noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Em carta lida no plenário da Câmara pela esposa Juvandir Tenório, Luiz de Deus RENUNCIA ao cargo de prefeito de Paulo Afonso

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).

Publicada em 19/08/24 às 14:18h - 438 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Em carta lida no plenário da Câmara pela esposa Juvandir Tenório, Luiz de Deus RENUNCIA ao cargo de prefeito de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Em carta lida no plenário da Câmara pela esposa Juvandir Tenório, Luiz de Deus RENUNCIA ao cargo de prefeito de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Em carta lida no plenário da Câmara pela esposa Juvandir Tenório, Luiz de Deus RENUNCIA ao cargo de prefeito de Paulo Afonso

Link da Notícia:

Em carta lida no plenário da Câmara pela esposa Juvandir Tenório, Luiz de Deus RENUNCIA ao cargo de prefeito de Paulo Afonso
 (Foto: De vídeo da Câmara Municipal e Arq. Jornal Folha Sertaneja)

A Câmara Municipal de Paulo Afonso teve a sua sessão ordinária interrompida na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto para receber a Sra. Juvandir Tenório, conhecida popularmente como Dona Didi, esposa do prefeito Luiz Barbosa de Deus que chegou à Câmara acompanhada de familiares e de todos os secretários da Prefeitura de Paulo Afonso e portadora de carta do prefeito Luiz de Deus na qual ele renuncia ao mandato de Prefeito de Paulo Afonso por motivo de saúde.

A Câmara aprovou por unanimidade que a Sessão Ordinária fosse interrompida, quando acontecia as falas dos vereadores e estava na tribuna o Vereador Marconi Daniel e que Dona Didi lesse a Carta Renúncia do prefeito de Paulo Afonso.

Na carta, o médico Luiz Barbosa de Deus, prefeito eleito de Paulo Afonso, já no seu terceiro mandato e, afastado da gestão municipal desde fevereiro do ano de 2023 por problemas de saúde, pede licença aos srs. Vereadores para contar um pouco de sua história de cidadão e de político na vida do município de Paulo Afonso.

Ainda no início da sua carta Luiz de Deus se dirige ao presidente da Câmara Municipal, Vereador Zé de Abel e também ao vice-prefeito Marcondes Francisco que está no exercício do cargo de prefeito desde fevereiro de 2023, mas também fala a todos os vereadores, aos servidores municipais, fornecedores e parceiros da Prefeitura de Paulo Afonso e “ao povo que tanto amo, da minha cidade”.

Ele diz que é um paradoxo, falar de si mesmo porque ao longo da vida se habituou a "substituir o FALAR pelo FAZER".

Ele fala da sua relação íntima com o rio São Francisco, desde Brejo Grande, Estado de Sergipe, onde nasceu em 5 de junho de 1938 a Paulo Afonso, onde completou 86 anos de vida intensa há pouco mais de dois meses atrás. E, ao falar de sua vida em Paulo Afonso, especialmente de sua chegada e do seu trabalho como médico no HNAS na Chesf, ele diz da emoção que sente ao lembrar das dezenas de anos que trabalhou na Chesf “empresa que me recebeu, me proporcionou todas as minhas conquistas pessoais e profissionais e que a ela dediquei os melhores dos meus anos na carreira que abracei com amor e dignidade: a Medicina!”

E escreve, não com menor emoção sobre a sua decisão de entrar para a política. "Em 1985 – ano também de suma importância para o país, com o retorno dos valores democráticos e as eleições diretas, me filiei ao hoje extinto Partido da Frente Liberal (PFL). Disputei duas eleições municipais e não logrei êxito. Era o começo da base experimental. Posso dizer que foi o alicerce dos conhecimentos necessários que viriam ser consignados em 1988, quando me elegi Prefeito do Município de Paulo Afonso pela primeira vez. A partir daí, busquei colocar em prática tudo aquilo que havia pensando, como forma de reconhecimento e agradecimento à cidade que me acolheu e que me tornou um filho do coração. Era o momento da transformação, da prosperidade e da prospecção de futuro.”

