Nota do Editor:
Pedimos desculpas aos leitores/internautas e aos vereadores, ao prefeito e ao vice-prefeito empossados em 1º de janeiro de 2025, pela qualidade das fotos do plenário da Câmara, local onde foram realizadas as solenidades das duas sessões seguidas da Câmara. É que a área destinada à imprensa não permitiu um melhor trabalho e não fomos autorizados a ter acesso ao plenário da Câmara Municipal de Paulo Afonso. Pedimos à Ascom da Prefeitura e a fotógrafos outros que tiveram acesso ao plenário outras fotos de melhor qualidade e esperamos recebe-las para coloca-las no Jornal Folha Sertaneja que está sendo concluído nesse dia 3 de janeiro. (Antônio Galdino da Silva, fotógrafo/diretor do Jornal Folha Sertaneja e do site www.folhasertaneja).
De mecânico a prefeito, Mario Galinho, toma posse na Prefeitura de Paulo Afonso
Havia no ar uma intensa expectativa de muitos apoiadores do Prefeito Mário Galinho e incontida emoção nas solenidades posse e transmissão do cargo de prefeito ao ex-vereador e mecânico de automóveis Mário Galinho e se companheiro de caminhada, ex-vereador de sete mandatos, Pedro Macário Neto, no início da noite de 1º de janeiro de 2005, na Câmara Municipal de Paulo Afonso e na Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.
O dia 1º de janeiro foi marcado por uma série de eventos associados à posse do prefeito eleito, posse dos vereadores, a eleição do presidente da Câmara e a transmissão do cargo ao novo prefeito.
Posse dos Vereadores para a Legislatura 2025/2028
A Câmara Municipal de Paulo Afonso realizou duas sessões seguidas na noite de 1º de janeiro de 2025. Na primeira aconteceu a posse dos vereadores eleitos em outubro. Como determina o Regimento Interno de cada Poder Legislativo, as Câmaras de Vereadores realizam um Sessão para dar posse aos vereadores eleitos. Essa sessão é presidida pelo vereador mais idoso ou o mais bem votado nas últimas eleições, de acordo com o que determina o Regimento Interno. Uma vez empossados, os vereadores elegem o presidente da Câmara e os membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo para os próximos dois anos.
Em Paulo Afonso-BA., essa primeira sessão da Câmara Municipal foi presidida pelo Vereador reeleito Valmir Rocha, tendo como 1º Secretário o Vereador Jean Roubert Felix Netto e como 2º Secretário o Vereador Jailson Oliveira.
Foram então empossados todos os 17 vereadores que formam esta 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Paulo Afonso aqui apresentados em ordem alfabética com seu nome completo e como eles se tornaram conhecidos dos seus eleitores.
Vereadores eleitos para a 17ª Legislatura da CMPA
Albério Carlos Caetano da Silva (Bero do Jardim Aeroporto)- PRD
Albério Faustino Farias (Bero do Jardim Bahia)- PSD
Cícera Freire de Melo (Cícera Macário) - PSDB
Deivide Henrique Lima Silva (Deivide Henrique)- AVANTE
Eliezio de Lima Dantas Livino (Eliézio Livino)- MOBILIZA
Ery Alberto Freire Costa da Silva (Beto Doido) - MDB
Evanilda Gonçalves Oliveira (Evinha Oliveira) - SD
Gilmarkson Campos de Araújo (Marquinho de Zezinho)- PP
Jailson Silva Oliveira (Jailson Oliveira) - PP
Jean Roubert Felix Netto (Jean Roubert) - PSD
José Abel Souza (Zé de Abel) - PSD
Márcia Goretti Delgado Rodrigues Brandão (Márcia Goretti)- MOBILIZA
Neivor Manfredi (Nei da Vigilância) - PRD
Paulo Gomes de Queiroz Júnior (Paulo Tatu) - PSDB
Rubens Valentim dos Santos (Rubinho do Kênio)- MOBILIZA
Sheila Belo Lima (Sheila Belo) - AVANTE
Valmir Araújo da Rocha (Valmir Rocha) - PC do B
Concluída a cerimônia de posse de todos os vereadores eleitos, o presidente Valmir Rocha coordenou o processo de eleição dos membros da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026, sendo eleita por 14 votos a favor e 3 abstenções, a chapa única formada pelo Vereador José Abel Souza – (Zé de Abel) Presidente, o Vereador Albério Faustino Farias, (Bero do Jardim Bahia) como vice-presidente, Vereador Paulo Gomes de Queiroz Júnior (Paulo Tatu) como 1º Secretário, todos reeleitos. Como segunda Secretária, foi eleita a Vereadora Marcia Goretti Delgado Rodrigues Brandão, que está no seu primeiro mandato.
Assumindo a direção dos trabalhos legislativos, o presidente eleito Zé de Abel, abriu espaço para os pronunciamentos dos vereadores e todos os 17 vereadores desta 17ª Legislatura fizeram o seu primeiro discurso do ano de 2025, quase todos com palavras de gratidão aos eleitores que os elegeram para o primeiro ou para mais um mandato legislativo.
Nesta nova legislatura, a 17ª de sua história, a Câmara Municipal de Paulo Afonso tem a sua maior bancada feminina, formada por quatro Vereadoras: Evinha Oliveira, reeleita e Cícera Macário, Márcia Goretti e Sheila Belo, eleitas para o seu primeiro mandato.
Entre as falas dos vereadores, chamou a atenção do grande público que lotou as dependências da Câmara e se acomodou na área externa do prédio e acompanhou todas as solenidades por um telão a atitude da Vereadora Sheila Belo que durante o seu discurso foi acompanhada por uma intérprete de LIBRAS que com que as suas palavras chegassem a um público bem especial, como uma proposta de inclusão que tem anunciado para o seu mandato. A atitude da mais nova vereadora da Câmara Municipal de Paulo Afonso para esta 17ª Legislatura, de 2025 a 2028, foi muito aplaudida por todos.
