Nesse dia 1º de maio de 2024, em que se homenageia todos os trabalhadores do Brasil, queremos também abraçar a todos aqueles que durante muitos anos supriram as necessidades de seus familiares com o exercício de atividade lícitas, cansativas, com o suor do seu rosto, a força de suas mãos, a inteligência e o conhecimento adquiridos ao longo de muitos anos de estudo.
E, como o símbolo de trabalho desenvolvido nessa região e que mudou os seus cenários e transformou a caatinga árida, na grande cidade e no município de Paulo Afonso e de muitas outras da região, mudando até a história de toda a região Nordeste do Brasil, a partir da construção da primeira grande usina hidrelétrica do Nordeste, a primeira subterrânea da América Latina, apresento-lhes os "cassacos da Chesf", que fizeram com que a "luz de Paulo Afonso", coração do Brasil, mudasse a história de vasta região brasileira e a vida de milhões de pessoas.
Em 12 de maio de 1950, o fotógrafo registrou esta cena de trabalhadores chesfianos, apelidados de "cassacos", rompendo o paredão de granito para que a Usina de Paulo Afonso fosse instalada no ventre da terra, a 80 metros de profundidade. Foram heróis anônimos dessa grande odisseia sertaneja.
Parabéns, trabalhadores do Brasil, trabalhadores pioneiros chesfianos, sertanejos fortes, orgulho de todos nós. Parabéns a todos aqueles que continuaram a sua saga e hoje trabalham para manter o desenvolvimento do Nordeste, do Brasil. Parabéns!!!
Aproveito esse Dia do Trabalho ou do Trabalhador para falar do nosso trabalho, que coincidentemente, chega a esse dia com cravadas 3 mil notícias veiculadas no nosso site, nesses 5 anos de nova fase, um número bem expressivo de notícias que chegam aos quase 5 milhões e meio de acessos, mais de um milhão de visualizações por ano... Nada mal...
A empresa Galcom Comunicações foi criada no início do ano de 2004. No dia 18 de fevereiro daquele ano foi lançado o Jornal Folha Sertaneja em evento realizado no Cepeazinho, com a presença de autoridades da região, empresários e uma laboriosa equipe de jornalistas (Clementino Heitor de Carvalho, Ednaldo Júnior e depois Lúcia Reinaldo), repórteres (Antônio Carlos Zuca, Giuliano Ribeiro) Editor de Esportes (Nilson Brandão), Editora Social (Nadja Maria), Secretária (Zenaide Novaes), cronistas (Ivus Leal e depois, Francisco Nery e muitos outros).
Com os trabalhos técnicos de Son Ferreira, Tony Ferreira e atualmente Admilson Gomes, o Jornal Folha Sertaneja chegou aos 20 anos (em fevereiro de 2024).
O site www.folhasertaneja.com.br foi criado pouco tempo depois da criação do jornal mensal impresso, e foi acolhido pelo amigo Celso Xavier, do Interjornal, sediado em Maceió e ali ficou hospedado por muitos anos.
Assim como na edição mensal impressa do Jornal Folha Sertaneja, o site trouxe milhares de informações online, com diversas inserções diárias que correram mundo conectando os pauloafonsinos que moravam distante da terrinha com o que estava acontecendo por aqui.
A partir de 29 de março de 2019, em face da reestruturação do Interjornal, foi necessária também a reestruturação do site www.folhasertaneja.com.br que passou a ser hospedado em outro espaço, contando com o apoio técnico da empresa Seliganamusica.com, gerenciada por Nilton Alcântara (Negrito).
Nesses 5 anos e um mês, -29/03/2019 a 30/04/2024 o site www.folhasertaneja.com.br tem mantido um elevado nível de acessos diários tornando-se uma referência pelo seu conteúdo e pelo apoio às instituições culturais sempre presentes nele.
Nesses 5 anos o site chegou ao número de 3.000 mil publicações, que foi o número da notícia sobre os Triatletas de Paulo Afonso que participaram do Ôxe Aracaju.