“Optei por alçar novos voos”, diz ele, quando, depois de eleger o seu sucessor na prefeitura de Paulo Afonso, candidata-se a Deputado Estadual e é reeleito para exercer ao todo quatro mandatos consecutivos. Em 2010, voa ainda mais alto e fica na primeira suplência de Deputado Federal, assumindo o mandato nos dois últimos anos no lugar de ACM Neto que foi eleito prefeito de Salvador.

Novamente em Paulo Afonso, os seus olhos voltam-se outra vez para a Prefeitura e se elege prefeito em seu segundo mandato 2017/2020. Nesse mandato, teve problemas delicados de saúde e afastou-se do governo por cerca de 100 dias. Concluiu o seu mandato e tenta uma nova eleição, sendo reeleito em 2020 para o seu terceiro mandato de prefeito, gestãso 2021/2024. Mas, o Covid o pegou de jeito e as sequelas o impediram de gerir o município como fez em outros momentos.

Por recomendação médica, afastou-se da gestão municipal desde fevereiro de 2023, ficando o município sob os cuidados do vice-prefeito, ex-vereador de 8 mandatos, Marcondes Francisco dos Santos.

No último atestado médico apresentado pelo prefeito Luiz de Deus na Câmara, em abril de 2024, a sua licença médica se encerra nesses dias de agosto quando Luiz Barbosa de Deus decidiu renunciar ao cargo de prefeito de Paulo Afonso, cabendo à sua esposa, Dona Didi, fazer a leitura desta carta de renúncia que diz nos seus últimos parágrafos:

"Obrigado ao Criador por ter me permitido tudo isso. Não me cansarei jamais de agradecer a dádiva da vida e do que dela fiz e faço."

"Hoje, devido a problemas de saúde que me impedem de colaborar com mais afinco à frente do Executivo Municipal, RENUNCIO ao Cargo de Prefeito do Município de Paulo Afonso, em caráter irrevogável e irretratável, confirmando ser de minha livre e espontânea vontade, o que faço por motivos estritamente relacionados ao meu estado de saúde, sem quaisquer conotações de ordem jurídica ou política."

"Peço a todos e, em especial, ao povo da minha Paulo Afonso, que não interpretem isso como um abandono das responsabilidades que todos vocês confiaram a mim, mas sim, como uma necessidade urgente de cuidar e zelar pela minha saúde."

Na oportunidade, deixo a Egrégia Casa de Leis do Município de Paulo Afonso, Estado da Bahia, na responsabilidade das providências cabíveis para a posse do meu substituto legal.

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2º Timóteo 4:7).

"Muito obrigado, Paulo Afonso! Muito obrigado, meu povo!”

Após a leitura da carta de renúncia, entregue ao presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, muitos vereadores fizeram questão de destacar a importância dos anos de gestão do Prefeito Luiz de Deus para o município de Paulo Afonso tanto nos tempos em que foi prefeito quanto nos tempos em que esteve na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia ou nos anos em que esteve na Câmara Federal.

Além dos vereadores que estão na situação hoje como Leco, Valmir Rocha, Jailson Oliveira, Bero do Jardim Aeroporto e Zezinho que destacaram a importância das gestões de Luiz de Deus e do grupo político por ele dirigido que elegeu Paulo de Deus para dois mandatos e Anilton Bastos para três mandatos, vereadores que hoje estão na oposição à atual gestão municipal também não pouparam elogios tanto ao político como ao cidadão Luiz de Deus.

O vereador Keko do Benone lembrou que, quando pequeno pediu uma carroça para pegar frete e foi prontamente atendido. Paulo Tatu lembrou do seu pai que foi motorista da Chesf, do Administrador Regional e também do Hospital e sempre foi grande amigo de Dr. Luiz.

