Carranca Boat realiza o 8º REMO DE OURO nos dias 6 a 8 de dezembro
A Associação Carranca Boat realiza desde 2015, uma competição anual, inicialmente denominada de “Festival Carranca Boat” até o ano de 2017 e que, a partir de 2018, passou a se chamar “Remo de Ouro”,
Essa prova de canoagem, realizada nas águas do Lago do Touro e Sucuri, só não aconteceu nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia do Covid-19 mas voltou com força total nos anos seguintes.
Ano passado foi uma grande festa e as provas finais, com a participação de autoridades do município, prefeito, secretários, vereadores, trouxeram muita emoção, principalmente na cerimônia das rosas que é uma tocante homenagem das mulheres sobreviventes ao câncer de mama, àquelas outras que já não estão entre elas.
No ano de 2023, participaram 34 equipes em algumas categorias como PCD’s (Pessoa com deficiência), mães atípicas (mães de crianças com deficiência intelectual e transtorno de aprendizagem) remadoras rosas, crianças, jovens e adultos, reunindo atletas de várias partes da Bahia, Alagoas e Sergipe. As provas finais do ano de 2023 já foram realizadas no Lago Abelardo Wanderley, ao lado do Lago do Touro e Sucuri, mesmo lugar onde serão realizadas as várias etapas desse torneio aquático este ano, dias 6 a 8 de dezembro.
Em 2024, na sua VIII Edição, a previsão será de 40 equipes.
Em outros anos, estes foram os vencedores, em cada categoria:
Campeões - Masculino –
A equipe da 1ª Cia de Infantaria (Exército brasileiro) foi a campeã nos anos de 2015, 2019 e 2022.
Campeã - Feminino –
A equipe Girassol, foi campeã nos anos de 2016, 2017, 2018 e 2023
2018 – Time Girassol; 2019 – Musas Carranca Boat; 2022 – Empate técnico entre Time Girassol e Kupa Kawana e em 2023 - Ilha Boat.
Entre os participantes com mais de 50 anos, a grande campeã do anos de 2023 foi a equipe Grupo Reviver, da terceira idade, do Colégio Sete de Setembro, coordenados pelo Professor Danilson e que tem entre os participantes algumas senhorinhas até com 80 anos de idade.
Segundo informam os organizadores desse evento, há algumas boas novidades para o torneio deste ano. Além de estar sendo estimado o total de 40 equipes participantes, está-se esperando a participação de muitas atletas visitantes e de Paulo Afonso.
- 02 equipes mistas (Paraguaçu e Pititinga) do Recôncavo Baiano (São Félix) com 35 atletas inscritos,
- 20 mulheres sobreviventes de câncer de mama da equipe Rema Flor de Camamu
- 50 atletas de Salvador,
- 05 sobreviventes de câncer de mama da Equipe Lisa Flor de Maceió,
- 10 sobreviventes de câncer de mama da Equipe Mama Rosa de Maceió,
- 15 sobreviventes de câncer de mama da Equipe Mamacaru de Paulo Afonso,
Integrantes do Núcleo de Canoagem Dragon Boat de Paulo Afonso: Colepa Boat, Cívico Militar, Guerreiras do Remo e Indomáveis da SEDES, Grupo Reviver e Kairós (mães atípicas), além das equipes open do Carranca: Ilha Boat, Girassol, Os Veteranos, Kupa Kawana.
Com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso a equipe do Mamacaru, de Paulo Afonso, participou este ano de eventos realizados em Salvador e em Brasília.
Uma das equipes onde os atletas estão bem empolgados é a dos Ex-alunos do COLEPA, o COLEPA BOAT, na categoria 50 + anos que, em 2023 fizeram sua estreia e este ano estarão lutando por medalhas.
P.S - As fotos das equipes foram do encerramento da VII Remo de Ouro, em 03/12/2023.
VEJA, ou REVEJA a matéria completa da premiação do VII Remo de OURO acessando esse link:
https://www.folhasertaneja.com.br/noticias/esporteseacao/740583/1