Emerson Leandro, da SETIC e equipe recebem conselheiros do Cariri Cangaço para discutir a realização da 1ª Edição desse evento em Paulo Afonso em 2025
Foi um encontro marcante tanto para os novos gestores da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Paulo Afonso nesta gestão que começou em janeiro deste ano, como para o curador Manoel Severo e os conselheiros do Cariri Cangaço, um conceituado fórum de estudos de variados temas nordestinos como os beatos, coronéis e outros e, naturalmente o instigante tema do cangaço que tem merecido teses de mestrado e de doutorado até em outros países e inspirado centenas de filmes, livros, documentários e publicações no Brasil e em outros países.
O Cariri Cangaço, apesar de ter nascido a partir da presença de Manoel Severo durante a realização do Seminário do nascimento de Maria Bonita, organizado por João de Sousa Lima e realizado pelo Departamento Municipal de Turismo em março de 2009 – e o Cariri Cangaço nascia em setembro daquele ano de 2009 – somente teve uma apresentação em Paulo Afonso em 2022 e agora se prepara para ter a sua primeira edição de muitas outras deste ano em Paulo Afonso.
Essa acolhida do Secretário de Turismo Emerson Leandro e de sua equipe, certamente mostra um novo olhar do atual Prefeito Mário Galinho para esse que é um dos atrativos turísticos de Paulo Afonso, em vista da sua ampla e difundida e ainda polêmica história que tem inspirado danças, quadrilhas juninas, produtos de artesanato e a sua difusão através da imprensa, das redes sociais, dos muitos filmes e documentários tem atraído cada mais curiosos em conhecer mais sobre esse tema.
Assim, Emerson Leandro e sua equipe receberam nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, o cidadão pauloafonsino João de Sousa Lima que tem mais de 10 livros sobre esse tema, Luma Holanda, pesquisadora também do Cariri Cangaço e o próprio Manoel Severo, Curador desse Fórum Cariri Cangaço há 16 anos para, numa parceria nunca vista, promoverem conjuntamente esse primeiro encontro do Cariri Cangaço em Paulo Afonso, terra do Raso da Catarina, por onde Lampião e seu bando circularam por cerca de 10 anos e da Malhada da Caiçara, onde nasceu Maria Gomes de Oliveira, a Dona Maria do Capitão ou Maria Bonita, a Rainha do Cangaço, com o foco no seu potencial para o turismo.
Estas terras têm muitas histórias desta e de outras Marias ligadas fortemente ao cangaço. Uma delas, morou muito tempo ao lado da Ponte D. Pedro II, no Povoado Jardim Cordeiro, no lado alagoano do rio São Francisco. João descobriu outras Marias do Cangaço em outros povoados de Paulo Afonso.
Pelas terras que antes eram do município de Glória e passaram a ser do município de Paulo Afonso quando o Distrito de Paulo Afonso se emancipou de Glória, nos muitos povoados, há histórias delas, de Durvinha e muitas outras.
Pergunta ao João de Sousa Lima que ele tem uma lista enorme das “Mulheres do Cangaço”, a maioria delas destas bandas do lado baiano, terras de Glória, de Paulo Afonso.
Eid, também conhece o que aconteceu pelas bandas das terras e dos muitos povoados do município de Glória, por onde chegou Lampião e seu bando nos idos de 1928...
Foi também por essas terras que Lampião perdeu o seu irmão Ezequiel Ferreira, pras bandas da Lagoa do Mel. E ainda hoje há quem acredite que nas terras sem fim do Raso da Catarina, Lampião teria enterrado tesouros valiosos...
Turismo e Cangaço têm muito a ver com esta região. É um dos tesouros adormecidos. Nos cenários de excepcional beleza desse lugar, no Raso da Catarina, na Serra do Umbuzeiro, na Malhada da Caiçara, no Cânion do rio São Francisco há muitas histórias verdadeiras que se misturam com lendas, com relatos de amor imenso que, ao serem vistos agora pela gestão municipal do Prefeito Mário Galinho com esse novo foco, permite-se aos visitantes, aos turistas, conheceram melhor tudo isso.
Não há dúvida que o Cariri Cangaço pelo elevado nível de qualidade dos seus pesquisadores, estudiosos, é um evento que vai espalhar essa história pelos quatro cantos do Nordeste, do Brasil, pelo mundo afora.
Portanto, sejam todos bem-vindos à terra da emoção e da aventura! Oxente!!!
E VEJA esse vídeo que registrou esse encontro inédito do Cariri Cangaço e a SETIC, editado para este site por Nilton Alcântara (Negrito).