Até esta data, o site www.folhasertaneja.com.br já teve mais de 5 milhões e 330 mil acessos, sendo que, nos últimos anos, o site tem mantido uma média de 4 mil acessos por dia, com os números mensais chegando a mais de 100 mil acessos.
Neste ano do 20º aniversário da Galcom Comunicações e do Jornal Folha Sertaneja, o site manteve a grande aceitação de internautas. No mês de março/2024 foram 107.142 acessos e o mês de abril foi encerrado com exatos 119.245 acessos.
Ao registrarmos esses números animadores, queremos agradecer a cada um que nos acompanha diariamente e dizer que precisamos também do seu incentivo com comentários, sugestões de pautas, e compartilhamento do nosso conteúdo com outros contatos de cada internauta.
Dos empresários precisamos do apoio, da parceria, para levar o nome des suas empresas, o seu negócio, para um público de formadores de opinião, certamente importantes para o sucesso de todos.
Obrigado a todos que nos fizeram chegar até aqui com esse nível de aceitação.
Site www.folhasertaneja.com.br. Cinco anos em sua nova fase, registrando todos os dias, de forma online, a história recente de Paulo Afonso e região. 3 mil notícias veiculadas nesse período. Mais de cem mil acessos por mês. Cerca de 4 mil acessos por dia. Quase 5 milhões e meio de acessos nesses últimos cinco anos.
Embora isso não seja valorizado por muitos, temos consciência que estamos ajudando a levar as imagens belíssimas e as histórias e memórias da nossa querida Paulo Afonso e desta região, pelo mundo afora.
Professor Antônio Galdino da Silva
Diretor do Jornal Folha Sertaneja (agora online)
Editor do site www.folhasertaneja.com.br
Parabéns Antônio Galdino, baluarte da comunicação de Paulo Afonso, a Folha Sertaneja é os nossos olhos sobre Paulo Afonso e região, nos que estamos morando fora de nossa cidade é através das páginas da Folha Sertaneja, que ficamos atualizados sobre tudo que se passa na terra que nascemos e amamos, vida longa a nossa Folha Sertaneja e que Deus continue iluminando e preservando a vida do seu diretor Antônio Galdino, para que possamos usufruir dessas tão valiosas noticias de nossa cidade amada.
Parabéns Professor Antonio Galdino pelo sucesso do seu magnífico trabalho. Felizes somos nós por termos diariamente tão importante veículo de comunicação! Gratidão sempre!
Caro Antônio Galdino,Parabéns pela incrível marca de 3.000 notícias publicadas em cinco anos no Jornal Folha Sertaneja! Sua dedicação como pesquisador e editor apaixonado por Paulo Afonso, no bioma Caatinga, é inspiradora. O seu compromisso em resgatar histórias relevantes e destacar as pessoas que moldam a realidade dessa cidade tão bela é admirável. Que seu amor por esta terra continue a brilhar e inspirar outros. Vá em frente com este marco e pelo seu contínuo trabalho em prol da comunidade!Atenciosamente,Antão de Siqueira Neto
Parabéns, professor Galdino!Sucesso na sua caminhada com o jornal Folha Sertaneja, transformando fatos em notícias e perpetuando os acontecimentos na história de Paulo Afonso.
Sobre essa homenagem aos nossos trabalhadores pioneiros, os cassacos que construíram a Usina Paulo Afonso 1, inaugurada em 15/1/1955 e aos números alcançados pelo nosso site www.folhasertaneja.com.br recebo e compartilho com todos, esse comentário do colega acadêmico da ALPA, Edson Mendes, a quem agradeço publicamente.Diz Edson Mendes:Um show!Neste dia do trabalhador, uma bela homenagem aos estivadores do saber, da informação, do conhecimento. Pelo editor-chefe, jornalista Antonio Galdino da Silva. Que os contemporâneos lêem, seguem, acompanham. E os pósteros saberão louvar, conhecer e reconhecer. Desejo que, ainda nesta vida, e para sempre, todos juntos possamos comemorar muitas vezes multiplicados esses numeros de sucesso, trabalho e dedicação pessoal e profissional à causa magna que nos une coletivamente: ler, escrever. e contar.Edson Mendes01.05.2023