Escola Municipal Georgina celebra a poesia e homenageia poetas e escritores da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA
Antônio Galdino da Silva
O Dia Mundial da Poesia foi criado em 1999, durante a 30ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para promover a diversidade das línguas e incentivar o intercâmbio cultural.
No Brasil também se comemora o Dia Nacional da Poesia em 14 de março, em homenagem a poeta baiano Antônio de Castro Alves e no dia 31 de outubro, em homenagem ao poeta mineiro Carlos Drumond de Andrade. E em vários Estados brasileiros também se comemora o Dia da Poesia em cada Estado.
Paulo Afonso/BA, que tem a sua Academia de Letras, a ALPA, viveu nesse dia 21 de março um momento bem marcante para os poetas desta Academia.
Para comemorar o Dia Mundial ou Internacional da Poesia a Escola Municipal Georgina Alves da Silva, do Bairro BTN III, que tem como diretora a Professora Gleicy Pires, decidiu despertar em seus alunos o interesse de conhecer um pouco mais sobre esse tema. E fez isso de forma diferente. Os professores de Língua Portuguesa desta escola resolveram criar um projeto com o nome “ENTRE ENCANTOS E RAÍZES: A POESIA QUE NOS HABITA” que foi uma amostra de poesias, produzidas pelos alunos ou por eles declamadas.
Os estudantes desta Escola da Rede Municipal tiveram então acesso aos livros de poetas e escritores, membros da Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA e às Antologias produzidas por essa academia, existentes na Biblioteca da Escola. E mais, os alunos escolheram os poetas e escritores sobre os quais queriam falar e homenagear, assim como ficou a critério dos alunos escolherem os poemas desses poetas e poetisas para recitar no ato da culminância do Projeto, como informou a coordenadora Edneide Feitosa.
No meio da organização, a diretora Gleicy, a coordenadora Edneide encontraram as “pedras no meio do caminho”, como disse o poeta Carlos Drummond de Andrade em um dos poemas. De repente, o auditório onde seria o espaço para a culminância do projeto, ficou interditado para uma reforma que se fazia necessária. Assim também a Biblioteca o que obrigou os organizadores a refazer a programação de culminância, ajustando para isso outro espaço da escola. E deu tudo certo!
As ações para essa culminância começaram bem antes. A partir das escolhas dos estudantes, foram selecionados dez dos membros da ALPA para serem trabalhados pelos alunos desta Escola Georgina no Dia Mundial ou Internacional da Poesia, 21 de março. E foram convidados para essa culminância os escritores e poetas/poetisas – Antônio Galdino, Jovelina Ramalho, João de Sousa Lima, Oscar Silva, Anibal Nunes, Roberto Ricardo, Jotalunas Rodrigues, Edson Barreto, Socorro Mendonça e homenageado, in memoriam, Alcivandes Santana.
O Professor Edson Barreto, que dá aulas no CETEPI, estava trabalhando e justificou a sua ausência. Outros alunos decidiram estudar alguns dos membros da ALPA, entre estes selecionados. E fizeram desenhos, expuseram fotos, registraram trechos de seus escritos e esse material foi exposto nos corredores da Escola.
Dia 21 de março, 14 horas, chegamos à Escola Georgina e fomos acolhidos pela diretora, coordenadora, professoras e pelos alunos. E como foi agradável essa acolhida. Ali estivemos, a tarde inteira, recebendo o carinho, o respeito, compartilhando a alegria dos alunos, a real felicidade de abraçar cada escritor/poeta, de lhe pedir um autógrafo em seus cadernos.
Confesso e ouvi também esse depoimento de outros colegas da ALPA, que transcrevemos abaixo, que foi de fato especial esse encontro, essa prática do Projeto da ALPA, de autoria da Professora Jovelina chamado O Escritor Vai à Escola. Nós, escritores da ALPA fomos à Escola, conversar com os estudantes e nos sentimos bem acolhidos, muito amados.
Dito isso, como uma forma de gratidão de cada um que ali esteve, reproduzimos o texto da Coordenadora Edneide Feitosa, que conduziu toda a programação da tarde de 21 de março na Escola Georgina Alves da Silva sobre esse encontro de poetas e escritores com os estudantes de 7ª e 8ª séries desta Escola numa data tão especial – 21 de março de 2025 – Dia Mundial ou Internacional da Poesia.
