O Show Musical “INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA – DOLORES” homenageia a dramaturga Dolores Moreira
Produzido por Leandro Medeiros, pelo SESC de Paulo Afonso, será apresentado no domingo, dia 27, às 19 horas, no Espaço Cultural Raso da Catarina, atual sede da ALPA, o Show Musical “INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA – DOLORES” que traz em seu reportório música, dramatização e poesia, reverenciando a história em memória da Diretora teatral Dolores Moreira que dedicou sua vida as artes cênicas sempre envolvendo a música em sua cidade natal Paulo Afonso.
Apaixonada pelas artes compôs mais de 500 espetáculos/performances sempre envolvendo a música que tinha como um grande eixo na composição cênica.
A cantora Xandra Diáfana sua filha e os músicos Igor Gnomo, Gildo Madeira e Marcos Arquimedes (Sardinha), são profissionais com mais de 20 anos de trajetória e que acompanharam toda a história desta grande personalidade.
A música neste show contará de forma brilhante sua vida.
A esse texto originalmente apresentado no grupo de WhatsApp Amigos do COLEPA, acrescento a informação obtida junto à filha de Dolores, Carolina Alexandra, a Xandra Diáfana, que esta homenagem será feita no Espaço Cultural Raso da Catarina, que será a sede do Memorial Abel Barbosa a ser organizado pela gestão municipal e administrado pela Academia de Letras de Paulo Afonso ali já instalada.
Como a entrada é gratuita e o espaço é pequeno é bom que todos os que desejarem participar desse momento especial de homenagem à dramaturga Dolores Moreira, cheguem cedo. Tive a oportunidade de acompanhar muito do seu trabalho, na cidade e das produções para a Chesf. E assisti a musicais lindos apresentados no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, como Alpercatas de Couro Cru, O Nordeste é Lindo e outras, todas ressaltando a beleza dos homens e mulheres, do sertão nordestino.
Importante lembrar que o trabalho de Dolores Moreira começou ainda nos anos de 1970 com o GETAPA – Grupo de Teatro Amador de Paulo Afonso que teve espaço para suas apresentações no Clube Operário de Paulo Afonso – COPA, no tempo em que ali estive como Diretor Cultural.
No dia 2 de setembro de 2022, a Academia de Letras de Paulo Afonso deu posse a Dolores Moreira como membro da ALPA, indicada por este membro fundador e então presidente desta Academia de Letras, que passou a ocupar a cadeira Nº 20, antes ocupada por Jânio Soares.
Dolores, já em tratamento de um CA, que acabou tirando-o do nosso convívio, não pode comparecer e foi brilhantemente representada por sua filha Carolina Alexandre.
Há tempo que, por esse site e pelo Jornal Folha Sertaneja temos sugerido a autoridades municipais a conclusão da reforma do prédio do Centro de Cultura Lindinalva Cabral e que ali fosse feito um teatro que leve o nome de Dolores Moreira em reconhecimento pelo seu trabalho.
A mesma sugestão foi dada ao prefeito eleito Mário Galinho quando de sua entrevista a este site e ao Jornal Folha Sertaneja com a ampliação da proposta para que o novo gestor veja a possibilidade de obter recursos junto ao governo estadual e federal, através das lideranças políticas que o apoiam na Assembleia Legislativa da Bahia e na Câmara e Senado Federal para que Paulo Afonso tenha um grande e moderno teatro e que esse equipamento leve o nome da nossa maior dramaturga - DOLORES MOREIRA - que nos deixou há pouco tempo.
Este Show Musical “INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA – DOLORES” é uma das muitas homenagens que a sociedade de Paulo Afonso está devendo a Dolores Moreira. E deve ser o primeiro de muitos outros que ela merece.
Sobre a Cultura de Paulo Afonso e, de forma especial, sobre o trabalho de Dolores Moreira, o Jornal Folha Sertaneja produziu um Caderno Cultural DOMINGO, em 27 de fevereiro de 2022, que está disponível em PDF e enviaremos para todos que desejarem receber. Para isso, envie mensagem de texto para o WhatsApp - 75-99234-1740 informando que quer receber esse Caderno Especial e WhatsApp ou E-mail para onde deveremos envia-lo.
Contem com esse site e com o Jornal Folha Sertaneja!
A ALPA apoia esse evento, aproveito e convido a todos/todas a comparecer para prestigiar.