A Câmara Municipal de Paulo Afonso viveu na manhã desta terça-feira, 13 de agosto, um dos seus dias de brilho intenso. Nesta data, o Poder Legislativo Municipal deste município realizou uma Sessão Solene de dupla homenagem: ao conceituado Colégio Sete de Setembro, por ter completado no dia 2 de julho sessenta anos de atividade na cidade-ilha de Paulo Afonso e ao diretor Administrativo deste Colégio, Professor Gilberto Sérgio.
Não foi esquecida a função social que o Colégio Sete de Setembro exercita em Paulo Afonso desde os tempos em que nasceu a Escola Evangélica Antônio Balbino.
Ainda em frente ao moderno prédio da Câmara Municipal, os convidados eram recepcionados pela Banda Musical/Marcial do Colégio Sete de Setembro.
O Colégio Sete de Setembro foi homenageado por uma Moção de Aplausos de autoria da Vereadora Evanilda Oliveira, conhecida como Evinha Oliveira, aprovada pela unanimidade dos 15 vereadores desta Casa Legislativa.
Em sua justificativa para apresentar essa homenagem, Evinha Oliveira faz referência ao seu tempo de estudante deste Colégio e da Faculdade Sete de Setembro, hoje Centro Universitário do Rio São Francisco – UNIRIOS e destaca o alto nível de comprometimento da direção e professores deste Colégio Sete de Setembro com a busca permanente, desde os seus primórdios, da excelência da qualidade do ensino oferecido aos seus muitos milhares de alunos durante estas seis décadas de funcionamento.
Já o diretor administrativo do Colégio Sete, presidente do Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso e vice-reitor do UNIRIOS, Gilberto Sérgio Gomes de Oliveira foi agraciado com o título de Cidadão de Paulo Afonso, por uma iniciativa do Vereador Marconi Daniel Melo Alencar e igualmente aprovado pela unanimidade dos vereadores deste Poder Legislativo Municipal de Paulo Afonso.
O evento teve a participação de vários oradores, familiares e amigos do homenageado. A sua esposa, Rose e a filha Rebeca, destacaram as qualidades de esposo e pai de Gilberto Sérgio, assim como os valores cristãos herdados dos pais evangélicos, o Professor Gilberto Gomes de Oliveira e a Professora Vilma Eugênia de Oliveira, iniciadores dessa caminhada, ele hoje de saudosa memória e a Professora Vilma, sua companheira em todos os momentos e hoje diretora honorária do Colégio e do UNIRIOS, que são administrados pelos filhos Jacson Oliveira e Gilberto Sérgio.
O irmão, Jacson Oliveira falou da caminhada juntos, tanto na direção do Colégio Sete de Setembro como na direção da FASETE e agora ainda mais intensa e abrangente quando administram os caminhos do Centro Universitário do Rio São Francisco – UNIRIOS, mantendo vivos os muitos sonhos do seu pai, Professor Gilberto Gomes de Oliveira.
Entre os vereadores, apenas quatro estavam presentes. O vereador Jailson Oliveira, ressaltou a nível de qualidade do Colégio Sete onde ele próprio estudou e familiares estudam e falou das qualidades do homenageado, Gilberto Sérgio “que muito honra este município com a sua atuação na direção desse conceituado Colégio”.
Evinha Oliveira, ressaltou essas qualidades do Colégio Sete de Setembro, numa Moção de Aplausos pelos seus 60 anos.
O Vereador José de Abel, presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso falou da sua “alegria em poder, como presidente desta Casa, conduzir esta solenidade que muito exalta também este Poder Legislativo pelas grandes qualidades do homenageado e do Colégio que ele dirige e onde estudaram e estudam meus filhos, sobrinhos e outros familiares e tive a alegria de assistir a solenidade comemorativa dos 60 anos deste Colégio, há um mês atrás, no dia 12 de julho.”
O Vereador Marconi Daniel que, em outras oportunidades já homenageou o pioneiro da educação na Vila Poty, o saudoso Professor Gilberto Oliveira que, com projetos de sua autoria, dá nome à ponte de acesso à Ilha de Paulo Afonso e criou uma Semana Cultural Gilberto Oliveira, também com incontida emoção, trouxe ao conhecimento de todos o apoio que recebeu do Professor Gilberto Oliveira e da Professora Vilma Oliveira quando, “no ano de 2004 acompanhava no Recife os difíceis momento de vida do seu irmão, vítima de acidente, sendo assistido em Hospital da capital pernambucana e ali, por uma dessas acontecimentos que não se tem explicação clara, encontrou-se com esse casal que tanto de lhe ajudou, sob a condição de anonimato como prestou toda a assistência à sua mãe em Paulo Afonso. Coisas com esta, D. Vilma, que aqui representa o Professor Gilberto, a gente não esquece nunca mais...” Marconi Daniel apresentou a biografia do Professor Gilberto Sérgio, nascido no Recife, digno dessa honraria porque sempre foi, de fato, cidadão de Paulo Afonso.”
O homenageado foi ainda saudado por outros oradores. Dernival Oliveira, Secretário de Turismo, Indústria e Comércio se declarou muito feliz em poder usar a palavra para falar tanto da sua trajetória pessoal ao lado de Gilberto Sérgio e como estudante de vários cursos na Faculdade Sete de Setembro, cuja qualidade do ensino e o reconhecimento dessa qualidade, lhe abriu muitas portas e lhe permitiu assumir cargos importantes no governo do Estado da Bahia.
O Professor Doutor Jacques Fernandes lembrou dos primeiros momentos quando juntos, ele, Gilberto Sérgio e outros pioneiros, se reuniam para traçar os caminhos para se criar a Faculdade Sete de Setembro e uma vez mais lembrou da importância da visão do Professor Gilberto Oliveira que lhe concedeu bolsa de estudos para as primeiras séries deste Colégio em um tempo em que pegava frete na feira livre para ajudar no sustento da sua casa. E que, vencido o ensino fundamental e médio logo, também ele chegou à Universidade e também se fez da FASETE professor atuante por muitos anos.
