Desenvolver projetos culturais não é tarefa fácil no Brasil, principalmente em municípios do interior do país.
Em Paulo Afonso, embora tenha aparecido algum apoio a partir de leis federais de incentivo à cultura, ainda assim algumas áreas sentem dificuldade para desenvolver projetos mais consistentes.
Um desses lutadores para mostrar outras facetas do seu talento é o Rafael di Oliveira que é músico e trabalha como professor de violão nas oficinas Arte em Cena da Prefeitura de Paulo Afonso e, como tal, tem levado a música para muitos eventos da cidade e da região e para a vida de muitos jovens.
Mas, Rafael também tem outros desejos e sonha em outras áreas da cultura. E uma de suas paixões é o cinema, área em que tem investido, desde 2017, com recursos próprios e poucos, como diz, e de alguns apoiadores, na produção de filmes dos quais também cuida de toda a trilha sonora.
Naquele ano, 2017, Rafael produziu, realizou o projeto chamado O Cavaleiro das Estrelas, um curta-metragem que foi ao ar no YouTube em 1º de fevereiro.
O grande sucesso de visualizações e a grande repercussão que esse projeto teve motivou Rafael a produzir, com bem mais dificuldades também, um longa-metragem que levou quase um ano de trabalho para ser concluído e em 2018 foi lançado "O cavaleiro das Estrelas (Nasce um Herói)". Estas duas produções foram realizadas de forma totalmente independente, diz Rafael.
Passados cinco anos desse seu primeiro longa-metragem, Rafael consegue concluir o filme "O Cavaleiro das Estrelas 2 (A grande batalha)”, que é uma continuação do primeiro longa que ele fez em 2018, sendo esse atual projeto iniciado ainda no período da pandemia, em maio de 2021 e concluído apenas nesses últimos meses de 2023.
"O Cavaleiro das Estrelas 2 (A grande batalha)”, foi lançado em Paulo Afonso no dia 2 de dezembro de 2023, numa sessão especial realizada na Casa da Cultura de Paulo Afonso para os apoiadores culturais, atores e convidados.
Esse trabalho de Rafael di Oliveira e Ângelo Marcelo tem a seguinte ficha técnica:
Produção – Rafael di Oliveira
Direção – Bosco
E a atuação de: Lucas Mansueto, Rômulo Lisboa, Cleber Souza, Diogo Yoyo, André Luiz, César Ricardo, João Bosco (Violonista), José Eduardo, Nildo Aranha, Jonas, Flávio Lima, Armando Gomes, Ênio Mateus, Giusepe Augusto e participação especial de Edilson Wanderlei.
Uma criação da MULUNGU FILMES.
Esse trabalho do incansável Rafael di Oliveira, com trilha sonora do próprio produtor, logo estará disponível no YouTube, Instagram, e no Facebook.
Os que desejarem conversar com Rafael di Oliveira, ter mais informações e também apoiá-lo nesses seus projetos de cinema, podem encontra-lo no WhatsApp +55 75 9 8821-0183.