Em carta enviada ao Presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Vereador José Abel Sousa, datada de 12 de dezembro de 2023, o Prefeito Luiz Barbosa de Deus diz que “tendo em vista a determinação médica constante do Atestado Médico acostado, venho comunicar a Câmara Municipal, na forma prevista no artigo 35, inciso V, combinado com o artigo 64, inciso I da Lei Orgânica do Município de Paulo Afonso, o meu afastamento do Cargo de Prefeito por mais 120 (cento e vinte) dias, de acordo com a prescrição médica no período compreendido entre 13 de dezembro de 2023 e 10 de abril de 2024.”
O documento, assinado digitalmente, conclui dizendo que “Na oportunidade, informo que, cumprindo determinação do artigo 61 da Lei Orgânica do Município de Paulo Afonso, encontra-se no exercício do Cargo de Prefeito, o vice-prefeito Marcondes Francisco dos Santos”.
Desde fevereiro de 2023, que o Prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus está afastado da gestão do município, nesse seu terceiro mandato, por seguidos atestados médicos apresentados ao Poder Legislativo Municipal. Esta semana, mais um atestado foi encaminhado à Câmara Municipal.
Como esse novo afastamento do cargo de Prefeito, por decisão médica, o prefeito Luiz de Deus ficará fora do comando da gestão municipal de Paulo Afonso por 15 meses (1 ano e três meses) seguidos e o vice-prefeito, Marcondes Francisco atuando como prefeito em exercício.
Luiz Barbosa de Deus, médico cirurgião como pós-graduação e especializações na França, foi médico da Chesf por dezenas de anos, tendo sido o diretor do Hospital Nair Alves de Souza por mais de 10 anos, de 1975 a 1985.
Como político, Luiz de Deus foi eleito prefeito do município de Paulo Afonso em outubro de 1988, para o seu primeiro mandato, entre janeiro de 1989 e dezembro de 1992.
Depois de ser prefeito de Paulo Afonso, Luiz de Deus candidatou-se a Deputado Estadual, permanecendo na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia por 16 anos, em quatro mandatos consecutivos.
Candidatou-se a Deputado Federal ficando na primeira suplência e assumindo o mandato por dois anos no lugar do Deputado ACM Neto que foi eleito prefeito de Salvador.
Depois dessa experiência na Câmara Estadual e na Câmara Federal, Luiz de Deus retornou a Paulo Afonso e foi eleito para o seu segundo mandato de prefeito deste município no ano de 2016, cumprindo o seu mandato de 2017 a 2020 tendo com vice-prefeito o advogado Flávio Henrique Magalhães Lima.
Posse de Luiz de Deus e Flávio Henrique na Câmara Municipal de Paulo para o mandato 2017/2020
Na sua gestão de 2017 a 2020, o prefeito Luiz de Deus precisou afastar-se do cargo por pouco mais de três meses, cerca de 100 dias, para uma cirurgia cardíaca realizada em Salvador/BA, tendo o vice-prefeito Flávio Henrique Magalhães Lima assumido o cargo como prefeito em exercício do final de setembro até o primeiro dia de 2018 quando Luiz de Deus reassumiu o seu cargo.
No período da pandemia, o prefeito Luiz de Deus foi acometido da Covid por duas vezes e está com 85 anos, completados em 5 de junho de 2023. Ele nasceu em Serrão/SE, em 5 de junho de 1938.
Em outubro de 2020 Luiz de Deus foi reeleito Prefeito de Paulo Afonso tendo como vice-prefeito o vereador Marcondes Francisco dos Santos que completava o seu oitavo mandato consecutivo como Vereador da Câmara Municipal de Paulo Afonso. Foi uma disputa acirrada tendo Luiz de Deus como adversários o ex-prefeito Anilton Bastos, indicado por ele como candidato eleito depois do seu primeiro mandato e reeleito para outros dois mandatos e o Vereador Mário Galinho. Foi a eleição mais difícil de Luiz de Deus, que chegou ao terceiro mandato com pouco mais de 800 votos à frente do seu opositor Mário Galinho.
Luiz de Deus e Marcondes Francisco comemoram a vitória apertada na eleição de 2020