Antes de entrar na homenagem propriamente dita, vale uma explicação aos internautas sobre essa data tão importante para todos os que fazem a comunicação através das ondas do rádio.
Dia do Radialista ainda é comemorado em duas datas
De fato, este dia dedicados aos trabalhadores da radiodifusão tem sido comemorado, nos últimos anos em duas datas: 21 de setembro e 7 de novembro de todos os anos.
A Federação das Associações de Rádios Comunitárias explica no seu site www.farcompr.org que “Por anos e anos, o Dia do Radialista era lembrado no dia 21 de setembro. Entretanto, uma lei federal assinada em 2006, transferiu para 7 de novembro o dia que homenageia os radialistas. A curiosidade é que, com a alteração, muitos passaram a comemorar o Dia do Radialista em duas datas”.
Para entender essa história
A história teve início em 1943, no primeiro governo de Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma lei em que fixava um piso salarial, ou remuneração mínima, para os profissionais da categoria. A data, 21 de setembro, passou então a ser comemorada em alusão ao histórico decreto. Consta que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi quem realizou as primeiras comemorações para o Dia do Radialista, ainda na década de 40.
Em 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a lei nº 11.327, que institui 7 de novembro como a data de comemoração oficial do Dia do Radialista. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso que nasceu no dia 7 de novembro de 1903 em Ubá, interior de Minas Gerais. Autor de sambas como “Aquarela do Brasil”, de 1939, foi um compositor que revolucionou a música brasileira. Sua paixão pelo rádio foi verificada principalmente na Rádio Tupy, onde produziu e participou de vários programas e ainda foi locutor e cronista esportivo.
Mesmo com a mudança imposta pela lei de 2006, os radialistas utilizam ainda hoje as duas datas para comemorar e até demonstram preferência pela primeira, 21 de setembro.
Os radialistas têm também outra data festiva que é o tradicional Dia do Rádio, que se comemora no dia 25 de setembro. (Fonte - http://www.farcompr.org)
Link da matéria: https://www.farcompr.org/dia-do-radialista-ainda-e-comemorado-em-duas-datas/
Radialista Tony César e todos os radialistas de Paulo Afonso e região são homenageados pela vereadora Evinha Oliveira
De volta às origens, 21 de setembro de 2023, será sempre um dia inesquecível para o Radialista Cesário Antônio da Silva, que certamente pouca gente deve conhecer mas, haverá unanimidade de aplausos e elogios quando se disser que o Sr. Cesário Antônio é um dos radialistas mais atuantes na radiodifusão do município de Paulo Afonso, com passagens por outras cidades, sempre conhecido como TONY CÉSAR.
“Bendize ó minha alma ao Senhor...”
E o seu dia 21 de setembro de 2023, na Câmara Municipal de Paulo Afonso começou com uma palavra do seu filho Tony César Filho que falou do seu pai, com os versículos 1 a 3 do Salmo 103 – “Bendize ó minha alma ao Senhor...”
Ele nasceu na cidade de Bom Conselho, Estado de Pernambuco e chegou à cidade de Paulo Afonso no ano de 1987 onde já existia a Rádio Cultura de Paulo Afonso AM e FM, criada pelo empresário Antônio José Diniz ainda no ano de 1978. E contou com o apoio do radialista Saul Camboin para começar a trabalhar nessa emissora.
Tony César trabalhou nessa emissora de Rádio por três anos quando passou a prestar os seus serviços de locução em estúdio e depois como repórter de campo, na Rádio Bahia Nordeste de Paulo Afonso, fundada no ano de sua chegada a Paulo Afonso, 1987, no dia 3 de outubro e gerida por uma sociedade formada por José de Matos Brito, Alonso Maciel, Décio Matos e Luiz Barbosa de Deus.
Na Rádio Bahia Nordeste Tony César era a voz marcante dos programas regionais “Forró na Fazenda” e “Forrozão 950”, sempre muito ouvido pelos que admiram a música nordestina, entrando nas casas dos moradores da cidade e zona rural de Paulo Afonso e de outros municípios da região nas primeiras horas das manhãs.
