1ª Cia de Infantaria lança a Revista Histórica comemorativa dos 70 anos da criação desta unidade do Exército brasileiro.
Neste dia 5 de dezembro, data do fechamento desta edição do Jornal Folha Sertaneja, o Comandante da 1ª Cia de Infantaria de Paulo Afonso, Tenente Coronel Mathias Júnior, recepcionou autoridades de Paulo Afonso e, na oportunidade apresentou também o novo comandante desta unidade do Exército brasileiro o também Tenente Coronel Marcelo que receberá o cargo solenemente em evento que será realizado no dia 12 de dezembro.
A ocasião foi também motivo para que todos conhecessem a Revista 70 Anos da 1ª Companhia de Infantaria, uma publicação histórica, construída pelo historiador e escritor, membro fundador da Academia de Letras de Paulo Afonso, João de Sousa Lima, também convidado para esse evento e que sempre se declara um apaixonado por essa Companhia de Infantaria onde serviu como soldado no ano de 1983.
O encontro foi encerrado com um almoço oferecido pelo Tenente Coronel Mathias Júnior, nas dependências do quartel desta 1ª CI.
Como destacou o Jornal Folha Sertaneja em grande chamada de Capa e em quatro páginas internas, de 7 a 10, de sua edição Nº 232 de 30 de Abril de 2024, a 1ª Companhia de Infantaria de Paulo Afonso, unidade do Exército brasileira, criada em 1954 e instalada nesse município, comemora neste ano de 2024 os 70 anos de sua criação sendo depois carinhosamente chamada de “A Guardiã da Energia do Nordeste”.
Por aqui, nesses 70 anos de muita história, passaram muitos comandantes e oficiais, alguns deles com atuação muito marcante como professores do Colégio Paulo Afonso, entre os quais o Capitão Leite, o Capitão Jackson e o Major Renir Reis Damasceno, com os quais tive o prazer de estudar como aluno do Ginásio Paulo Afonso/Colégio Paulo Afonso – GPA/COLEPA.
Coube ao atual comandante, o Tenente Coronel Mathias Júnior, a alegria e a honra de coordenar dezenas de eventos realizados por esta unidade militar e representar esta 1ª Companhia de Infantaria em outros tantos eventos de homenagens aos 70 anos da 1ª CI.
Este Jornal Folha Sertaneja e o site www.folhasertaneja.com.br publicaram, ao longo dos seus quase 21 anos de vida, a serem completados em 18 de fevereiro de 2025, muitas reportagens destacando eventos e a excepcional colaboração que esta 1ª Cia. de Infantaria ao município de Paulo Afonso e seus moradores mas também para vários outros municípios no seu entorno, com ações sociais, como o projeto Carro Pipa que minimiza o problema da seca nesta região do semiárido e em momentos especiais como atendendo à população no fenômeno inverso que foram as grandes chuvas, principalmente na zona rural do município no deste ano.
A Câmara Municipal de Paulo Afonso tem homenageado a instituição e os seus comandantes e a comunidade, muito beneficiada com as Ações Cívico Sociais do Exército sempre espera com entusiasmo a participação dos militares da 1ª Cia de Infantaria nos desfiles cívicos de 28 de julho e da Semana da Pátria, assim como nas provas desportivas.
Um dos muitos apaixonados por esta guarnição militar de Paulo Afonso é o ex-soldado Sousa Lima, que serviu nesta Companhia com a turma de 1983 e, em várias oportunidades o hoje historiador e escritor, João de Sousa Lima, tem homenageado esta unidade do Exército e até promovido encontros dos seus colegas daquele marcante ano de 1983.
Pesquisador dos acontecimentos desta região, João de Sousa Lima, vez por outra traz à memória fotos e acontecimentos históricos também desta unidade militar e com o propósito de homenagear esta 1ª Cia de Infantaria produziu uma Revista Histórica sobre estes 70 anos, como já destacávamos também na nossa edição histórica do Jornal Folha Sertaneja citado, de Abril de 2024.
Agora, nesse dia 5 de dezembro, quando, em breve o atual comandante da 1ª CI, Tenente Coronel Mathias Júnior estará passando o comando da 1ª Cia de Infantaria ao seu colega Tenente Coronel Marcelo, o que acontecerá no dia 12 de dezembro, o escritor, colega membro fundador da Academia de Letras de Paulo Afonso, João de Sousa Lima, me envia, emocionado, um breve relato, nem por isso menos importante, sobre a oportunidade de lançar, ao lado do atual e do futuro comandante desta 1ª CI, a Revista Histórica 70 Anos da Primeira Companhia de Infantaria de Paulo Afonso.
Parabenizamos o escritor e historiador, autor de mais de 20 livros, por mais essa produção histórica/literária.
Igualmente, parabenizamos ao atual comandante da 1ª CI, Tenente Coronel Mathias Júnior, também Cidadão de Paulo Afonso, por reconhecimento da Câmara Municipal de Paulo Afonso, ao tempo em que saudamos e desejamos profícua gestão ao novo comandante da 1ª Companhia de Infantaria de Paulo Afonso, há 70 anos como a “Guardiã da Energia do Nordeste”, o Tenente Coronel Marcelo, que tomará posse no dia 12 de dezembro.
Como afirmou Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, “Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”.
Criada em 29 de abril de 1954 e organizada em 7 de fevereiro de 1955, a 1ª Cia. de Infantaria, ainda no quartel do 19º Batalhão de Caçadores – 19º BC, em Salvador-BA., teve como seu primeiro comandante o Capitão Teófilo Benedito Ottoni, como assegura a Portaria 54-47, do Ministério do Exército, e todos os que o sucederam deixaram a história de suas passagens por estas terras sertanejas, histórias estas agora documentadas por essa Revista dos seus 70 anos de vida, resgate da memória dos que por aqui passaram, registro histórico para as gerações que hão de vir.
__________________________________
EM TEMPO - Quem desejar receber a edição do Jornal Folha Sertaneja Nº 232 de 30 de Abril de 2024, no formato online, é só enviar uma mensagem de texto para o WhatsApp 75-99234-1740 ou para o E-mail: professor.gal@gmail.com, informando para que E-mail ou WhatsApp deve ser enviado. Sem custo. (Prof. Galdino)
Parabéns, pela reportagem, muito bom relembrarmos nossa história!