Assim escreveu a Coordenadora Edneide Feitosa:
Hoje, 21 de março de 2025 – Dia Mundial da Poesia, a Escola Municipal Georgina Alves da Silva localizada no Bairro Tancredo Neves (BTN) III, teve a honra de receber a presença ilustre de grandes membros da ALPA – Academia de Letras de Paulo Afonso.
Na ocasião foi realizada a culminância do primeiro projeto de leitura de 2025 da instituição, uma Mostra Cultural denominada “ENTRE ENCANTOS E RAÍZES: A POESIA QUE NOS HABITA”.
Ao longo desta semana com o apoio da diretora Gleicy Pires, da coordenadora pedagógica Edneide Feitoza, das professoras Alexsandra Resende, Kátia Regina, Késsia Poliana, Rosemeire Santos e a colaboração de outros profissionais da instituição como Iury Ferreira, os estudantes se dedicaram para esse momento, fazendo da escola um espaço em que a arte das palavras pudesse florescer e transportá-los para mundos inimagináveis, onde os personagens centrais foram grandes poetas e poetisas da nossa cidade.
O evento foi abrilhantado com a presença dos ilustres: Antônio Galdino, Jovelina Ramalho, João de Sousa Lima, Oscar Silva, Anibal Nunes, Roberto Ricardo, Jotalunas Rodrigues e Socorro Mendonça.
De acordo com a diretora e a coordenadora, o projeto nasceu da importância de valorizar grandes nomes do cenário poético de Paulo Afonso e através da iniciativa da professora Alexsandra Resende as demais colegas foram contagiadas com a proposta.
Ao conhecer a obra desses grandes artistas os alunos puderam perceber que cada verso é um convite à reflexão, e cada estrofe é uma porta aberta para a emoção, pois nossos poetas e poetisas, com sua sensibilidade singular e habilidade em despertar emoções têm o poder de transformar um simples momento em sentimentos reais.
E nesse dia mundial da poesia, a escola se tornou um refúgio de inspiração, onde através das poesias foi possível celebrar a beleza da linguagem, a profundidade dos sentimentos e a força das imagens que brotam em seus corações.
Foi uma tarde memorável marcada pelo encontro de gerações permitindo que a sabedoria do tempo ultrapassasse os muros da escola e despertasse em cada estudante o desejo de conhecer e fazer poesia.
Durante esse encontro agradabilíssimo, os membros da ALPA puderam compartilhar experiências, trocar ideias e, acima de tudo acolher a diversidade de vozes, sentimentos e pensamentos, respeitando, incentivando e valorizando os corações pulsantes e as mentes criativas.
Além disso, prestigiaram a exposição dos trabalhos artísticos realizados durante o projeto e, lindamente foram homenageados pelos educandos com belíssimas apresentações teatrais e declamações de poesias de autoria dos convidados, tornando o momento ainda mais emocionante.
Além desse evento inesquecível que houve no turno vespertino, na escola também aconteceram outras atividades acerca desta temática.
Nesse mesmo dia, no turno matutino, sob a mesma direção e coordenação, os professores Ana Paula Batista, Flávia Uchôa, Késsia Poliana, Rogério Silva e Simara Auany juntamente com os estudantes realizaram um belíssimo recital de poesia denominado “Versos que encantam”.
Sendo assim, concluímos que a escola valoriza a arte e os artistas da terra e proporciona aos seus discentes grandes experiências, contribuindo assim, com o processo de ensino aprendizagem transformador e rico em sabedoria e cultura marcada pelo tempo e eternizada na memória e no coração. Concluiu a coordenadora Edneide Feitosa.
Asseguro aos organizadores, pelas conversas dos membros da ALPA ali homenageados, que cada um viveu emoções fortes, com esta acolhida.
Antônio Galdino – membro fundador da ALPA – Cadeira Nº 14 - Escrevi 8 livros e 7 revistas sobre a história e personagens de Paulo Afonso e também poesias ainda não publicadas.
Vivi, realmente, um grande momento, de respeito, de carinho por parte dos organizadores e daqueles alunos que, na sua simplicidade demonstraram um despertamento para traduzir seus sentimentos em textos, palavras, em poesia como se viu no Varal de Poesias com a amostra de alguns dos seus poemas.