Assim, alegrou por duas décadas o homem da cidade e do campo, como também os lares em toda a nossa região mas, foi bem além desse formato de comunicação. Sempre foi um grande repórter policial, indo às delegacias e cenas de crimes e narrando os fatos com absoluta fidelidade o que o fazia muito respeitado por esse cuidado no trato com a notícia.
Como repórter policial criou um bordão que ainda hoje utiliza em suas reportagens, atualmente na Rádio Angiquinho; "Não quer virar notícia, não deixe que o fato aconteça..."
Para chegar ao centro da notícia, onde ela acontecesse, ou nas delegacias de polícia, vale-se de caronas de amigos, em motos e até nos próprios carros da Polícia, a ponto de ser confundido, certa vez, com um meliante preso, como explicou o Vereador Marconi Daniel na sessão extraordinária da Câmara realizada no dia 21 de setembro em sua homenagem.
Vereador Marconi Daniel, primeiro à esquerda
Disso Marconi Daniel que, certa vez, Tony César chegou à Delegacia da Polícia de Paulo Afonso, no BTN, numa viatura da Polícia Militar, a quem pediu carona e, antes de descer da viatura foi abordado por outro repórter que estava começando querendo entrevista-lo, pensando inicialmente que ele era o detido... (muitos risos).
Foi também um respeitado repórter dos campos de futebol, tendo a tarefa de entrevistar jogadores, técnicos e torcedores durante os disputados jogos do campeonato de futebol de campo e de salão de Paulo Afonso, como parte da equipe magistral formada por J. Bezerra, Rosalvo Soares, ambos in memoriam, Hugo Quadros, Nilson Brandão e outros atuantes radialistas esportivos de Paulo Afonso.
Em seus muitos anos de moradia em Paulo Afonso, teve passagens pelas rádios Delmiro FM, que ainda hoje mantém um repórter em Paulo Afonso (atualmente, Tiago Santos) e na Betel, emissora comunitária dirigida pelo Pastor João Neto. Também colaborou com emissoras da Paraíba e de Pernambuco.
Ao ser alcançado por essa expressiva homenagem feita pela Vereadora Evinha Oliveira e aprovada pela unanimidade dos vereadores da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o Sr. Cesário Antônio, estava muito emocionado, tanto pela homenagem como pelo grande números de radialistas das rádios de Paulo Afonso, de Delmiro Gouveia e até de antigo radialista, atual vereador no município de Glória, Antônio Marcos, que ali esteve para abraça-lo, merecidamente.
Tony César, o nome artístico do Sr, Cesário Antônio da Silva, já passou por momentos delicados em sua vida mas segue firme e atuante na sua profissão de comunicador do rádio.
Conhecido como a lenda viva do Rádio, atualmente, faz parte do plantel respeitado da Rádio Angiquinho, instalada no Povoado da Barragem Leste, Município de Delmiro Gouveia/AL mas com o sinal muito forte chegando a Paulo Afonso, onde Tony César é o seu repórter policial.
Ali, na Rádio Angiquinho FM 98,5 todos podem ouvi-lo no jornal Hora da Notícia, das 7:00 horas às 9:30horas, ao lado de Allan Leite e também no Programa Radar, das 12:00 h às 15:00h. com o radialista Ozildo Alves, que não estava presente mas acompanhou tudo pelo YouTube.
A Vereadora Evanilda Gonçalves de Oliveira, também muito conhecida apenas como Evinha Oliveira, na Justificativa da sua proposta do Título de Cidadão de Paulo Afonso destaca estas muitas qualidades do Sr. Cesário Antônio da Silva, o radialista Tony César, o que a fez apresentar esse Decreto Legislativo, ainda aprovado em 30 de novembro de 2022 e agora entregue solene e festivamente ao homenageado e sua família diante de dezenas de colegas radialistas que neste 21 de setembro de 2023, estiveram na sede do Poder Legislativo de Paulo Afonso para homenageá-lo.
Foram muitos os oradores, desde seu filho, Tony Filho, os amigos Márcio Omena, Giuliano Ribeiro, o também radialista e hoje vereador no município de Gloria, Antônio Marcos. Também deixaram suas mensagens os vereadores de Paulo Afonso, José Abel Souza, Jailson Ribeiro, Marconi Daniel, Irmã Leda, Jean Roubert que trouxe à lembrança e à memória de todos o nome do radialista pioneiro Antônio José Diniz e a Vereadora Evinha Oliveira, autora do Decreto Legislativo Nº 100/2022 que concede o título de Cidadão de Paulo Afonso ao radialista Tony César.
