Em solenidade realizada na área cívica do 20º Batalhão de Polícia Militar da Bahia em Paulo Afonso, sob a direção do Comando do Policiamento da Região Nordeste, Coronel PM Carlos César Albuquerque Pereira, a Polícia Militar da Bahia comemorou a passagem dos 199 anos de sua criação quando homenageou militares de Paulo Afonso e região de jurisdição do CPR-NE com a Medalha do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica.
O evento contou com a presença de autoridades de Paulo Afonso e região, como o Prefeito de Paulo Afonso em exercício, Marcondes Francisco dos Santos, o presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Vereador José Abel Souza, o Bispo Diocesano de Paulo Afonso, Dom Guido Zendrom, vereadores da região, além de militares e seus familiares.
“Sendo muito necessário para a tranqüilidade e Segurança pública na cidade da Bahia, a organização de um Corpo, que sendo-lhe incumbido aqueles deveres de responder imediatamente pela sua conservação e estabilidade: hei por bem: Mandar organizar na cidade da Bahia um corpo de polícia, pelo plano que com este baixa, assinado por João Vieira de Carvalho, do meu Conselho de Ministros e Secretários d´Estado dos Negócios da Guerra”
É com estas palavras, presentes no decreto imperial de criação da Polícia Militar da Bahia, que o governo do Estado e o comando geral da corporação dão as boas-vindas a cada um dos senhores.
É com imenso júbilo que a corporação quase bicentenária Polícia de Bravos inicia, a partir deste momento, a Solenidade cívico-militar em celebração pela passagem dos seus 199 anos de criação.
A medalha do mérito policial militar foi instituída pelo Decreto Estadual nº. 18.312, de 17 de fevereiro de 1962 e é destinada a premiar policiais militares que tenham prestado notáveis serviços ao estado da Bahia, em particular, ou a própria corporação.
Destina-se, também, a militares das forças armadas, militares de outras polícias e instituições civis que prestaram relevantes serviços para o progresso e renome da Polícia Militar da Bahia.
Dentre os policiais militares do comando de policiamento da região Nordeste, o Cel PM Carlos César Albuquerque Pereira, comandante, foi agraciado com a referida medalha, a qual recebeu na solenidade de aniversário da PMBA realizada na última sexta-feira em salvador, que contou a presença do excelentíssimo vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, e do excelentíssimo sr comandante-geral da PMBA, Cel PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho.
Em Paulo Afonso, em solenidade realizada no 20º Batalhão de Polícia Militar – 20º BPM/PA, foram homenageados com a Medalha do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica os seguintes militares:
Cap PM Aureliano Nogueira de Souza Ramos – 20º BPM/Paulo Afonso/BA;
Cap PM Leandro Costa dos Santos – RONDESP - Nordeste;
Cap PM Fagner Brandão Valença – CIPE - Nordeste;
Sgt PM Ivete José Barbosa – 5º BPM - Euclides da Cunha/BA;
Cb PM José Silvestre de Santana 21ª CIPM/ - Cipó/BA;
Sd PM Samuel Evangelista Carmo dos Anjos – CPR-NE.
A Medalha do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica foi instituída pelo Decreto Estadual nº. 26.101, de 25 de abril de 1978. Destina-se a premiar os integrantes da corporação que se hajam distinguidos no cumprimento do dever policial-militar.
Poderão ser agraciados também, militares das forças armadas, militares de outras polícias e civis que pelos serviços prestados, tenham se tornado credores de homenagem da Polícia Militar da Bahia.
Polícia Militar da Bahia em Paulo Afonso
Em Paulo Afonso/BA, estão instalados importantes unidades da Polícia Militar da Bahia. O 20º Batalhão de Polícia Militar, criado em 22/11/1996 e o Comando de Policiamento da Região Nordeste, criado em 17/05/2023 e instalado em Paulo Afonso em 20/12/2023, de abrangência regional, cuja jurisdição alcança vários municípios desta região Nordeste do Estado da Bahia.
20 BPM/PA
Em 22 de novembro de 1996, através do Decreto Estadual n° 5.983, a 2ª CIPM/Paulo Afonso foi transformada no 20° Batalhão de Polícia Militar, tendo como seu primeiro comandante o então Major PM Humberto Alves de Carvalho. O atual comandante deste 20º BPM/PA é o Ten. Cel. PM Jailton Sena dos Santos.
CPR-NE
Em 17 de maio de 2023, pela Lei Nº 14.567, é criado o Comando de Policiamento da Região Nordeste que foi instalado na cidade de Paulo Afonso/BA no dia 20 de dezembro de 2023 pelo governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, no Bairro Chesf, em sede provisória cedida pela Chesf, ao lado da Praça das Mangueiras. O comandante deste CPR-NE é o Coronel PM Carlos César Albuquerque Pereira.
Polícia Militar da Bahia completa 199 anos de história
Dia 17 de fevereiro a Polícia Militar da Bahia completou 199 anos de existência. A corporação militar do Estado, foi fundada em 17 de fevereiro de 1825 e tem uma história vasta, prestes a completar a marca bicentenária de atuação.
Atualmente, o comandante geral da PM-BA é o Coronel QOPM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, que assumiu diversas funções de destaque antes de chegar ao cargo máximo.
Coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho. (Foto/Polícia Militar da Bahia)
O primeiro nome dado à Polícia Militar da Bahia foi "Corpo de Polícia da Bahia". A nomeação foi utilizada quando a instituição foi criada, de forma provisória, por meio da Ordem do Dia de 01 de janeiro de 1825.
Em 17 de fevereiro de 1825, o Imperador D. Pedro I publicou um decreto que tornou definitivo o "Corpo de Polícia da Bahia", estabelecendo a estrutura organizacional e consolidando a instituição como parte permanente da segurança pública na província.
Essa instituição, com o tempo, evoluiu para o que hoje conhecemos como a Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA).
O "Corpo de Polícia da Bahia" foi estabelecido como uma resposta às necessidades de segurança pública na Província da Bahia, em um contexto em que a independência do Brasil estava sendo consolidada.
Atualmente, a PM do estado baiano atua nos principais eventos da Bahia, com um corpo geral de mais de 31 mil policiais espalhados pelo estado. (Fonte: Revista Formosa - https://www.revistaformosa.com)