noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

A comemoração dos 50 anos da turma de 1974 da 1ª Cia de Infantaria ainda traz emoção e boas lembranças

Publicada em 13/07/24 às 23:42h - 803 visualizações

Antônio Galdino com informações de Mauro Lopes


Compartilhe
Compartilhar a noticia A comemoração dos 50 anos da turma de 1974 da 1ª Cia de Infantaria ainda traz emoção e boas lembranças  Compartilhar a noticia A comemoração dos 50 anos da turma de 1974 da 1ª Cia de Infantaria ainda traz emoção e boas lembranças  Compartilhar a noticia A comemoração dos 50 anos da turma de 1974 da 1ª Cia de Infantaria ainda traz emoção e boas lembranças

Link da Notícia:

A comemoração dos 50 anos da turma de 1974 da 1ª Cia de Infantaria ainda traz emoção e boas lembranças
Turma de 1974,comemorando 50 anos na 1ª Cia de Infantaria de Paulo Afonso-BA  (Foto: Divulgação Mauro Lopes)

O ano de 2024 tem sido de muito emoção e de oportunidades de reencontros e homenagens à 1ª Cia. de Infantaria, unidade do Exército Brasileiro sediada em Paulo Afonso desde a década de 1950.

Sob o comando do Tenente Coronel Matias, a 1ª Cia de Infantaria viveu nos últimos meses uma intensa programação de homenagens, pela marca dos 70 anos da criação desta unidade militar que recebeu da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o título de Amiga da Cidade de Paulo Afonso, aprovada por todos os vereadores e o seu comandante, Tenente Coronel Valdenor Matias Ribeiro de Souza Júnior foi também homenageado por este Poder Legislativo recebendo o título de Cidadão de Paulo Afonso.

Os muitos eventos comemorativos dos 70 anos de criação da 1ª Companhia de Infantaria – “A Guardiã da Energia do Nordeste” foram amplamente divulgados em matéria de capa e outras quatro páginas da Edição Nº 232 do Jornal Folha Sertaneja de Abril de 2024 e também em matérias publicadas no site www.folhasertaneja.com.br.

(Se desejar, envie mensagem de texto para o WhatsApp - 75-99234-1740, solicitando o envio desta edição do Jornal Folha Sertaneja - Edição 232 de Abril de 2024 • 30 de Abril de 2024 - e enviaremos, em PDF, para o WhatsApp ou E-mail indicado).

Mas as emoções que envolveram muitos dos militares egressos dessa 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso começaram logo no início deste ano quando os soldados que formaram a turma do ano de 1974 decidiram se reencontrar em Paulo Afonso para comemorar os 50 anos daquela turma.

Quem conta os detalhes desse encontro muito emotivo é o soldado 252 Mauro Lopes daquele tempo.

Ele informa que ainda em junho de 2023 começou a fazer contato com colegas que serviram ao Exército nesta Cia. de Infantaria e que em janeiro do ano de 2024, essa sua turma estaria completando 50 anos.

Começou então, com o destacado apoio, desde o primeiro momento do seu colega Correia (no centro da foto e Mauro à direita), que mora em Fortaleza a tentar contato com o maior número possível dos guerreiros daquela turma, muitos deles espalhados por todo Brasil para organizar um grande encontro no início do ano de 2024 para comemorar esses 50 anos da turma, dos quais muitos, depois da saírem do Exército nunca mais tinham se encontrado.

Diz Mauro, “Eu nem sabia formar um grupo pelo WhatsApp, mas aprendi e foi feito o grupo Antigos Guerreiros - Ano 1974 e, por ele e pelo Face e o Instagram fomos localizando os colegas espalhados por todo o Brasil.

A primeira reunião dos organizadores foi por vídeo com Mauro, Adalberto e Paiva, de Paulo Afonso, Correia, de Fortaleza, Wellington, de São Paulo, Fred, de Salvador e Felix de Tacaratu, quando acertamos fazer a camisa. Na outra semana, veio a ideia da Placa dos 50 anos.

Conta Mauro que bateu um pouco de desânimo e grande tristeza quando descobriu que dos 66 soldados daquele ano de 1974, treze (13) deles já tinham falecido, mas estimulado por outros colegas resolveu levar o projeto adiante, tentando, com o apoio de outros colegas, localizar todos eles e aproveitar para homenagear esses guerreiros já falecidos. Dos 53 ainda vivos, foram localizados 33 guerreiros, a metade da turma, alguns morando muito distante, outros com problemas de saúde.