Marconi Daniel ressaltou o cidadão e o político Luiz de Deus e os méritos de suas gestões mas disse que estava na oposição “porque algumas pessoas deixaram mácula, sobre o nome de Luiz de Deus”.

O presidente da Câmara, Zé de Abel disse que “Luiz de Deus é digno de elogios e de gratidão e que nunca ninguém me ouviu nem vai me ouvir falando mal de Luiz de Deus, em lugar nenhum, nem embaixo de um umbuzeiro”. E acrescentou o presidente da Câmara: “Se ele, Luiz de Deus, estivesse no exercício do cargo prefeito, eu estaria com ele.”

Em face da renúncia do prefeito Luiz Barbosa de Deus, o presidente da Câmara anunciou que o Poder Legislativo vai convocar o vice-prefeito para empossá-lo como prefeito de Paulo Afonso.

Um pouco da história de Luiz Barbosa de Deus

LUIZ BARBOSA DE DEUS nasceu em Brejo Grande, no Estado de Sergipe em 5 de junho de 1938. (Nesse mesmo dia, os delmirenses comemoram o aniversário de Delmiro Gouveia, nascido em 5 de junho de 1863, em Ipu/CE.)

Afastado por motivo de saúde, do cargo de prefeito de Paulo Afonso, para o qual foi eleito, no seu terceiro mandato, em outubro de 2020, para o mandato 2021/2024, Luiz de Deus recebeu os abraços dos amigos e familiares em sua casa, no Bairro General Dutra em Paulo Afonso.

Médico, pecuarista e político brasileiro, filho de Celidone Válido de Deus e Carlina Barbosa de Deus, cursou o primário na Escola Rural e o ginásio no Ginásio Diocesano, em Penedo/AL, e no Ginásio Jackson Figueiredo, em Aracaju/SE e o secundário no Colégio Nossa Senhora da Vitória Marista, em Salvador em 1958.

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, no ano de 1964, com pós-graduação em Cirurgia no Hospital das Clínicas da UFBA. Em 1979, fez um curso de técnicas cirúrgicas abdominais e de cirurgias vasculares, no Amphithéâtre L'Anatomie des Hôpitaux, em Paris, tendo como professor Christian Cabrol, no ano de 1979. No mesmo ano, presta estágio no Center de Chirurgie Digestive do Hospital Saint-Antoine.

Funcionário da Chesf, exerceu vários cargos no Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, como os de chefe da Clínica Cirúrgica, do serviço de Cirurgia, do Serviço Médico Hospitalar e foi o diretor deste HNAS, do ano de  1975 até 1985.

Casado com Juvandir Tenório Barbosa de Deus, teve cinco filhos: Celidone Luiz, Carlina Maria, Paulo Rodrigo, Luiz Antônio e Flávia Maria.

Carreira Política

1985: filia-se ao Partido da Frente Liberal.

1988: eleito prefeito de Paulo Afonso-BA, tendo como vice-prefeita a Sra. Risalva Toledo, pioneira de Paulo Afonso e lutadora pela emancipação política deste município.

Inauguração da Casa do Estudante em Salvador

Professora Creuza, Luiz de Deus, Anilton Bastos, Gilson Fernandes, Prof. Fernando (Adm da Casa do Estudante - atrás de Gilson), José Carlos Aleluia, Amauri Xavier, Professor Pinheiro, Petrônio Nogueira e Leônidas Marinho

Cumpriu o mandato de 1989 a 1992 tempo em que inaugurou a Casa do Estudante de Paulo Afonso em Salvador-BA, com o objetivo de acolher filhos de moradores de Paulo Afonso que não tinham condição de se manter e estudar nas universidades baianas. A Casa do Estudante de Paulo Afonso em Salvador ainda hoje é mantida pela Prefeitura de Paulo Afonso e já acolheu centenas de estudantes, muitos deles hoje profissionais renomados atuando em Paulo Afonso e em todo o Brasil.