O poeta Jotalunas – membro da ALPA – Cadeira Nº 21 - que criou o Projeto “Na Mala do Poeta tem poesia de todo jeito” que já teve cerca de 30 apresentações, escreveu: “Gratidão ao corpo docente e discente do Escola Georgina pela bela homenagem feita ao dia mundial da poesia. Confesso que fiquei emocionado com a acolhida. Muito obrigado!”
João de Sousa Lima – membro fundador da ALPA – Cadeira Nº 6 - que é historiador e também poeta, escritor com cerca de 30 livros publicados, 10 deles sobre o tema Cangaço, disse: “Hoje foi um dia marcante pra nós escritores e pesquisadores das histórias de nossa querida Paulo Afonso. Fomos agraciados com o carinho dos alunos da Escola Georgina.
Confesso que os alunos nos emocionaram com suas poesias e apresentações voltadas para cada membro ali presente e que faz parte da Academia de Letras de Paulo Afonso.”
Oscar Silva – membro da ALPA – Cadeira Nº 31 - poeta, compositor, autor do Hino de Paulo Afonso, cantor, enviou esta mensagem; “Parabenizo a Direção e todo corpo docente da Escola Georgina, pela iniciativa e contribuição; no que diz respeito ao Dia Mundial da Poesia. Os membros da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA, que se fizeram presentes, não apenas somaram para o crescimento intelectual dos alunos; mas contribuíram de forma participativa para a evolução cultural e artística dos alunos da referida Escola. Acredito plenamente no futuro dos nossos jovens, e gostaria que essas ações fossem uma constante nas nossas Escolas, pois assim como " um saco vazio não se põe de pé ", uma sociedade sem cultura jamais subsistirá. O alimento da alma está no conhecimento e no fazer ARTE em todos os sentidos; certos de que fomos ESCOLHIDOS por Deus para uma determinação missão.
" Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação."
Aníbal Alves Nunes – membro da ALPA – Cadeira Nº 40 – escreveu:
UMA TARDE DE POESIA
O encontro de poetas e escritores realizado pela Escola Municipal Georgina Alves da Silva neste 21 de março, Dia Mundial da Poesia, foi literalmente impressionante.
Os convidados: Antônio Galdino, Socorro Mendonça, Jovelina Ramalho, João de Sousa Lima, Oscar Silva, Jotalunas, Anibal Nunes e Roberto Ricardo ficaram entusiasmados diante de tantos alunos recitando poemas e poesias dos convidados como num garboso desfile de palavras.
A diretora e professoras da escola não imaginavam que o evento tivesse tanto sucesso. Os alunos tornaram o ambiente emocionante e merecedor de tantos aplausos dos poetas e escritores presentes. Parabéns diretoria, professoras e alunos pelo brilhante presente que vocês nos proporcionaram. (Aníbal Alves Nunes)
Jovelina Ramalho – membro fundadora da ALPA – Cadeira Nº 12 deixou esta mensagem:
Em 21 de março, dia mundialmente consagrado à poesia, alguns escritores de Paulo Afonso, membros da Academia de Letras- ALPA, tiveram a felicidade, a convite da direção e professores da Escola Municipal Georgina, de vivenciar, junto com os alunos daquela escola, um momento maravilhoso, criativo e de grande aprendizagem para todos nós, a culminância de um projeto de iniciativa foi das professoras de língua portuguesa em exaltação à poesia.
Gostaria de expressar o nosso carinho e gratidão por tão expressiva acolhida e homenagem. A dedicação, simplicidade e amor dos alunos para conosco, escritores de Paulo Afonso, nos deixou emocionados, felizes e agradecidos. Obrigado a todos que fazem a escola Georgina. Deus abençoe a cada um. (Jovelina Ramalho).
Prof. Roberto Ricardo e Gleicy Pires, diretora da Escola Georgina Alves
Roberto Ricardo - membro fundador da ALPA – Cadeira Nº 7 – deve ter pensado como Roberto Carlos – “o importante é que emoções eu vivi...”. E o pró Roberto Ricardo escreveu: Um momento que fica difícil de esquecer.
