noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Coral Vozes da Educação, da SEDUC, brilha no Teatro Santa Isabel, templo sagrado da Cultura Brasileira, no Recife!

Publicada em 20/10/24 às 12:51h - 760 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Coral Vozes da Educação, da SEDUC, brilha no Teatro Santa Isabel, templo sagrado da Cultura Brasileira, no Recife!  Compartilhar a noticia Coral Vozes da Educação, da SEDUC, brilha no Teatro Santa Isabel, templo sagrado da Cultura Brasileira, no Recife!  Compartilhar a noticia Coral Vozes da Educação, da SEDUC, brilha no Teatro Santa Isabel, templo sagrado da Cultura Brasileira, no Recife!

Link da Notícia:

Coral Vozes da Educação, da SEDUC, brilha no Teatro Santa Isabel, templo sagrado da Cultura Brasileira, no Recife!
 (Foto: Fotos extraídas do vídeo, arq. do Jornal Folha Sertaneja e das redes sociais)

Coral Vozes da Educação, da SEDUC, brilha no Teatro Santa Isabel, templo sagrado da Cultura Brasileira, no Recife!

Por Antônio Galdino da Silva

Neste sábado, 19 de outubro, o município de Paulo Afonso/BA, foi muito aplaudido no Teatro Santa Isabel, no Recife, quando ali se apresentou o Coral Vozes da Educação, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso e que ali estava, entre outros muitos corais renomados do Brasil, participando do 22º Festival Nacional de Corais, evento realizado pela AB CANTO CORAL, no período de 16 a 20 de outubro no Teatro Santa Isabel, considerado um dos templos sagrados da Cultura brasileira, no Recife/PE, criado há 174 anos.

Com um repertório bem variado, que incluía sucessos de Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Martinho da Vila, Demônios da Garoa ao Hino de Paulo Afonso, do nosso Oscar Silva, o Coral Vozes da Educação levou o auditório do Teatro Santa Isabel a interagir com ele, cantando ou acompanhando com palmas a sua apresentação. Que coisa mais linda, minha gente! Como diria famoso personagem do Auto da Compadecida, do nordestino paraibano Ariano Suassuna, “só sei que foi assim”, arrepiante, emocionante, brilhante! Merecedor de muitos aplausos!

 

Como informa a sua regente, a maestrina Elisama Islley, “o embrião do Coral Vozes da Educação, nasceu ainda no final do ano de 2017, sem nome oficial, e formado por 5 professores e 3 alunas da rede municipal de ensino. Os ensaios aconteciam no Núcleo de Arte e Educação, ainda na época de Professor Silva, ex-secretário Municipal de Educação (in memoriam), que tinha o sonho de fundar um coral municipal e uma orquestra municipal”.

O Professor Severino Alves de Oliveira Lima, conhecido como Professor Silva, era músico e filho do Maestro Sebastião, pioneiro maestro da Banda Musical da Chesf nos primeiros anos desta Hidrelétrica em Paulo Afonso, na década de 1950.

O Coral da SEDUC – Vozes da Educação - foi ampliado já no ano de 2018 e também na gestão da secretária de Educação de Paulo Afonso, Elza de Brito, a partir de janeiro de 2019, e agora continuado pelo atual secretário, Flavio Henrique, que é filho do Professor Silva.

Diz a maestrina Elisama que “este Coral é composto por professores, cuidadoras, secretárias escolares, merendeiras, coordenadores, diretores da rede municipal de ensino de Paulo Afonso, todos da rede municipal de ensino. O coral tem como valor apoiar, incentivar e valorizar o professor e propagar a arte, através do canto coral, com muita alegria e expressão corporal.”

Até essa apresentação, foram meses de ensaios, preparação e dedicação, com os arranjos criados por Elisama Islley e Willame Silva, professor de violão da rede municipal de ensino e músico da cidade de Paulo Afonso.

“Com muita alegria e prazer nos apresentamos e levamos o nome de Paulo Afonso, nesse templo da cultura brasileira, o teatro Santa Isabel, no Festival Nacional de Corais em Recife- PE. Fomos muito elogiados pelos principais maestros e coralistas do Brasil, sendo destaque no festival”.

Disse ainda Elisama ao site e Jornal Folha Sertaneja: “Recebemos vários elogios de pessoas falando que sentiram novamente o prazer de viver ao nos assistir no teatro. Criei um arranjo com o Hino de Paulo Afonso e apresentamos a bandeira do nosso município, levando a nossa cidade para um dos principais templos da cultura brasileira, o Teatro Santa Isabel, do Recife.” 

Elisama Islley, a Maestrina do Coral Vozes da Educação, é professora de Canto, preparadora e arranjadora vocal, pós graduada em Música, Educação Musical e Ensino de Artes e graduanda em Fonoaudiologia.

O site e Jornal Folha Sertaneja também ouviram a ex-secretária Municipal de Educação de Paulo Afonso, professora Elza Brito, que participa do coral e esteve vivendo esta experiência.

“Foi uma experiência incrível! Nossa primeira experiência cantando em festival nos emocionou muito também. A maestrina tem competência pra nos levar longe. Apoiamos essa iniciativa da ampliação deste Coral, na perspectiva da valorização dos servidores. O canto coral oferece a oportunidade de encontros e contribui sobremaneira para a saúde dos profissionais e a caminhada até chegar nos desafia muito. Corais já consagrados nos elogiaram muito.”

