Jornal Folha Sertaneja entrevista o Vereador Pedro Macário Neto, eleito vice-prefeito de Paulo Afonso
Jornal Folha Sertaneja - O Jornal Folha Sertaneja recebeu em sua redação o vice prefeito eleito de Paulo Afonso, Vereador Pedro Macário Neto de 7 mandatos na Câmara Municipal de Paulo Afonso de onde foi presidente por três vezes e agora, aos 82 anos de idade é eleito vice-prefeito de Paulo Afonso ao lado do prefeito Mário Cesar, conhecido como Mário Galinho.
Pedro Macário, de sua experiência como Vereador, o que pode levar para a gestão do município, para o qual foi eleito vice-prefeito?
Pedro Macário - Eu quero agradecer essa oportunidade que o amigo que tem um compromisso muito grande com o Paulo Afonso com essa forma séria de comunicação que vem fazendo há quase 21 anos.
Primeiro, agradecer de todo o coração a Deus, que é Senhor sobre todas as coisas e depois a esta sociedade que me deu tudo o que eu precisava e mais alguma coisa, desde o início da minha vida aqui nessa cidade. Comecei no esporte, no lazer, na filantropia. Mas uma coisa que me gratificou verdadeiro é que eu sempre procurei ver as pessoas na minha frente, como se fossem iguais a mim, nunca menor, nunca mais.
Não tenho uma divergência a não ser no parlamento, que é natural, porque todos não pensam exatamente iguais. Isso não é possível.
Portanto, eu quero agradecer a todos que têm me aceitado do meu jeito e dizer que tenho me fortalecido, por Deus que me deu essa saúde monstruosa, pois vou completar 82 anos de idade e me sinto bem. Levanto e até tarde, pela meia-noite, estou atendendo às pessoas.
Eu não mudei. Sempre estive à disposição da sociedade e sei que Deus sabe o que eu estou dizendo.
Jornal Folha Sertaneja - O cidadão, vereador Pedro Macário tem 7 mandatos na Câmara de Paulo Afonso...
Pedro Macário – E atuei ativamente para que realmente pudesse dobrar a cada dia a paciência na busca do bem-estar da sociedade. E com isso já se deu o caminho. Me sinto como dever cumprir como legislador, certo? Fui eleito três vezes presidente da Câmara.
Jornal Folha Sertaneja – Mas, o agora eleito vice-prefeito de Paulo Afonso já atuou também em muitas outras instituições na cidade...
Pedro Macário – Sim. Fui presidente da Liga Desportiva de Paulo Afonso, e fui quem filiou a LDPA na Federação Baiana de Futebol.
Jornal Folha Sertaneja – Pegando um gancho nessa sua informação, caro Macário, como será a disposição desta nova gestão municipal para que Paulo Afonso retorne aos tempos áureos do futebol e de outros esportes, como descreve Nilson Brandão em seu livro ainda inédito? Os pauloafonsinos podem esperar voltar a ver o Estádio Álvaro de Carvalho como nos bons tempos do futebol?
Pedro Macário – Olhe, Professor Galdino, com certeza esse assunto vai estar na pauta do prefeito e dos secretários destas áreas. E, se depender do meu empenho pessoal, dentro de algum tempo, quando a casa estiver mais arrumada, desejamos ver o nosso Estádio com milhares de torcedores e boas equipes de futebol e também atletas de outras modalidades desportivas sendo incentivados. Precisamos voltar a ter a tardes de domingo com as famílias inteiras torcendo por seus times preferidos. O apoio ao esporte está no programa de governo no prefeito Mário César, Galinho.
Jornal Folha Sertaneja – Ótimo. Os desportistas estarão aplaudindo... Mas, o caro vice-prefeito foi também presidente do CPA, diretor do COPA, do Olímpico, gerente do Ciretran e, na Prefeitura foi também Diretor de Turismo.
Pedro Macário – É verdade. Atuei em várias áreas sociais e de filantropia. Chegamos a criar um clube de pescaria que funcionava muito bem na época...(risos). Então, graças a Deus, onde eu passei, deixei marcas sempre positivas. Quando estive como Diretor de Turismo, você me ajudou muito.
