O desporto de Paulo Afonso está de luto. Morreu Nilson Brandão.
Recebo no Jornal Folha Sertaneja a visita de Beto da Liga com a triste notícia do falecimento de Nilson Brandão que se dedicou em grande parte de sua vida à divulgação dos desportos em Paulo Afonso.
Acometido de diabetes, nos últimos dias teve problemas com uma infecção em um dos pés. Ficou alguns dias na UPA e foi transferido para o Hospital Regional de Paulo Afonso onde permanecia na UTI desde que ali chegou, a cerca de 15 dias.
Casado com Mirtes, pai de Fabíola, Kátia e Tiago, Nilson Brandão trabalhou na Chesf por mais de 45 anos de sua vida. Era instrutor dos cursos de Eletrônica e recebia no CFPPA da Chesf tanto os alunos do COLEPA como os do CIEPA e ministrava cursos diversos nessa área para técnicos e engenheiros da Chesf e de empresas da América Latina. O sistema irradiante da Rádio Cultura de Paulo Afonso foi montado por ele. Assim como o sistema de som do auditório do Memorial Chesf.
Uma ou a sua maior paixão, além da família, eram os esportes, com preferência pelo futebol.
Sobre esse tema por que era apaixonado como ex-atleta, goleiro do time do Ginásio Paulo Afonso, Nilson fez programas na Rádio Cultura de Paulo Afonso e na Rádio Bahia Nordeste e estava sempre no gramado do Estádio Ruberleno Oliveira ou acompanhando as equipes de futebol quando participaram do campeonato Intermunicipal de Futebol.
Ele também escreveu para jornais e periódicos de Paulo Afonso sobre esse tema. Tenha espaço do Jornal de Paulo Afonso, dirigido por Francisco de Assis (Preservil) e uma página no Jornal Folha Sertaneja, mantida durante muitos anos.
Essa vivência acompanhando o futebol e outros esportes em Paulo Afonso levou Nilson Brandão a escrever o livro Ecos do Futebol e outros Esportes que tive o prazer de organizar pela Galcom Comunicações e que nunca recebeu o apoio necessário para a sua publicação para que ele, em vida, pudesse sentir o carinho de todos.
Por toda a sua vida voltada para os esportes de Paulo Afonso, que resultou nesse livro, ainda inédito, o vereador Jean Roubert apresentou em 16 de abril de 2019 a proposta do título de Cidadão de Paulo Afonso que lhe foi concedido pela aprovação unânime da Câmara Municipal de Paulo Afonso e sancionado pelo presidente da Câmara, o também desportista e ex-presidente da LDPA, Vereador Pedro Macário Neto, pelo Decreto Legislativo Nº 17/2019.
Muito se vai falar ainda sobre Nilson Brandão, colega do Grêmio do Ginásio Paulo Afonso e do programa Coliseu Show que realizamos juntos no antigo Cine Coliseu, em Paulo Afonso.
Estamos aguardando informações da família sobre o velório e sepultamento de Nilson Brandão.
Deixamos como reflexão para todos os seus amigos e familiares o texto do livro dos Salmos que diz: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os que têm o espírito abatido”. Salmos 34:18.
Uma perda irreparável. Grande personalidade.Meus pêsames a todos familiares.
Meus sentimentos a família, parentes e amigos de Nilson.Uma vida dedicada a comunicaçãoCarlinhos (irmão de Délio)(*Filho de Mestre Osvaldo da Escolinha e dona Duduca)
Meus pêsames a toda familia. Fui colega de trabalho na chesf, juntamente com Nilson Brandão e outros, ministramos cursos técnicos na escola técnica de paulo afonso, antigo CFPPA, com muito orgulho e satisfação, não só por este motivo, mas sempre o admirei pela sua capacidade pessoal, técnica e principalmente ao grande mérito de ter montado a estrutura que temos hoje em relação ao meio de comunicação.Vamos hoje fazer valer toda sua dedicação. Que Deus o abrace em sua nova jornada.
