Lamentamos informar o falecimento do Sr. Pedro Freitas, antigo funcionário da Chesf em Paulo Afonso. Conforme informações recebidas pelo site, ele estava internado em Hospital de Paulo Afonso, para onde foi levado depois de sentir-se mal em casa. No dia 24 de julho ele completaria 83 anos.
O seu falecimento foi no domingo, 14 de julho. O velório está sendo realizado no espaço Santa Terezinha, na Avenida Otaviano Leandro de Morais em Paulo Afonso-BA das 8 horas às 15 horas deste dia 15 de julho, quando dali o corpo sairá para ser sepultado no Cemitério Padre Lourenço Tori, em Paulo Afonso.
Uma publicação de órgão da Chesf – DGRP – de 10 de agosto de 2017, apresenta um breve perfil do Sr. Pedro Joaquim de Freitas.
A história de Pedro Joaquim de Freitas teve início em 1965 quando foi admitido na Companhia Hidro Elétrica de Boa Esperança (COHEBE), com sede no Recife(PE) para trabalhar em Boa Esperança(PI). Em 1973, com a encampação da Cohebe pela Chesf , tornou-se chesfiano, lotado, desde 1974 em Paulo Afonso (BA).
Ele nasceu em Igarassu(PE), em 24 de julho de 1941. Durante sua trajetória na Chesf gerenciou sete órgãos da área administrativa, e nos últimos anos trabalhava no apoio administrativo às atividades da Divisão Jurídica da Chesf em Paulo Afonso, depois de ter gerenciado, por muitos anos o Serviço de Pessoal da empresa em Paulo Afonso.
Sobre a Chesf, ele dizia: “Posso afirmar que a Chesf representa tudo para mim, mais precisamente, resumindo em três palavras: amor, felicidade e paixão. Por isso, considero-a uma das maiores e melhores empresas da nossa região, quiçá do Brasil, para se trabalhar.”
Reconhecido pelo afinco profissional, contribuiu com sugestões, nos idos de 1974, para unificação e criação do atual Sistema Único de Matrículas da Empresa.
Casado desde 1967, Pedro Freitas tem quatro filhos (três mulheres e um homem). Fora da Chesf, gosta de curtir a família, praticar a assistência social, ainda que anonimamente e fazer caminhadas, sempre que possível.
Ele trabalhou na Chesf por mais de 52 anos e sempre recusou os chamados PDV, planos de demissão voluntária que lhe foram oferecidos e a informação que se tem é que foi obrigado a sair da Chesf, de forma compulsória, quando ela foi privatizada e isso o abalou profundamente a ponto de lhe trazer delicados problemas de saúde, asseguram os seus amigos mais próximos.
A ele são atribuídas duas frases: “Ninguém faz o mal a outrem com a verdade” e "Trabalhar, com seriedade, a mais perfeita terapia que Deus deixou para o homem”.
Apresentamos aos familiares e amigos o nosso sentimento de pesar e deixamos para reflexão de todos esse versículo do livro dos Salmos - “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os que têm o espírito abatido”. Salmos 34:18.