Neste domingo, 4 de fevereiro, às 9 horas, a convite do Pastor Fernando Agra e sua esposa, Michele Agra, o Professor Antônio Galdino da Silva esteve na 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso fazendo a apresentação do livro PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE PAULO AFONSO – 74 ANOS DE HISTÓRIA que relata, em 200 páginas ilustradas com muitas fotos históricas, passagens marcantes desses três quartos de século vividos por essa denominação evangélica em Paulo Afonso.
O autor é membro fundador e ex-presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso, já escreveu oito livros sobre o município de Paulo Afonso, instituições e personalidades deste município, sendo o seu primeiro livro publicado em 1995, chamado Paulo Afonso – de Pouso de Boiadas a Redenção do Nordeste, construído em parceria com o graduado em História, Sávio Mascarenhas.
Um dos seus livros, lançado em agosto de 2011, conta a história dos 62 anos da criação da Igreja Presbiteriana de Paulo Afonso, desde a sua Congregação Presbiteriana criada em agosto de 1949. Também escreveu livros biográficos sobre a vida do autor do projeto da Emancipação de Paulo Afonso, o ex-vereador e ex-prefeito Abel Barbosa e sobre o pioneiro da Chesf, Euclides Ribeiro, falecido aos 95 anos.
Esse seu oitavo livro relata o nascimento da 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso, criada como Congregação, ligada à Igreja Batista Sião, de Salvador, em 13 de dezembro de 1949 e organizada como Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso em 27 de janeiro de 1952.
O livro tem depoimentos riquíssimos de pastores como o Pastor Onésimo Nascimento, trazidos pelo filho Onésimo Filho, cujo pai foi diretor da Escola Evangélica Antônio Balbino e fundador do Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso, ao lado do Professor Gilberto Oliveira e outros pioneiros e de filhos e familiares de membros pioneiros desta Igreja e famílias que ali congregaram por muitos anos como a própria família do autor, Sr. João Galdino e D. Severina e outras famílias como a de Arcôncio Siqueira e Ma. José, sendo quatro filhos desse casal hoje pastores, Júlio Ferreira e D. Santana, os irmãos José Gomes e Getúlio (pastor), Pedro Barbosa e Vanilda, Euclides Batista (pai e filho), Francisco Paiva e Necy e outros.
O livro Primeira Igreja Batista de Paulo Afonso – 74 anos de História, está na fase de revisão e ajustes finais e será editado pela Editora Oxente neste mês de fevereiro devendo ser lançado dentro de cerca de 45 dias em data e programação que serão amplamente divulgadas pela PIB/PA e pelo autor.
Ao fazer a apresentação desse livro para os membros da Igreja, o autor trouxe à memória dos presentes a rica história desta pioneira Igreja Batista de Paulo Afonso, instalada ainda no Povoado Forquilha, em 1949 e cujos membros pioneiros, assim como os evangélicos de várias outras denominações como presbiterianos, pentecostais e da Assembleia de Deus, chegaram a este povoado à procura de emprego nas obras da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.
Sobre o livro PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE PAULO AFONSO - 74 ANOS DE HISTÓRIA, tema da matéria acima, como algumas pessoas entenderam que a apresentação do livro já era o seu lançamento, esclareço que, no domingo 4/2 fiz, de fato, apenas uma apresentação do livro para as pessoas presentes naquela igreja, sobre a construção da capa, a distribuição do seu conteúdo. O livro está no processo final de revisão e últimos ajustes e deverá ser encaminhado à Editora Oxente para a sua impressão nesse final de semana, devendo o lançamento acontecer provavelmente no final do mês de março quando será amplamente divulgado pela direção da PIB/PA e pelo seu autor. Obrigado pelas mensagens enviadas para o WhatsApp e Instagram do autor e da PIB/PA. Professor Antônio Galdino da Silva.
Parabéns Galdino! Tivemos a felicidade de participar ainda como junior da PIB/PA. Guardamos boas recordações da nossa infância nessa terra boa, recebendo o maravilhoso alimento espiritual, sob a direção do inesquecível servo Senhor: Pr. Onésimo e as boas companhias de Galdino, Paurilio, Euclides, Samuel, Valter, Valderedo, Cícero, Rui, Jair, Getúlio, João Nunes entre outros.Aguardo o lançamento e farei o possível para estar presente.