Conselheiro representante da Sociedade Civil, o Professor Antônio Galdino foi convidado pelos organizadores do evento (Colégio Sete), para trazer uma mensagem ao homenageado e ao Colégio Sete. Muito honrado pelo convite, lembrei que um convite do Professor Gilberto Gomes de Oliveira, nos anos da década de 1960, teve o poder de direcionar toda a minha vida profissional.
Eu era ainda estudante da 4ª série ginasial do Colégio Paulo Afonso quando fui convidado pelo Professor Gilberto Oliveira para dar aulas no Curso de Admissão ao Ginásio do Ginásio Sete de Setembro. E esse convite me fez optar em ser professor a vida toda. Nos anos seguintes, depois de concluir o Curso Técnico de Contabilidade no Colégio Comercial 15 de Março, depois absorvido pelo COLEPA, fiz o Curso de Letras na Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde e, uma vez concluída a minha Licenciatura Plena, novamente fui convidado pelo Professor Gilberto para dar aulas nos cursos de nível Médio, Administração, Contabilidade e Secretariado, nesse Colégio Sete de Setembro.
O professor Galdino pediu que cada vereador visse com seus deputados a possibilidade do Curso de Medicina que deseja ter o UNIRIOS seja trazido para Paulo Afonso que já possui laboratórios construídos para esse apoio e não que ele seja administrado pelo UNIRIOS em outro município.
O ex-prefeito Anilton Bastos também fez elogios ao homenageado como Cidadão de Paulo Afonso, Gilberto Sérgio ao dizer da satisfação de na sua gestão de prefeito de Paulo Afonso poder contar com o trabalho do engenheiro e professor Gilberto Sérgio como Secretário de Desenvolvimento Econômica da Prefeitura de Paulo Afonso, onde ficou por mais de dois, deixando esse cargo justamente para se doar mais na gestão do Colégio Sete de Setembro.
O ex-prefeito de Paulo Afonso por três mandatos, Anilton Bastos também lembrou que "em uma das minhas gestões do município de Paulo Afonso pude fazer uma pequena homenagem ao Professor Gilberto Oliveira dando o seu nome a uma creche construída pelo município no Bairro Jardim Bahia."
Quem também usou da palavra foi o gerente de Marketing do Colégio Sete e UNIRIOS, Hugo Leonardo que historiou a sua vivência no Colégio desde os seis anos de idade e contou histórias das coordenadoras Lúcia Cordeiro (in memoriam), de Alexina Rodrigues e de sua interação com os gestores, tanto do Colégio como da Universidade para as criações de marcas e campanhas. Lembrou da apreensão de sua mobilete pela coordenação do Colégio e de outros momentos de sua infância e adolescência como estudante da instituição Colégio Sete de Setembro.
O Secretário Municipal de Educação de Paulo Afonso, o advogado e professor Flávio Henrique Magalhães Lima trouxe uma palavra de aplausos e de reconhecimento ao Professor Gilberto Sérgio, falando em nome do prefeito em exercício, Marcondes Francisco que, pelo falecimento de uma irmã estava acompanhando sua mãe idosa e familiares nesse momento muito difícil para a família.
Enfim, falou o homenageado, Engenheiro, Segundo Tenente da Marinha Brasileira, Professor, diretor do Colégio Sete de Setembro, presidente do Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso, diretor da Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino, espose de Rose, pai de Rebeca.
E, falando de tantas atividades para manter a qualidade do ensino, e os sonhos do Professor Gilberto, tem dividido essas responsabilidades com a família, especialmente com o irmão mais velho Jacson Oliveira.
E, lembrando do que falou Dernival Oliveira que disse não saber que Gilberto Sérgio não havia nascido em Paulo Afonso, Gilberto Sérgio, agradeceu o carinho de cada um, a iniciativa da Vereadora Evinha Oliveira em homenagear o Colégio Sete de Setembro e o Vereador Marconi Daniel em homenageá-lo com o título de Cidadão de Paulo Afonso e esclareceu para todos. Disse que que embora tenha sido gerado em Paulo Afonso, a sua avó, Ivete, mãe de D. Vilma, era uma excelente e de boa fama parteira no Recife tendo trabalhado inclusive em hospital da capital pernambucana e D. Vilma preferiu que a própria mãe fosse a parteira desse filho Gilberto Sérgio.
Completou Gilberto Sérgio que sempre se sentiu, como disse o Dr. Flávio Henrique, um pauloafonsino de fato e agora era de direito, acrescentando que sempre viveu em Paulo Afonso exceto nos anos em que estudou no Recife e em outros quatro anos em que serviu à Marinha Brasileira e fez Mestrado no Rio de Janeiro.
Ao fim da solenidade, foi servido um coquetel de frutas ao som de voz e violão.
Em nome da Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA), digo que a homenagem foi justa, portanto, merecida a honra. Recebam o nosso cumprimento.
Sem dúvidas, duas homenagens mais do que merecidas! Parabéns ao Colégio Sete e ao mais novo Cidadão Paulofonsino, Professor Sérgio. Sou muito grata por ter a oportunidade de participar desse momento e da história do Grupo Sete!
Um dia para ficar na memória da cidade. O Colégio Sete é referência de educação na cidade e os seus gestores sempre estão na vanguarda do processo educativo. O título de cidadão ao gestor Gilberto Sérgio, é o reconhecimento dos esforços empreendidos para manter a excelência do Grupo Sete de Setembro em evidência pelos relevantes esforços no campo educacional!