária e ali foram apresentados contos e a Ilha dos Sentimentos, com jogos interativos.
A Professora Clemilda, de Língua Portuguesa apresentou Exposições no espaço do corredor da Escola.
Os alunos do 7º Ano A e B mostraram, de várias formas, textos, livros e histórias assim apresentados a todos.
- Cabideiro de textos;
- Banquete literário;
- Liberte um texto;
- Guarda-chuva literário; (guarda-textos)
- Televisão literária (vale a pena LER de novo);
- Livro gigante;
- História na caixa.
Outras Exposições foram organizadas nas salas de aulas pelas Professora Josenilda, de Língua Portuguesa e Professora Alexsandra, de Artes.
Os estudantes do 8° Ano A e B apresentaram as Lendas urbanas onde cada grupo expôs em sala um fragmento da história e a dramatizaram no momento das visitações.
Os estudantes do 9º ano tiveram como tema – Dos livros aos discos, onde cada grupo expôs em sala um fragmento da história.
Foram feitas as seguintes apresentações pelos alunos:
- 6° Ano A: Malala;
-9° Ano: Dos livros aos discos - Geni e o Zepelim;
-EJA 4 - Exposição do Hip Hop: Chega na Rima;
-EJA 5 - Resultado do Cinema Literário dançaram: Os Embalos de Sábado à noite.
No encerramento da programação foram entregues Certificados para Oscar Silva, como co-autor do Hino da Escola Higino e ao Professor Pablo, compositor e cantor do Hip Hop com os alunos.
Foi também entregue uma Menção Honrosa ao aluno Davi de Lima Silva, do 9º Ano, nascido em 27/08/2008, que obteve excelente resultado na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática, em 2022. Davi, filho de André Joaquim da Silva e de Valmira de Lima Santos tem como professores:
Matemática: Edmilson Santos de Oliveira Júnior
Português: Josenilda Lopes dos Santos
Arte: Cássia Teixeira da Silva
Redação: Alexsandra Ribeiro da Silva Resende
História: Edmário Vicente Silveira
Geografia: Solange Gomes Nóbrega
Inglês: Soraia Virgínia Cardeal de Azevedo Fontes
Ciências: Cibele Paiva dos Santos Ferreira
Ensino Religioso: Fabrícia Kelly do Nascimento Silva
Educação Física: Edren Ryan Cordeiro de Macena
A ALPA esteve presente também num painel com fotos de todos os membros e a Coordenadora Pedagógica, Marlene Sandes, agradeceu aos integrantes da ALPA, Oscar Silva e João de Sousa Lima, presentes na culminância desse Projeto – Higino nas Trilhas da Leitura.
O presidente da ALPA, que entregou, antes, livros para a Biblioteca da Escola Higino - outros livros foram também doados por outros escritores da ALPA - embora programado, não pôde comparecer ao evento por motivo de saúde, justificado junto à Coordenadora Marlene Sandes, apresenta os maiores cumprimentos e aplausos à direção, coordenadores, professores, todo o pessoal de apoio, alunado e familiares desta Escola Higino Gomes de Sá, a cada um dos organizadores e participantes desse Projeto, pela belíssima iniciativa de despertar o interesse destes estudantes para leitura e para a escrita, o que tem revelado talentos em outros grandes colégios e nas unidades escolares mantidas pela Prefeitura de Paulo Afonso através da Secretaria de Educação.
A ALPA tem sido convidada a participar de vários eventos como este e se faz sempre presente porque possui um projeto chamado O Escritor vai à Escola, uma iniciativa da Professora Jovelina Ramalho, membro fundadora da ALPA, justamente com esse objetivo. Nesse mês de agosto, a ALPA esteve no Colégio Boa Ideia e nas Escolas municipais: Rita de Sá, na Malhada Grande, Rivadalva Carvalho, no BTN, Manoel de Almeida, no BTN, Vinícius de Moraes, no Jardim Bahia e agora na Escola Higino Gomes de Sá, no Bairro Centenário.
É sempre uma alegria para a Academia de Letras de Paulo Afonso participar de eventos dessa natureza e interagir com diretores, professores, alunos e seus familiares.
Parabéns a todos os que fazem esta Escola Municipal Higino Gomes de Sá, por esse grande evento. Concluiu o presidente da ALPA, Professor Antônio Galdino da Silva.
Coord. Marlene, Professores da Escola Municipal Higino Gomes de Sá e João de Sousa Lima e Oscar Silva, representantes da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA
Coordenadora Marlene, do Fundamental II, Oscar Silva, da ALPA, Coordenadora Katiane, do Fundamental I e Silvana Lima da Cruz, diretora da Escola Mun. Higino Gomes de Sá
As apresentações ficaram lindas,eu como aluno da escola amei todas as apresentações ❤️
Agradecemos ao professor, o Sr. Galdino, presidente da ALPA (Academia de Letras de Paulo Afonso) pelos livros doados (Abel Barbosa, os caminhos da Educação - de forquilha a Paulo Afonso e revistas sobre a ALPA) para o acervo da Escola municipal Higino Gomes de Sá. Também, ao escritor João de Souza, que esteve presente no dia da culminância do projeto, nos doou 02(dois) exemplares de sua autoria (Moreno e Durvinha e Paulo Afonso e a Vila poty).Temos um exemplar, ESPERANÇA, do professor e escritor Aníbal Nunes, que esteve na escola em 2022 a pedido da professora Alexsandra, na época lecionava REDAÇÃO, e dos alunos que realizaram uma entrevista. Neste momento ele doou o livro. Gratidão a todos!
Fico muito grata, Sr. Galdino, pela bela matéria realizada Na Folha Sertaneja. Unimos todos os esforços para que as aprendizagens sejam alcançadas e, através de projetos desta natureza, conseguimos envolver de forma bem significativa nossos alunos. E o resultado deste lindo trabalho, orientado pelas professoras: Alexsandra(ARTE), Clemilda (LINGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO), Cássia (REDAÇÃO) e Josenilda (LÍNGUA PORTUGUESA), tinha que ser exposto a toda comunidade e familias que devem estar sempre lado a lado com a escola. O nosso aluno Davi Cordeiro recebeu a Menção Honrosa referente a 17ª Olimpíada de Matemática referente ao ano de 2022 quando cursava 8º Ano. Agora, 9º Ano, conta também com o professor Aurindo (HISTÓRIA e GEOGRAFIA). Gratidão é a palavra pela colaboração de toda equipe Higino Gomes de Sá, também ao compositor Oscar Silva( parceiro no Hino da escola com a compositora, a nossa funcionária, Socorro Cosmo), ao artista Edson Chucky (pela aula sobre grafite aos alunos da EJA 4) e ao cantor e compositor Pablo (orientador para a composição do Hip Hop "Chega na Rima" que será tocado em todas as plataformas digitais de música no dia 22 de setembro.