Disse a Vereadora Evinha Oliveira: “Como é bonito vermos as nossas histórias sendo contadas através dos olhos das pessoas, muitas vezes não temos essa dimensão. E tantas pessoas vieram aqui demonstrando o quanto o senhor é querido”, continuou Evinha: “Me sinto honrada em ter lhe feito essa homenagem e estendo a toda imprensa, meio fundamental para construirmos uma cidade democrática.”
Na galeria, grande número de radialistas nesse momento que se transformou no maior encontro de radialistas dos últimos tempos. Ali estavam Giuliano Ribeiro, Kaká, Allan e outros da Rádio Angiquinho, onde Tony César trabalha atualmente. "E não vieram todos, senão a Rádio fechava, brincou alguém". Tiago Santos da Delmiro FM, Fábio Salvador da Rádio Bahia Nordeste, Marcelo França da Rádio Cultura, e muitos outros, radialistas de outros tempos como Saul Camboin, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Ângelo Carvalho, Tafarel, Guaxinim, Whashington Luiz, e os muitos que começaram há pouco. De outros veículos de comunicação, além do Jornal Folha Sertaneja, ali estava a jornalista Ivone Lima diretora do site Painel e outros colegas da mídia.
O Jornal Folha Sertaneja e o site www.folhasertaneja.com.br, cujo diretor, Professor Antônio Galdino contribuiu para o nascimento da Rádio Cultura e da Rádio Bahia Nordeste, nas quais também atuou como radialista e pôde acompanhar o trabalho de Tony César, em mensagem enviada antes à Câmara Municipal, externou a sua alegria em ver o Poder Legislativo de Paulo Afonso, através de uma de suas atuantes vereadoras da atual Legislatura, Evinha Oliveira, homenagear a imprensa de Paulo Afonso, como já fez outras vezes esse Poder Legislativo, por vários outros vereadores ao Jornal Folha Sertaneja e este jornal e todas as rádios e sites, blogs e outros instrumentos de comunicação social continuam a exercer a sua função de levar a notícia, nos seus mais variados formatos, com a absoluta liberdade de expressão assegurada pela Constituição Brasileira.
Mesa diretora da Sessão Solene de entrega do título de Cidadão de Paulo Afonso ao radialista Tony César, formada pelo presidente da Câmara, Vereador José Abel Souza e pela Vereadora 2ª Secretária, Leda Chaves (Irmã Leda) e Vereador Jailson Oliveira
É sempre bom para cada um que atua nesta área receber o carinho de um importante segmento da sociedade pauloafonsina, como a Câmara Municipal de Paulo Afonso, cujos vereadores, eleitos, representam todos os moradores do município.
Vereadora Evinha Oliveira, Vereador Jean Roubert, familiares de Tony Cesar e muitos amigos radialistas
Vereadora Evinha Oliveira ao lado do homenageado, Tony Cesar, com Antônio Galdino, do Jornal Folha Sertaneja e Saul Camboin, responsável pela ida de Tony César para a Rádio Cultura de Paulo Afonso
No caso específico do radialista Tony César, muito justa e oportuna a iniciativa da Vereadora Evinha Oliveira e de seus pares, vereadores ao acolher esse proposta por unanimidade e a extensão da homenagem a todos os radialistas.
Eu tive a honra de ter esse título de Cidadão de Paulo Afonso sudi aprovado em 7 de abril, dia do aniversário da Câmara de Paulo Afonso, no ano de 1993, há 30 anos. Continuo sendo grato. Sempre!
Parabéns pra você, meu colega radialista e Cidadão de Paulo Afonso, Sr. Cesário Antônio da Silva, repórter Tony César.
(Do Editor do site www.folhasertaneja.com.br)
Toda a Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Paulo Afonso, da entrega do título de Cidadão de Paulo Afonso ao radialista Tony César pode ser assistida pelo link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=EYJw1aN-nmI