O atual secretário Municipal de Educação – SEDUC - Flávio Henrique Magalhães Lima, informou que “este Coral Vozes da Educação tem como componentes servidores e professores, todos da Secretaria Municipal de Educação e, nesta apresentação contou com a participação de quatro ex-coralistas do coral da CHESF. Eles estão participando desde a última sexta-feira, 18, do Festival Nacional de Corais realizado no Teatro Santa Isabel em Recife, já em sua 22ª edição.

Assisti a apresentação do nosso Coral via YouTube e o sentimento não pode ser outro senão o de orgulho! Foi uma apresentação à altura do evento, que é um dos mais tradicionais festivais de canto do país! Em nome da SEDUC quero deixar meus parabéns à maestrina Elisama e a todos os servidores da educação que participaram de forma tão brilhante dessa apresentação numa das casas culturais mais importantes do Brasil, o histórico Teatro Santa Isabel! Aplausos, de pé, ao Coral Vozes da Educação!” Concluiu o Secretário Flávio Henrique.

Os coralistas já estão retornando a Paulo Afonso nesse domingo!

Ao conversar com as pessoas envolvidas e deixar registrado essa brilhante participação do Coral Vozes da Educação, vali-me de fotos extraídas do próprio vídeo, naturalmente sem a qualidade sempre buscada por esses veículos de comunicação. Mas é importante que se faça esse registro agora, no calor da emoção que me transportou para o Encontro de Coros que organizamos no Memorial Chesf, ainda no tempo do saudoso Maestro Misael Gusmão, do Coral Chesf e de vários corais do Nordeste e também nos lembramos, como foi dito, do saudoso Professor Silva, um apaixonado pela música que teve sonhos altos nessa direção, infelizmente não concretizados.

Deixamos também o nosso aplauso à maestrina Elisama e a todos os componentes deste Coral Vozes da Educação. Parabéns por esse feito. Que venham muitos outros. Aplausos, muitos aplausos.

O Coral Vozes da Educação foi o quarto a se apresentar na noite de 19 de outubro, no Teatro Santa Isabel no Recife. VEJA, a sua apresentação de cerca de 23 minutos, a partir de 54min e 40seg. no link: https://www.youtube.com/live/7slQ_svigHs?si=MQybfVewDxzXXVeZ

Conheça um pouco sobre o Teatro Santa Isabel, razão de tantos elogios!

Professor Antônio Galdino da Silva

Diretor do site www.folhasertaneja.com.br e do

Jornal Folha Sertaneja – 20 anos.

Teatro Santa Isabel – Recife/PE

Monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 31 de outubro de 1949 e considerado um dos 14 teatros-patrimônio do Brasil, o Teatro de Santa Isabel é o mais antigo e expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco e um dos mais notáveis do país.

A ideia de construir um Teatro público no Recife, capital da província, partiu de Francisco do Rego Barros, futuro Conde da Boa Vista, presidente da província de 1837 a 1844. O engenheiro contratado para transformar esse sonho civilizatório em realidade foi o célebre francês Louis Léger Vauthier.

Inaugurado em 18 de maio de 1850, em homenagem à Princesa Isabel, o teatro atravessou séculos de história, formando muitas gerações de plateias. Assistiu à Revolução Praieira, à campanha abolicionista e à campanha pelo advento da República, quando dois nomes ligaram-se definitivamente à sua história: Joaquim Nabuco e José Mariano. Foi lá que Nabuco proferiu a célebre frase, gravada numa placa exibida até hoje no teatro: Aqui nós ganhamos a causa da Abolição.

Eleito pela segunda vez o melhor teatro do Brasil, pelo Cenym 2016, o Teatro de Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, está de portas abertas para quem quiser conhecer toda essa história de perto. O equipamento oferece dois tipos de visitas regulares: as visitas guiadas, oferecidas aos domingos, às 14h, 15h e 16h, sem necessidade de agendamento prévio, para grupos de, no máximo, 25 pessoas; e as visitas de educação patrimonial. Destinada a estudantes, grupos artísticos, centros comunitários e ONGs, essa visitação é possível nas terças-feiras à tarde, precisa de agendamento prévio pelo e-mail teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com.

Endereço: Praça da República, s/n, Santo Antônio

Telefone: 81 - 3355-3323 / 3324

http://www.teatrodesantaisabel.com.br

Fonte:

https://www2.recife.pe.gov.br/servico/teatro-de-santa-isabel?op=NTIxOA==

Algumas fotos da apresentação do Coral Vozes da Educação, da SEDUC Paulo Afonso, copiadas do vídeo:




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

4 comentários


Berilânia

20/10/2024 - 21:10:15

Foi miraculoso estar neste lugar...gratidão!


Isac de Oliveira

20/10/2024 - 15:25:27

A ALPA parabeniza a todos os envolvidos nesse projeto maravilhoso, que deve continuar em nome da cultura do nosso Município.


Aparecida Ribeiro

20/10/2024 - 14:58:29

Parabéns Elisama e colegas coralistas, a apresentação foi belíssima!Elisama, o seu trabalho é incrível, desenvolvendo as nossas habilidades e reconhecendo os talentos. Os desafios são inúmeros, mas o Coral Vozes da Educação têm demonstrado empenho e perseverança para enfrentá-los e a consequência é sem dúvida o sucesso, que nasce do querer, da determinação e persistência. Parabéns!Agradecemos ao professor Galdino, pela reportagem linda.


Marcos Antônio Lima

20/10/2024 - 13:45:24

Parabéns!!!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!