Fui gentilmente convidado, assim como, os demais membros da ALPA, pelos professores da escola municipal, Georgina, localizada no bairro BTN III, para participar, do fechamento de uma atividade escolar, cujo tema era exatamente, a produção e contribuição cultural dos membros desta Academia. Ficamos felizes com o interesse e zelo do corpo docente e o entusiasmo dos alunos. Cada um de nós teve a oportunidade de utilizar a fala, num ambiente de curiosidade e interesse. Depois, houve a apresentação dos alunos, os quais, recitaram poemas de diferentes autores e do nosso saudoso Alcivandes, este, já aos cuidados do Pai. E quando pensamos, que tínhamos encerrado as atividades, fomos surpreendidos com muitos dos alunos nos solicitando autógrafos. Ficamos felizes com o cuidado como tudo foi pensado e mais ainda, pela receptividade da direção, coordenação, professores e alunos. E também ficou a nossa aprendizagem... de que não é necessário muito, para fazer alguém feliz. (O pró, Roberto Ricardo)
Com a sabedoria dos seus quase 83 anos (a serem completados no dia 17 de abril), deu uma aula para os jovens alunos, reencontrou ex-alunas, como a coordenadora Edineide Fonseca que o homenageou no lugar da aluna que faria isso e que não pôde comparecer. E, em todo o tempo, o poeta e escritor, sempre professor Roberto Ricardo dizia: “Mas que momento lindo vivemos nesta tarde. Que alunos educados. Como todos, a diretora, a coordenadora, minha ex-aluna, as professoras, todos foram carinhosos com todos nós escritores. Vivi, nos meus quase 83 anos momentos muito bons, muito agradáveis nesta Escola, nesse 21 de março. Meu coração está cheio de muita gratidão a todos.”
Socorro Mendonça – membro fundadora da ALPA – Cadeira Nº 10, atual vice-presidente da ALPA, agradeceu ali, em nome desta Academia, à direção, coordenadora e professoras da Escola Georgina pela iniciativa desse evento e pela acolhida aos membros da ALPA e escreveu:
Falar sobre o evento da Escola Municipal Georgina, é a oportunidade de reviver os muitos momentos de grande alegria que ali vivemos, na tarde de 21 de março, quando a Escola comemorou o Dia Mundial da Poesia e resolveu fazer isso homenageando poetas e escritores da ALPA. Foi marcante o carinho como fomos recebidos pelo quadro administrativo, alunos e pessoal de apoio.
Um outro momento forte foi ver a emoção e lágrimas de alguns alunos que nos homenagearam. Vamos fortalecer essas ações ALPA/alunos! É uma forma de estimulá- los à literatura e a arte. Obrigado a todos desta Escola Municipal, direção, coordenação, professores, alunos, pessoal de apoio, por tão carinhosa acolhida aos nossos escritores, poeta, poetisas da Academia de Letras de Paulo Afonso. (Socorro Mendonça, vice-presidente da ALPA).
Fico feliz quando vejo profissionais resgatando os aspectos culturais, sobretudo o potencial da nossa cidade, pois temos escritores e escritoras maravilhosos (as) que nos enchem orgulho.Parabéns por disponibilizarem um pouco de vossos tempo demonstrando aos alunos que a leitura e a escrita são fundamentos importantes para a formação de cidadãos capazes e bem sucedidos.Abraços a cada um e a cada uma, pelas contribuições aos estabelecimentos de ensino que se propõem a resgatar valores.
Projeto muito bacana! Evidencia o potencial cultural e literário da nossa cidade, parabéns escritores e escritores, a escola direção e coordenação e em especial as professoras e alunos do projeto
Não consigo descrever o quão incrível foi participar desse momento HISTÓRICO! Foi como um sonho pra mim ver tantas figuras importantes para mim. Nunca vou me esquecer desse dia. Obrigada à todos os escritores, e também à escola por nos providenciar um dia marcante como esse. Amei os livros! Espero que voltem mais vezes, seria um prazer recebê-los em nossa escola novamente. Beijos da aluna Maria Eloisa do 7° B! ✨️❤️
Eu amei trabalhar nesse projeto! 💖
Parabéns nobre confrade Antônio Galdino pela excelente reportagem sobre o encontro de poetas e escritores na Escola Georgina Alves.Um evento grandioso e merecedor de elogios. Parabéns à diretoria e equipe organizadora.
Obrigada imortal Antônio Galdino, membro fundador da ALPA, bem como ao jornal FOLHA SERTANEJA pela excelente matéria divulgando o trabalho literário da Escola Municipal Georgina.O envolvimento do corpo docente e o empenho dos alunos na culminância do Projeto , me levou à refletir : " VOCÊ PODE...BASTA QUERER"Parabéns !
Momentos que marcam nossas trajetórias e enriquecem nossas vidas