Luiz de Deus - Diplomação Deputado Estadual

Depois desse primeiro mandato, Luiz de Deus decide se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia e é eleito para o seu primeiro mandato e depois para mais outros três mandatos consecutivos, permanecendo como deputado estadual na Bahia, por 16 anos.

1994: eleito deputado estadual da Bahia.

1998: reeleito deputado estadual da Bahia.

2002: novamente reeleito deputado estadual da Bahia, com 53.526 votos.

2006: novamente reeleito deputado estadual, com 59.556 votos.

No ano de 2010 resolve concorrer a uma vaga de Deputado Federal pelo partido Democratas. Consegue 53.351 votos e fica na primeira suplência.

Luiz de Deus - Deputado Federal

Em 2012 ACM Neto é eleito Prefeito de Salvador.

No ano de 2013, o Deputado Antônio Carlos Magalhães Neto, ao assumir a prefeitura de Salvador abre vaga para o suplente Luiz de Deus que assume mandato de Deputado Federal nos dois últimos anos do mandato.

Luiz de Deus, prefeito de Paulo Afonso e em entrevista para o Jornal Folha Sertaneja.

No ano de 2015: filia-se ao Partido Social Democrático e no ano seguinte, 2016, é eleito Prefeito de Paulo Afonso com com 24.484 votos (43,29% dos votos válidos). É o seu segundo mandato de prefeito de Paulo Afonso, 2017/2020, sendo reeleito em 2020, com 23.015 votos (39,66% dos votos válidos) para o seu terceiro mandato, de 2021/2024.

No segundo mandato, entre setembro de 2017 e janeiro de 2018, por 99 dias, esteve afastado da gestão municipal por motivo de saúde. Precisou fazer uma delicada cirurgia cardíaca.

Também no seu terceiro mandato, problemas de saúde, dentre eles consequências do Covid-19, (duas vezes), o mantém afastado da gestão municipal desde fevereiro de 2023.

Desde que começou a vida política, em 1985, já são 39 anos nessa atividade, e destes, 16 anos como deputado estadual, 16 anos como prefeito, 2 anos com deputado federal.

Neste 19 de agosto de 2024, o prefeito Luiz Barbosa de Deus renuncia ao cargo, por motivos de saúde, através de carta lida por sua esposa Juvandir Tenório, conhecida como Dona Didi, no plenário da Câmara Municipal de Paulo Afonso durante a sessão ordinária desta segunda-feira.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Chico de Assis

20/08/2024 - 16:35:17

Sai garoto de Paulo Afonso e nao tive o privilégio de conhecer nosso prefeito. Pelo que sempre li e acompanhei, sua contribuição para Paulo Afonso foi excelente, tendo também marcado presença como Deputado. Que Deus lhe proteja e que sua saúde seja restabelecida. É muito bom saber que Paulo Afonso abriga um político do seu porte e grandeza e mais que isso, um grande chefe de familia e exemplar cidadão !


Marcos Antônio Lima

19/08/2024 - 15:46:07

Enquanto filho de Paulo Afonso, tenho enorme sentimento de gratidão pelo trabalho feito por Dr. Luiz de Deus, em prol de nossa cidade e dos pauloafonsinos. Que o Senhor nossos Deus restaure a sua saúde.


Evaristo Cavalcanti

19/08/2024 - 15:11:40

O ciclo de um grande profissional da Medicina e de homem público que se encerra.Tenho enorme satisfação e orgulho saudável em ser seu amigo de longa data e de ter sido colaborador como Secretário Municipal na sua primeira gestão como Prefeito de Paulo Afonso.Um cidadão honrado!


SAUL CAMBOIM

19/08/2024 - 14:53:35

FOI UM GUERREIRO E REALMENTE COMBATEU O BOM COMBATE,MARCOU BEM A HISTÓRIA POLÍTICA DE PAULO AFONSO, CHEGOU O MOMENTO DE CUIDAR DE SI ASSIM REQUER A SUA SAÚDE. QUE DEUS O PROTEJA!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!