Ainda assim, no dia 12 de janeiro de 2024 conseguimos reunir 23 dos soldados dessa turma que comemorava 50 anos do tempo de serviço ao Exército Brasileiro.  “Pouco depois do encontro, mais um guerreiro nos deixou”, lamenta Mauro, o soldado 252.

A grande emoção do reencontro

Conta Mauro, soldado 252, de 1974, que os contatos continuaram durante o restante do ano e se acertou para que todos se encontrarem em frente à Catedral N. S. de Fátima às 7:30hs. do dia 12 de janeiro de 2024 (sexta-feira) e dali seguiriam para o quartel da 1ª Cia de Infantaria, que fica em frente.

Diz Mauro que esse momento foi de forte emoção, pois havia colegas que não se viam desde que saíram da 1ª Cia. de Infantaria, há 50 anos.

“Daí pra frente, durante todo esse inesquecível dia 12 de janeiro de 2024, foi só muita emoção, abraços, sorrisos, alegria.” Diz Mauro Lopes.

Ele destaca uma atitude do SD Leão que emocionou a todos.  “Há gestos nobres que precisam ser bem marcados com este. O SD Leão mora em Aracaju e se colocou como voluntário para sair de Aracaju, ir para Salvador pegar o colega SD Fred que não tinha como viajar sozinho, pois tinha amputado uma parte da perna. Na vinda para Paulo Afonso com o SD Fred, o SD Leão ainda passou em Jeremoado e pegou mais dois colegas, SD Oliveira e SD Renan. Renan acabou não podendo vir por problemas de saúde. E quando terminou o evento fez a viagem de volta para deixar o SD Fred em sua residência em Salvador. Achei um gesto muito bonito.” Diz Mauro.

“Chegando ao Quartel da 1ª Cia de Infantaria, todos foram recebidos pelo comandante dessa guarnição militar, Tenente Coronel Matias Júnior e outros oficiais e, no palanque cerimonial ao seu lado aconteceu a ordem do dia e apresentação da tropa e com a execução de vários hinos militares voltou forte a emoção de todos”, relata o SD 252, Mauro.

“A participação de cada um de nós nas solenidades da 1ª Cia. de Infantaria foi muito marcante. A Comissão Organizadora desse encontro mandou fazer uma placa alusiva ao Jubileu de Ouro dessa turma que foi entregue ao Tenente Coronel Matias Júnior, assim como uma camisa em que também homenageamos os guerreiros já falecidos.

A placa foi entregue ao Comandante Matias pelo SD Leal e a camisa pelo SD Mauro. O SD Leal também fez a leitura do agradecimento ao Comandante da 1ª Cia. de Infantaria”.

Todos os Antigos Guerreiros de 1974 que participaram da solenidade e do desfile receberam essa placa dos Jubileu de Ouro, das mãos do comandante e do subcomandante da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso.

“Depois desse ato todos os Antigos Guerreiros - Ano 1974 foram convidados a desfilar junto com toda a tropa, sendo escoltados por alguns ex-guerreiros. Desfilamos em frente aos nossos familiares e convidados com que nos confraternizamos e, ao final, depois da foto oficial, feita a pedido do comandante da 1ª Cia. de Infantaria, ele mandou servir um café da manhã para todos nós".

 

"O café da manhã foi abrilhantado pela presença do cantor Oscar Silva, que é de Paulo Afonso e participou como colaborador do evento e também Aldeci (corneteiro) que é de Fortaleza e estava em Paulo Afonso, a passeio e, mesmo sem ser da turma, prestigiou o evento cantando.”

 

E, conclui Mauro: “Esses momentos na 1ª Cia de Infantaria foram muito fortes para todos nós. Acho que nessa hora passou um filme em nossas mentes, os olhos encheram de lágrimas, talvez por ver realizado esse sonho e essa ideia que tive e me senti realizado, mesmo sabendo que ainda tinha muita coisa programado para o restante do dia e à noite”.

