Esta embarcação diferenciada entrou nas águas do Rio São Francisco, em Paulo Afonso, no Sertão da Bahia. Em sua cabeceira, uma carranca esculpida, símbolo cultural mitológico dos navegantes do “Velho Chico”, substituiu a figura do dragão dos barcos chineses.
Em cada barco há a participação e 20 remadores, um timoneiro e um ritmista. Começava aí a história do Carranca Boat, modalidade esportiva mundialmente conhecida como Dragon Boat, e que hoje é uma referência não somente no esporte, mas em causas culturais, ambientais e sociais, tendo como luta principal o fortalecimento da autoestima de mulheres vítimas de câncer de mama.
Após dez anos, a atividade encanta aos participantes e quem assiste ao espetáculo sincronizado nas águas do rio São Francisco. Seus remadores associados cuidam não somente do corpo, mas levam adiante o espírito de solidariedade.
A ideia da construção do Carranca Boat foi desenvolvida pelo italiano Césare Decarli, que ao chegar no município avistou o Velho Chico e ali projetou uma grande atividade esportiva em equipe. Ele, que já havia sido atleta na Itália, inclusive vencendo diversos campeonatos, transformou o conceito em prática e, junto com o Bispo Dom Guido Zendron, nomeado para a Diocese de Paulo Afonso em maio de 2008, fez os dois primeiros barcos de fibra de vidro.
“Ao chegar a Paulo Afonso olhei para a imensidão do Rio São Francisco e pensei porque não usar a minha experiência. Desde então, desenhei o projeto do barco, acompanhei a construção, o treinamento e hoje estamos aqui, contando essa história para o mundo”, disse Cesare Decarli.
Entre as conquistas da associação, estão à participação e realização de quatro competições por ano, os únicos no Brasil – Semana da Água, Remo de Ouro, Dia do Soldado, Semana da Infantaria e agora ampliadas com o Dia da Criança, Semana de Meio Ambiente e Festival Roama, esta última a de maior destaque pelo cunho social.
O Carranca Boat realizou dois festivais internacionais Roama, que oportuniza a mulheres portadoras do câncer de mama, a participar do esporte. Além de ajudar no processo de recuperação, devido ao movimento, dá oportunidade a essas mulheres de se sentirem ainda mais vivas. O festival reúne convidados de diversos estados e países e acontece no lago do monumento “O Touro e a Sucuri”, símbolo que retrata a poesia de Castro Alves em que menciona força do rio São Francisco rasgando rochas de um cânion, impressionando os participantes de fora com a beleza do local.
A associação também se destaca pelo reconhecimento em 04 de outubro de 2019 do curso de capitão e timoneiro, chancelado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Uma semana antes do Festival Roama, é realizado um curso de timoneiro e capitão, e já capacitamos participantes inclusive da Argentina, confirmando assim o esforço da associação em desenvolver um trabalho de referência.
Através de uma parceria com o Boatflex Brazil o qual recebeu o atestado do Internationational Canoe Federation (ICF), onde aprova e endossa a construção de barcos dragon boats no Brasil, reconhecido pelo International Breast Cancer Peadless Comission (IBCPC). Todo o esforço da associação rendeu o reconhecimento como utilidade pública através da Lei Municipal Nº 1.346, de 25 de agosto de 2016 e uma Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores de Paulo Afonso em outubro de 2019.
Outro importante destaque foi a participação dos barcos do Carranca Boat cruzando as águas do rio São Francisco, no Canal da Usina Paulo Afonso 4, levando condutores da Tocha Olímpica, em 2016, na sua passagem por Paulo Afonso. A embarcação, cruzou as águas do Rio São Francisco e ao final do revezamento da Tocha Olímpica por 10 quilômetros de ruas de Paulo Afonso, coube ao fundador, do Carraca Boat, Césare Decarli, a honra de conduzir esse símbolo das Olimpíadas no seu último trajeto e inflamar a Pira instalada no Centro de Cultura Professora Lindinalva Cabral.
O Carranca Boat também tem participado da Campanha Outubro Rosa, da Procissão Fluvial em homenagem ao padroeiro da cidade, São Francisco, no dia 4 de outubro e de grande número de eventos do município e em cidades vizinhas.
Com apoio da Prefeitura de Paulo Afonso, a Associação Carraca Boat foi contemplada com três barcos, totalizando seis unidades. Ainda em parceria com a gestão, oferta a prática do remo às crianças do Centro de Referência Social (Cras), do Benone Resende, aos meninos e meninas da Casa Menina Flor e Meninos da Terra, onde foi ensinado o plantio da graviola, por meio do Projeto Recriar. O sucesso e o envolvimento das crianças foi tão grande que a prática do Dragon Boat foi incluído na grade esportiva da rede municipal de ensino.
A Associação realizou em 2022 o “Carranca Fluvial Fest”, um evento que reuniu shows, apresentações, com o foco principal da conscientização para preservação do Rio São Francisco.
Através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), FEBAC (Federação Baiana de Canoagem) e Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), foi realizada a primeira Copa Brasil de Dragon Boat no Dique do Tororó em Salvador em dezembro de 2022.
Em Paulo Afonso, o Carranca Boat já realizou por 7 anos, de 2015 a 2019 e, depois da pandemia do Covid, nos anos de 2022 e 2023, o Troféu Remo de Ouro no Lago do Touro e Sucuri tendo reunido neste último ano 37 equipes, algumas do município de Glória e também de Salvador/BA.
Paulo Afonso através do Carranca Boat pleiteia se candidatar a ser uma das cidades sedes do Campeonato Mundial de Sobreviventes de Câncer de Mama, tornando-se uma das sedes oficiais no Brasil para campeonatos oficiais para o “Dragon Boal” e outras modalidades náuticas esportivas.
O italiano Césare Decarli, criou o Carranca Boat em Paulo Afonso
Entre tantos sonhos o Carranca Boat traz como ponto principal - o incentivo a esperança e ao companheirismo. Nossa maior missão é o companheirismo, o espírito de equipe e solidariedade. Temos um grupo que pratica esporte, mas acima de tudo, pratica o bem, e é isso que celebramos. Agradecemos a todos os parceiros que abraçam esse projeto e nos ajudam a tornar possível essa ação.
Sobre o Carranca Boat em Paulo Afonso, assim conclui o seu criador, Césare Decarli:
“Carranca Boat: “Mais que um esporte, uma atividade que reforça a solidariedade”