Diplomação dos vereadores e as mudanças na Câmara de Municipal de Paulo Afonso para a próxima Legislatura – 2025/2028
Dia 18 de dezembro, na Câmara Municipal de Paulo Afonso, espaço cedido à Justiça Eleitoral, dezessete (17) vereadores eleitos em 6 de outubro, além do prefeito e vice-prefeito, foram diplomados pela Justiça Eleitoral da 84ª Zona para atuarem na próxima legislatura no quadriênio 2025/2028. A solenidade, prestigiada por autoridades civis e militares do município, foi presidida pelo Juiz Reginaldo Coelho Cavalcante desta 84ª Zona Eleitoral.
Da esquerda: Bero Jd. Aeroporto, Bero Jd. Bahia. Evinha Oliveira, Jailson Oliveira, Jean Roubert, Paulo Tatu e Valmir Rocha, além de Zé de Abel, na mesa diretora.
Entre os vereadores diplomados, dos 15 atuais, oito foram reeleitos: Bero do Jardim Aeroporto, Bero do Jardim Bahia, Zé de Abel, Jean Roubert, Evinha Oliveira, Paulo Tatu, Jailson Oliveira e Valmir Rocha.
Nove dos vereadores eleitos e diplomados nesta solenidade chegam à Câmara pela primeira vez. Cícera Freire de Melo, Deivide Henrique Lima Silva, Eliezio de Lima Dantas Livino, Ery Alberto Freire Costa da Silva, Gilmarkson Campos de Araújo, Márcia Goretti Delgado Rodrigues Brandão, Neivor Manfredi, Rubens Valentim dos Santos e Sheila Belo Lima
Na Câmara Municipal de Paulo Afonso houve uma considerável mudança do seu quadro de vereadores entre a Legislatura que se encerra em 31 de dezembro de 2024 e a que começa de 1º de janeiro de 2025.
Os eleitores, nas urnas de 6 de outubro, resolveram mudar cerca de 50% dos vereadores desta legislatura, considerando-se os que não foram reeleitos por falta de votos e os que optaram em tomar outros caminhos por vontade própria e a 17ª Legislatura – de 2025 a 2028, terá inicialmente a seguinte composição.
Não conseguiram se reeleger os vereadores: Irmã Leda, Keko do Benone, Gilmário Marinho, Alexandre Leco, José Gomes de Araújo (Zezinho do INPS), Marconi Daniel e Pedro Macário Neto.
Sobre os não eleitos, aos quatro primeiros, faltaram os votos necessários para a sua reeleição. Os três últimos fizeram opções diferentes nestas eleições de 6 de outubro.
- O Vereador José Gomes de Araújo - Zezinho do INPS -, alagoano de Água Branca, com 7 mandatos na Câmara Municipal de Paulo Afonso, com mais de 80 anos de idade, resolveu não se candidatar para mais um mandato. Em vez disso, passou a trabalhar pela eleição do seu filho Marquinho e foi muito bem sucedido no seu propósito. Marquinho de Zezinho, ou Gilmarkson Campos de Araújo foi eleito com 1.733 votos.
-O Vereador Marconi Daniel, pauloafonsino, optou em manter a sua candidatura para Prefeito de Paulo Afonso, pelo Partido dos Trabalhadores, dentro da Federação que incluía, além do PT, o PV e o PCDB. Não logrou êxito em seu propósito. Conseguiu 3.989 votos (6,29%), ficando em quarto lugar na disputa. Deixa a Câmara Municipal depois de três mandatos onde sempre foi muito atuante e para onde foi levado, em cada uma das eleições com votação sempre alta de até mais de 3 mil votos.
- O Vereador Pedro Macário Neto, também com uma história de sucesso na Câmara Municipal, onde está há 7 legislaturas e já presidiu esse Poder Legislativo por três vezes. Aos 82 anos de idade, o baiano de Antas, decidiu aceitar o convite feito pelo ex-vereador Mário Galinho, há dois anos atrás, para ser o seu companheiro na chapa que concorria, com outros cinco candidatos, a Prefeito de Paulo Afonso e foi eleito vice-prefeito de Paulo Afonso para o quadriênio 2025/2028, quando deseja encerrar a sua carreira política. Ainda nesta eleição de 6 de outubro, Pedro Macário trabalhou também para eleger a sua esposa, Cícera Freire de Melo, com absoluto sucesso. Cícera foi eleita com 1.455 votos.
Outras mudanças importantes acontecem na Câmara Municipal de Paulo Afonso. A primeira é o aumento do número de vereadores que passou de 15 para 17, número de vereadores que a CMPA já teve na sua 11ª Legislatura, de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004.
As Mulheres no Parlamento Municipal
A outra importante mudança foi o aumento das mulheres no Parlamento Municipal. Pela primeira vez em sua história a Câmara Municipal de Paulo Afonso terá 4 mulheres vereadoras, perto de 25% do total dos vereadores da legislatura municipal de 2025/2028.
Para esta 17ª Legislatura – 2025/2028 – foi reeleita a Vereadora Evanilda Gonçalves Oliveira (Evinha Oliveira) e eleitas as vereadoras Cícera Freire Melo, Márcia Goretti Delgado Rodrigues Brandão e Sheila Belo Lima.
Cada vereador/vereadora desta 17ª Legislatura passará a receber um subsídio mensal de R$17.387,32, valor aprovado nesta legislatura, conforme o Regimento Interno da Câmara e a Legislação Federal, como explicou o presidente Vereador José Abel Souza, conhecido como Zé de Abel.