Nilson Brandão, voz e cuca a serviço do rádio! Toda a minha infância eu, eu ouvi essa chamada na rádio, na linda voz da Vera Onildes, anunciando e apresentando a essa cabeça pensante do nosso rádio. Infelizmente no dia de hoje, os microfones estarão em silêncio ao menos por um minuto, em luto de homenagem a esse As da história do rádio Paulafonsino. Um voz que um dia ganhou os céus do do nordeste, nas frequências AM e FM, hoje desejo que pelas graças do criador continue ganhando os céus!
É com tristeza que lamentamos o falecimento do Nilson Brandão, quando fizemos da primeira equipe esportiva juntamente com os companheiros Jota Bezerra e Rosalvo Soares.(também falecidos). Isso na Rádio Cultura de Paulo Afonso. Que Deus conforte a sua família.
Foi um dos grandes professores que tive. sento muito sua morte. Guardo seus ensinamentos, fazem parte de minga vida profissional@. Carlos Brazil
Que notícia triste! Meus sentimentos à família.rnif9nm
Grande perda,Nilson Brandão foi um ícone da comunicação em Paulo Afonso,nas rádios Cultura e RBN,tive o prazer de começar na Cultura e tive Brandão como meu professor,principalmente na sonoplastia quando comecei em 1986,e depois na RBN trabalhando no esporte no programa show de bola e transmissões,vá em Paz Nilson Brandão e que Deus conforte toda sua família.
Notícia muito triste. Que Deus possa confortar toda a sua família. Um profissional extraordinário. Fui seu aluno no CFPPA e hoje vejo o quanto suas aulas foram importantes para a minha trajetória profissional. Obrigado Mestre.
A maior referência na comunicação de Paulo Afonso em todos os temas.Exelente mestre de eletrônica.Propulsor do rádio de Paulo Afonso.Você Nilson foi tudo isso e mais.
Eu e o Nilson trabalhamos juntos na Rádio Cultura. Na época eu era o locutor ROBERTO SILVA. Ele gravou todas as chamadas dos programas que eu apresentava. Extremamente perfeccionista e exigente. Grande profissional. Tricolor roxo briguento. Vá em paz, Nilson Grandão. Assim o chamávamos.
Nilson Brandão, foi a voz que fez vibrar os corações dos Paulafonsino que amam o futebol e também fez adeptos dentro da sua área de comunicação, bem como também na área técnica educacional, deixando como legado uma história de lisura quanto ao seu profissionalismo e caráter de homem honrado. Deixo aqui, às minhas condolências para todos os familiares, e que Jesus receba sua boa alma.
“Nilson Brandão, voz e cuca a serviço do rádio “
Que o bom Deus o receba de braços abertos no reino da glória, uma ótima pessoa um ser humano maravilhoso até breve grande Mestre,🙏🏾😔
Meu amigo e *Mestre*, me lançou na rádio Cultura e fez despertar em mim, o amor pelo rádio esportivo e durante décadas, fizemos transmissões dos jogos de futebol, em campeonatos locais, jogos de intermunicipal e amistosos, como o do flamengo masters e tantas outras jornada juntos.Na Cultura, começou com a transmissão, comentários e entrevistas nas ruas na Copa de 1990, até 1998.Equipe: Nilson Brandão, J. Bezerra, Rocha Pita, Hugo Quadros Júnior e A. C. Zuca.Deus conforte familiares e amigo
Que mundo espiritual, Nilson Brandão seja acolhido e siga sua evolução na paz de Cristo. Estudamos no Ginásio Paulo Afonso e tenho boas lembranças Junto- me a família na oração e na saudade. Paz e luz.
Meus sentimentos. Que o espírito consolador de Deus conforte a nós, os amigos, e aos familiares. Sentiremos sua ausência, meu amigo e ex-colega dos tempos da Rádio Cultura de Paulo Afonso.
Meus sentimentos a família e amigos, que Deus te receber com muita luz 🙏🙏🙏
Grande amante do esporte futebolístico. Lembro de Nilson atuando como goleiro do Colégio Paulo Afonso, o que nos dava grande tranquilidade por defender as cores da instituição Colepa. Tenha certeza do nossas homenagens de um grande golega e homem de prestígio na nossa coletividade pauloafonfina.Meus pêsames a toda família Brandão!