31 de Outubro - 507 anos da Reforma Protestante
Hoje, 31 de outubro, a mídia apresenta, em programas nas emissoras de televisão, em vídeos, nas redes sociais, uma intensa divulgação desta data como sendo o Dia do Halloween ou o Dia das Bruxas e milhões de pessoas se entregam nessa onda de “festa” e se vestem a caráter e apresentam os símbolos das bruxarias como um animado piquenique em família.
E, entre estes, muitos que se intitulam de cristãos, que até vão à igreja de vez em quando, que têm por hábito até se confessar com o pároco da sua freguesia, mas, nesse dia especial, não podem deixar de preparar suas crianças para irem, devidamente fantasiadas para a festa que a Escola organizou, com muita alegria, música e comida e nela se comemorar o Halloween ou o Dia das Bruxas.
Quanta enganação e desrespeito ao que de fato é sagrado e importante para a vida de cada ser humano! Quanta hipocrisia, estimulada pelo comércio e por pessoas que, de fato, não temem os resultados dessa sandice e, de repente, não sabem como explicar coisas esquisitas que lhe acontecem...
Deus me deu a oportunidade de viajar bastante enquanto a jovem maturidade permitiu. E em uma dessas viagens estive na Europa, quando concluí o meu Mestrado de Ciências da Educação (Turismo) em Portugal e dali pudemos todos do Curso ir conhecer um pouco outros países. Alguns foram à França (Paris), à Espanha (Madri) e um grupo menor teve a oportunidade de ir à Suíça e ali, em Genebra, pude conhecer o valor que aquele país dá aos que criaram e difundiram por outros países, a Reforma Protestante.
Ali, uma belíssima Igreja – a Catedral de São Pedro – guarda uma relíquia como lembrança daqueles anos do Século XVI. Em local de destaque na belíssima nave desta Igreja está a cadeira e a escrivaninha de João Calvino, marcas físicas daquela caminhada histórica e ainda viva nos dias de hoje, apesar do halloween.
A Catedral de São Pedro ou Catedral de Genebra, da cidade de Genebra, Suíça, está situada no centro histórico e é desde 1535 a principal igreja protestante da cidade.
No pátio da Universidade estão as estátuas desses que se entregaram, e sofreram perseguições e até morreram para que o mundo conhecesse verdades que não queria aceitar. E, qualquer semelhança com os dias de hoje, não é mera coincidência. Ou são profecias se cumprindo?
Para completar essa minha reflexão, eu lhes apresento uma outra reflexão que recebi do pauloafonsino Paurílio Barbosa, do Recife, um dos pioneiros da 1ª Igreja Batista de Paulo Afonso, texto escrito pelo Pastor Everaldo Barros de Oliveira, que segue.
È possível que alguns grupos talvez não aceitem publicar porque vão justificar que esta-se falando de religião e isso é polêmico e tal, embora muitos grupos aceitem naturalmente trazer piadas de muito mau gosto, falar a perder de vista sobre cachaça, mulheres nuas e outras coisas “atrativas” para os grupos e se recusam a compartilhar temas assim.
Mas, é preciso que se diga em alto e bom som, que hoje é o dia em que se reflete sobre a Reforma Protestante, que começou a acontecer ainda no ano de 1507. Concorda? Reflita. Compartilhe. E veja o vídeo no final da matéria.
(Professor Antônio Galdino da Silva)
O QUE COMEMORAR EM 31 DE OUTUBRO?
HALLOWEEN OU REFORMA PROTESTANTE?
Há 507 anos Martinho Lutero, monge agostiniano, publicava as famosas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. A ação de Lutero, inspirada pelo Espírito Santo, desencadeou a REFORMA PROTESTANTE por toda a Europa e que se espalhou pelo mundo. O movimento ganhou ainda mais força com outros representantes: João Calvino, Urich Zwinglio, Guilherme Farel, John Knox e outros.
As "Cinco Solas" resumem os princípios ou lemas da Reforma Protestante. Elas são:
* Sola Scriptura: Somente a Bíblia é a Palavra inspirada e autorizada por Deus;
* Solus Christus: Somente Cristo é o mediador entre Deus e a humanidade, e só por ele há salvação;
* Sola Gratia: Somente pela graça vivemos e somos salvos;
* Sola Fide: Somente mediante a fé somos salvos;
* Soli Deo Gloria: Toda glória seja somente de Deus.
(Obs.: “sola” é uma expressão em latim que significa “só” ou “somente”).
Aproveite a lembrança desta data para ser inspirado pelo exemplo de homens comuns que agiram de forma a impactar todo o mundo da época e das gerações seguintes. Você também pode ser agente de grandes reformas em sua casa, seu trabalho e na história de pessoas que você pode alcançar. Sejamos agentes de reformas, as reformas espirituais, de hábitos e relacionamentos, sob o fundamento das Sagradas Escrituras e em tudo visando a glória de Deus.
Que nossas mentes e vidas sejam cativas e submissas a santa, gloriosa e bendita Palavra de Deus. Nós, cristãos evangélicos, não comemoramos "halloween", a famosa festa das bruxas, por tudo que ela evoca, ainda que sutilmente. Não amamos as trevas, amamos a luz, não somos o povo da morte, mas o povo da vida, não invocamos os mortos, não compactuamos com a bruxaria, "ainda que do bem", ocultismo, feitiçarias ou satanismo, e no seu aspecto geral é isto que a festa do halloween propõe, de forma sutil e envolvente, como tudo que o reino das trevas ensina e propõe.
No Amor e na Graça de Cristo,
Parabéns, caríssimo irmão Galdino. Excelente matéria sobre a reforma protestante. Esclarecendo sobre o Pr Everaldo Barros de Oliveira, ele é o pastor da Igreja Batista da Concórdia, na cidade do Recife.