O Vereador Zé de Abel, reeleito presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, procedeu a posse dos novos gestores do município de Paulo Afonso, eleitos em 6 de outubro, o vice-prefeito, Pedro Macário Neto, aposentado da Chesf e ex-vereador por 7 mandatos e o prefeito Mário Cézar Barreto de Azevedo – Mário Galinho, ex-vereador e mecânico de automóveis.
A solenidade foi simples como já anunciara o Prefeito Mário Galinho nas redes sociais. “As solenidades de posse e de transmissão do cargo serão simples, formais, porque não vivemos num momento propício para festas e comemorações”.
Posse do Prefeito Mário Galinho e do Vice-Prefeito Pedro Macário para o quadriênio 2025/2028
O primeiro a ser empossado foi o vice-prefeito Pedro Macário Neto e em seu discurso, ele agradeceu o grande apoio recebido de sua família e em especial de sua esposa Cícera Freire (Cícera Macário) que também se elegeu como Vereadora. Macário fez uma breve retrospectiva de sua vida pública, na Câmara, por 7 mandatos e sua participação na gestão de várias instituições da cidade e em órgãos públicos.
Ao final do seu discurso, que foi também uma despedida depois de cumprir integralmente sete mandatos de vereador, foi surpreendido com uma homenagem que o ex-vereador e agora vice-prefeito Pedro Macário Neto recebeu de sua família.
Chegando aos 82 anos, no final de janeiro de 2025, Pedro Macário concluiu em 31 de dezembro o seu 7º mandato de Vereador em Paulo Afonso e a família lhe presenteou, entregue por sua netinha, com um Dinossauro que, segundo sua esposa, Vereadora Cícera, representa que, apesar da idade, ele continua aguerrido, forte e destemido para exercer as funções que lhe são confiadas.
Mário Galinho foi breve no seu discurso e agradeceu, emocionado, por esta oportunidade que o povo lhe concedeu. Lembrou do seu avô, Vereador Arsênio Pereira de Azevedo que atuou nesta Câmara Municipal por cinco mandatos. Também agradeceu o apoio que encontrou na família em todos os momentos. Falou de equipe que foi montada para ao seu lado administrar o município de Paulo Afonso nos próximos quatro anos. Deixou a tribuna aplaudido por longo tempo, fez fotos com os vereadores e seguiu para a Prefeitura.
Rumo à Prefeitura. A transmissão dos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito
Após as solenidades de posse o novo prefeito de Paulo Afonso seguiu acompanhado de grande número de pessoas tendo à frente a Banda Marcial do CETEP em caminhada até à sede do Poder Executivo Municipal onde já o esperava uma grande multidão.
Além de muitos vereadores, também estavam presentes os comandantes e representantes militares do CPR-NE, do Batalhão de Bombeiros, do 20º BPM, o Bispo Dom Guido Zendron, da Diocese de Paulo Afonso, o novo presidente da OAB, o Pastor Manfrede, da Igreja Nova Aliança, ex-prefeito Raimundo Caires dentre outros. O Comandante da 1ª Companhia de Infantaria esteve presente às solenidades da Câmara Municipal de Paulo Afonso.
A cerimônia de transmissão do cargo de prefeito a Mário Galinho foi realizada no Gabinete do Prefeito, pelo ex-Secretário de Articulação Política da gestão anterior, Hermes Benzota Júnior, conhecido como Júnior Benzota. O ex-prefeito Marcondes Francisco não compareceu.
A Ata da Transmissão do cargo de Prefeito de Paulo Afonso foi também assinada pelo prefeito Mário Galinho, pelo vice- prefeito Pedro Macário e pelos vereadores e autoridades presentes.
O prefeito Mário Galinho apresentou os seus Secretários e colaboradores mais diretos cujos Decretos de nomeação estarão publicados no Diário Oficial do Município a parte da terça-feira, 2 de janeiro.
Um destaque entre os secretários foi a presença de muitas mulheres, seis que ocuparão secretarias e cargos estratégicos da nova gestão, inclusive em novas secretarias que a Câmara Municipal estará aprovando em sessão extraordinária prevista para a próxima segunda-feira, dia 6 de janeiro.
Entre as novas secretarias criadas pelo prefeito Mário Galinho a Secretaria das Mulheres, uma Secretaria de Informática e Tecnologia, uma Secretaria de Serviços Públicos cujas atividades serão desmembradas da atual Secretaria de Meio Ambiente.
Após a assinatura da Ata de Transmissão dos cargos de Prefeito e vice-prefeito, Mário Galinho e Pedro Macário, acompanhados dos seus familiares dirigiram-se ao pequeno tablado colocado em frente ao prédio principal da Prefeitura e ali o novo prefeito foi saudado pelos amigos de caminhada, desde os tempos de criança, por vereadores, em evento conduzido pelo radialista Tauir Wagner.
Ao lado ao lado de sua mãe (seu pai já é falecido), da esposa, irmãos e outros familiares Mario Galinho falou da sua luta, desde 2020, quando perdeu a eleição por apenas 805 votos, o seu fortalecimento a partir dali e a vitória muito expressiva “não apenas concorrendo com cinco outros candidatos, mas contra uma poderosa estrutura de governo que esteve no poder por 32 anos. A minha vitória foi a vitória do povo de Paulo Afonso que acredita que um mecânico no cargo de Prefeito de Paulo Afonso poderá fazer a diferença nesta nova gestão que está começando”.