Uma das coisas que mais me deixou feliz foi quando nós criamos a Copa Vela. (criada em Paulo Afonso em 1989, na gestão do Prefeito Luiz de Deus.
A Chesf patrocinava a Copa Vela em Sobradinho, na Bahia mas o diretor Alcoforado e outras pessoas da diretoria não estavam satisfeitas com esse investimento que a Chesf estava fazendo ali. Eu trabalhava na Gerência de Operação da Chesf que tinha muito contato com esse diretor, Alcoforado que me chamou, ligou para Reginaldo (piloto da Chesf) e Eduardo Salazar, também da Chesf, da área de Comunicação e fomos ver este evento em Sobradinho, quando a Chesf decidiu transferi-lo para Paulo Afonso. Eu não poderia perder da chance e a Copa Vela veio para Paulo Afonso. E nos primeiros anos foi um grande sucesso nacional, aplaudida por experientes velejadores, medalhistas olímpicos. Até que transformaram a Copa Vela apenas num carnaval fora de época e esqueceram os esportes náuticos.
É desejo da nova gestão municipal e estarei apoiando, voltar à Copa Vela dos primeiros tempos, dentro do possível, conciliando com o carnaval fora de época para voltar a ser um grande evento, reconhecido e aplaudido nacionalmente.
Jornal Folha Sertaneja – O caro vereador sabe que há grande preconceito contra a presença de pessoas idosas, aposentados da Chesf, principalmente, em cargos e atividades da Prefeitura. Como sabe também que muitos dos jovens que pleiteiam uma vaga nesses cargos públicos não possuem a experiência e a vivência desses mais antigos. No Poder Executivo eleito em 6 de outubro, parece haver um equilíbrio esses dois polos. O prefeito eleito tem 38 anos (14/01/-1986) e o vice-prefeito, 82 anos (29/01/1942), ambos nascidos no mês de janeiro, como eu (dia 18)...
Pedro Macário – Certamente que a gestão municipal terá muitos jovens, mas isso não será motivo de conflito com os mais idosos porque será a união da força jovem, cheia de vontade e com muita saúde com esta experiência de alguns que já aprenderam muito com a vida. Isso vai ser muito bom para Paulo Afonso.
Jornal Folha Sertaneja – Já antecipo aqui os meus parabéns, os votos de que dê tudo certo, que a gestão seja profícua, que o prefeito reconheça que ele dividindo as ações com vice-prefeito, ele não está perdendo, pelo contrário, está ganhando muito.
E aproveito para pedir o teu apoio, junto à gestão municipal, para uma luta que vem de muitos anos. Como coloquei aqui para o prefeito Mário César, algumas secretarias municipais talvez precisem de um novo olhar da gestão. Por exemplo: a Secretaria de Cultura e Exportes tem muitos milhões no orçamento para as suas atividades e, apesar das multi atividades dessa secretaria, não há destinação específica por exemplo para a publicação de livros, para teatro, danças, produções áudio-visuais, e muitas outras. Tudo vai para a contratação de bandas, shows, artistas renomados. O prefeito eleito me prometeu um equilíbrio nessas ações. Veja isso também. E conte o caro vice-prefeito e a nova gestão municipal com o nosso site www.folhasertaneja.com.br que está com mais de 120 mil acessos/mês ou mais de 4 mil acessos/dia e o Jornal Folha Sertaneja que, em 18 de fevereiro chega aos seus 21 anos de vida.
Quero também, pedir que a verba de publicidade da gestão municipal, seja repartida com todos os veículos de comunicação, rádios, jornais, site como uma forma de manter vivos esses vários canais que, parceiros ou críticos da gestão são fundamentos importantes para a preservação da democracia e da cidadania.
Pedro Macário – Quero agradecer ao amigo, irmão por essa oportunidade e dizer que a nova gestão municipal estará muito empenhada em olhar atentamente para o seu povo, os cerca de 120 moradores que fazem desse município, dessa cidade linda, o orgulho de todos nós. Uma vez eleito, o prefeito, o vice-prefeito, cada vereador sabe que a sua gestão será para o bem de todos do nosso município e, com certeza, estaremos atentos para buscar a melhoria da qualidade de vida de todos. Que todos tenham um Feliz Natal e que o Novo Ano chegue com muitas bênçãos para todos nós.