No sábado, 25 de maio, o Clube Paulo Afonso estará recebendo os seus associados e convidados para a programação comemorativa dos seus 74 anos de fundação e a posse da nova diretoria deste Clube, eleita em 28 de abril em concorrida eleição de que participaram três chapas, sendo vencedora a Chapa 3, tendo como presidente Clerisvaldo, conhecido como Pelé.
Além da solenidade de posse da nova diretoria, estão sendo anunciadas as seguintes atrações para esta noite festiva do clube pioneiro de Paulo Afonso, fundado em maio de 1950: Haley e Gilberto e Banda. A festa começa às 22:30hs.
Os que organizaram a Chapa 3, para concorrer às eleições 2024 do CPA criaram um grupo de WhatsApp muito ativo que, tanto ajudou na promoção da chapa que acabou vitoriosa como se transformou num grande local de encontro de associados daquele Clube que prometem retornar a ele, de onde se afastaram há um tempo como prometem ajudar a nova diretoria a administrar esse Clube, nesta gestão.
Terminada a eleição, verificou-se que 651 associados compareceram e votaram, tendo 339 deles escolhido a Diretoria Executiva apresentada pela Chapa 3, encabeçada por Pelé e 328 associados escolheram os membros do Conselho Deliberativo também dessa Chapa 3, encabeçado por Maria do Carmo (Carminha).
Com esse resultado, o Clube Paulo Afonso – CPA – será gerido no próximo biênio – Maio/2024 a Maio de 2026, pela seguinte Diretoria e Conselho Deliberativo, que tomarão posse nesse sábado 25 de maio:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente – Clerisvaldo (Pelé) – Chesf
Vice-presidente – Valmir Heleno - Chesf
Diretor Secretário – Alex Barros – Empresário
Diretor de Esportes – Emanoel Siqueira – Empresário Esportivo
Diretor Financeiro – Gustavo Costa – Adm. Financeiro Unirios
Diretor Social – Erivaldo Nascimento – Empresário
CONSELHO DELIBERATIVO
Presidente – Maria do Carmo (Carminha) – Chesf
Vice-presidente – Maria Leonice (Leo) – Chesf
Membro – Zé Carlos – Empresário
Membro – Igor Pereira – Médico
Membro – Ferreira – Sargento Aposentado.
Clube Paulo Afonso em 12 de março de 1953 - Ao fundo a estrada (BR-PA/Salvador) que passava pela Tapera (Bairro Centenário) e ia até Glória/BA
O CPA foi criado pela Chesf, assim como o Clube Operário, logo que a empresa hidrelétrica se instalou na região para construir suas primeiras Usinas Hidrelétricas.
Com a exigência do governo federal, a partir do presidente Fernando Collor e depois com o presidente Fernando Henrique, as empresas estatais como a Chesf não poderiam investir nem disponibilizar pessoal do quadro da empresa para cuidar de atividades que não fossem aquelas para a qual a empresa foi criada. No caso da Chesf, a geração, transmissão e comercialização de energia hidro elétrica.
Em razão disso, a Chesf passou a se desfazer de instalações num grande processo de desimobilização de bens que não fossem associados à sua missão/fim.
Por isso, a Chesf se desfez do Zoológico, porque não podia contratar profissionais daquela área. Foi assim também com a Escolas e Colégio Paulo Afonso, todos criados e mantidos pela Chesf por mais de cinquenta anos.
Quanto aos clubes, eles passaram a ser administrados por diretorias formados por seus sócios, embora continuem sendo patrimônio da Chesf.
Recentemente a nova administração da Chesf/Eletrobras ou Eletrobras/Chesf, que foi privatizada, tem anunciado e realizado a venda de terrenos e imóveis da empresa hidrelétrica, sendo também anunciada a venda desses clubes sociais existentes em Paulo Afonso: o COPA e o CPA.
Este é um grande problema que a nova diretoria do CPA terá que administrar nesse seu período gestão e que foi o primeiro item de sua proposta de ações, se eleita, apresentada aos eleitores, sócios desse Clube: 1- Criar uma comissão envolvendo autoridades com o intuito de achar meios legais junto à CHESF, para evitar a vendo do Clube Paulo Afonso – CPA.
A Galcom Comunicações (Jornal Folha Sertaneja e site www.folhasertaneja.com.br) tem acompanhado a empolgação dos novos diretores e de associados que prometem se reintegrar às atividades anunciadas pela nova diretoria.
Aproveitamos para sugerir a esta diretoria que o CPA, embora não tenha uma diretoria voltada diretamente para a Cultura, que sejam realizadas atividades diretamente promovidas pelo Clube, talvez através de sua Diretoria Social, e outras em parceria com instituições culturais – e são muitas e de várias áreas do conhecimento – existentes em Paulo Afonso.
Parabenizamos os eleitos e desejamos a todos uma profícua gestão e sucesso em seus empreendimentos para a preservação de mais de 70 anos de muitas memórias e de histórias de vida deste pioneiro Clube Paulo Afonso – CPA.
(Em construção, matéria especial histórica dos 74 anos do CPA, para o site e o jornal Folha Sertaneja online deste mês, Maio/2024, com fechamento comercial dia 31 de maio e circulação na primeira semana de junho. Material será disponibilizado também em PDF. (AGS).