 

“À noite, todos nos encontramos para um jantar no Cepeazinho, com nossas famílias. Ali, foi feito um agradecimento, em um texto lido pelo guerreiro SD Felix 255. Depois do jantar só alegria até que chegou a hora da despedida, com mais emoção porque Edemir Rodrigues, que tocou nesse jantar, encerrou a programação cantando Amigos para sempre

 

Guerreiros falecidos (14)

Foi criada a camisa para todos e também foram homenageados os Guerreiros falecidos:

SD Ferreira 209, SD Djacy 210, SD Dermival 211, SD Erisvaldo 215, SD Cordeiro 224, Sd Aparecido 227, SD João 231, SD Chagas 235, SD Paixão 236, SD Moraes 242, SD Barbosa 247, SD Celestino 248, SD Magdiel 249 e SD Barros 257.

Antigos Guerreiros - Ano 1974 participantes do 1º Encontro em Paulo Afonso - BA em 12 de janeiro de 2024 - 50 anos.

- Da Bahia  e outras cidades do Estado:  – 12 participantes, sendo 10 de Paulo Afonso e de outras cidades, um de Salvador e um de Jeremoabo.

- Paulo Afonso: Mauro, Rinaldo, Adalberto, Santos, Edvaldo, Moura, Trevas, Paiva, Ventura, Santana. – 10 participantes.

- SalvadorFred;  JeremoaboOliveira. 2 participantes.

De outros Estados participaram 11 guerreiros, sendo: 

- De Alagoas - 2 participantes: Pedro, de Água Branca; Ivan, de Maceió.

- De Pernambuco: - 2 participantes: Josias, de Petrolândia; Felix, de Tacaratu.

- Do Ceará - 1 participante: Correia, de Fortaleza.

- De Sergipe - 6 participantes: Herculano, Matos, Leal, José, Leão, e Andrade, todos de Aracaju.

Total de participantes -23.

“Agradeço a todos de que consegui os contatos e não puderam vir devido à distância e alguns com problemas de saúde e também não puderam comparecer. Como agradeço muito a cada um colega que participou da organização desse maravilhoso encontro. A Comissão organizadora teve a participação de Mauro, Correia, Adalberto, Paiva, Felix e Leal”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

7 comentários


Maria Margarida Mendes SoAres

15/07/2024 - 19:30:08

Me emocionei lendo a reportagem.Arrasou Sd Mauro Lopes, parabéns pela realização desse encontro.Um história linda!!Parabéns a vc e a todos que se dedicaram e imagino a emoção de todos que se se fizeram presentes.


VALDENICESandesvaldenice@gmail.com

15/07/2024 - 10:58:10

PARABÉNS PARA TODOS AQUELES QUE DECIDIRAM DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE FAZER ESSA BELÍSSIMA HOMENAGEM A ESSES GUERREIROS!


FÉLIX

14/07/2024 - 14:52:59

Muita gratidão a Deus por tudo! Muito feliz por ter podido participar dessa homenagem tão significativa, da minha vida no EB, 50 anos depois. Muito bom ter podido me reencontrar com os guerreiros daqueles tempos por demais importantes para mim. Gratidão a todos!!


Viviane Marques

14/07/2024 - 11:55:46

Que história tão linda de viver, poxa que massa Padrinho Mauro Lopes, vc me inspirou lutou bravamente para conseguir encontrar a turma sem contato a tanto tempo... que jornada linda...amei ler tudo isso, os encontros e as perdas do caminho...Até aprendeu a fazer grupo no ZAP 😂arrasou... Parabéns a vc e a todos que se dedicaram, foi emocionante o Soldado que viajou e se dedicou a trazer outros soldados, como o mundo é melhor por gestos assim, Deus abençoe a todos!!!😍👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾


Se Leão

14/07/2024 - 11:41:22

Mais uma vez, agradeço a todos que realizaram essa inesquecível homenagem. Parabéns pela reportagem, obrigado pela atenção e homenagem a todos os guerreiros de 1974. Deus vos abençoe.


Valmir

14/07/2024 - 11:29:01

É emocionante, é gratificante, é muita saudade é muita alegria. Parabéns a esses guerreiros que proporcionaram esse grande encontro, parabéns à comissão organizadora e um abraço especial ao meu grande amigo, Mauro.v7


Ana Amorim

14/07/2024 - 09:41:17

Imagino a emoção de todos, inclusive nos novatos servindo ao exército brasileiro na unidade de Paulo Afonso.Parabéns pela iniciativa, e que possam se encontrar mais vezes, visto que estão espalhados por essa imensidão que é o Brasil.Felicidades, saúde e bençãos a todos


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!