noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Eva Freire Costa Batista – 80 anos, celebrando a VIDA!

Publicada em 05/12/23 às 14:53h - 484 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Eva Freire Costa Batista – 80 anos, celebrando a VIDA!  Compartilhar a noticia Eva Freire Costa Batista – 80 anos, celebrando a VIDA!  Compartilhar a noticia Eva Freire Costa Batista – 80 anos, celebrando a VIDA!

Link da Notícia:

Eva Freire Costa Batista – 80 anos, celebrando a VIDA!
 (Foto: Antônio Galdino, Alessandra Costa e Arq. Jornal Folha Sertaneja)

No domingo, 3 de dezembro de 2023, Eva Freire, ex-chesfiana, ex-aluna do GPA/COLEPA, funcionária pública aposentada, apaixonada por flores, jardins e plantas, viúva de Euclides Batista, reuniu familiares e alguns amigos para celebrar a vida porque Deus lhe deu a bênção da longevidade e ela, justo nesse domingo, 3 de dezembro, chegava aos 80 anos.

Foi um encontro muito alegre, muito da família e alguns amigos, mas foi também muito emotivo, evocando lembranças dessa longa caminhada.

E Eva inovou na forma de comemorar essa idade. Diante de quadros com fotos de sua história de vida ela entoava canções da época trazendo emoção a muitos dos presentes, muitos deles com idade aproximada da sua.

Aluna aplicada e grande atleta dos tempos de estudante do Ginásio Paulo Afonso, Eva não esqueceu de entoar trechos da Canção do Marinheiro., o Cisne Branco, com passos do desfile e conduzindo a faixa e um dos troféus que exibe, orgulhosa, dos seus anos de campeã de atletismo.

A filha Alessandra, a pedido do Jornal Folha Sertaneja, escreveu brevemente a história de sua mãe, Eva Freire Costa Batista que apresentamos aqui como uma homenagem pessoal de amigos da família, do saudoso Euclides Batista Filho que nos deixou ainda aos 69 anos, desde fevereiro de 2015. Mas nos deixou apenas fisicamente. Ali estava ele, nas lembranças de Eva, em suas filhas, netos e bisneto e nas muitas fotos da família.

Sobre Eva, que celebra a vida e a alegria de abraçar a sua descendência, aos 80 anos de idade, assim escreveu a filha Alessandra:

Filha, irmã, bandeirante, esposa, mãe, técnica em enfermagem, professora, artesã, florista, empreendedora, serva de Deus... missionária. Esta é Eva Freire Costa Batista, nascida em 03 de dezembro de 1943, em Delmiro Gouveia – Alagoas, originária de uma família grande e trabalhadora. Filha de Artur Freire Costa e Joventina Freire Costa, donos da sorveteria Vitória (localizada na antiga Rua da Frente, Nº 302, hoje Avenida Getúlio Vargas), que tiveram oito filhos: Noêmia, Lourdes, Leonor, Aurelina, Adão, Eva, Ivanilda e Francisca.

Em 1957, no 3º ano Primário na Escola Murilo Braga, da Chesf (hoje Colégio Carlina) conheceu Euclides Batista Filho, que dez anos depois se tornou seu esposo.

Em 1958, com a chefe das Bandeirantes Lindinalva Cabral, se tornou uma dedicada Bandeirante.

A partir de 1960, foi importante atleta do Ginásio Paulo Afonso, onde cursava admissão. Juntamente com Vadinho e Ivan Vicente, seus professores de Educação Física, atingiu por quatro anos consecutivos a medalha de ouro nas modalidades de atletismo (salto em distância, salto em altura, corrida de revezamento), nas Olimpíadas inter classes.

Em 1965 estagiou no Artesanato e conseguiu o seu 1º emprego no cargo de Auxiliar de Escritório na Tesouraria da CHESF, ficando até 1967, mesmo ano em que casou com Euclides e foram residir no Rio de Janeiro, onde nasceram seus quatro filhos: Paulo Afonso Costa Batista (in memoriam), Ana Paula Costa Batista, Alessandra Costa Batista Loureiro e Maysa Costa Batista.

Em 1973, ainda no Rio de Janeiro, ingressou através de concurso público Federal no INPS, onde trabalhou como Enfermeira Técnica. Em 1978 conseguiu transferência e retornou a Paulo Afonso, indo trabalhar no extinto INAMPS, se aposentando em 1994.

Empreendedora, em 1987, antes de sua aposentadoria, fundou a 1ª floricultura de Paulo Afonso, a Eva Flores, que ficou ativa em torno de 15 anos.

Hoje, Eva é uma mulher feliz e realizada, coruja com seus seis netos: Agnes, Pedro Afonso, Euclides Neto, Tales, Anabel e Ayla Eva, tendo também um bisneto, o Hugo.

E, nesse dia de celebração da vida, como faz todos os dias, é sempre muito grata a Deus pelo dom da vida e pela longevidade que lhe concede para compartilhar com todos o seu amor.

Por Alessandra Costa Batista Loureiro.

As irmãs: Francisca, Ivanilda, Leonor, Lourdes e Eva. Há ainda Aurelina que mora em outro Estado.

Com as filhas Maysa e Alessandra. Ana Paula, a outra filha, mora no sul do país.

Eva com Alessandra e o esposo

Eva com os netos e bisneto




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

3 comentários


F. Nery Jr

06/12/2023 - 15:46:45

Felizes em vermos Eva firme e forte, baluarte de fé e trabalho. Deus a abençoe. Euclides estaria feliz neste momento. Uma sugestão: repetir aquele voo da foto agora aos oitenta!


Ana Batista

05/12/2023 - 18:56:50

Gratidão ao querido amigo Galdino e a Folha Sertaneja, sempre presentes nos momentos relevantes da nossa família Costa Batista.


Alessandra Costa

05/12/2023 - 18:21:46

Obrigada, Folha Sertaneja, pelo carinho e pela linda e emocionante homenagem.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!