noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Dr. Francisco Xavier do Carmo, 50 anos como médico do Hospital Nair Alves de Souza. Na sua morte, muita tristeza e muitas homenagens in memoriam...

Publicada em 24/03/25 às 23:06h - 495 visualizações

Antônio Galdino - Atualizada em 25/3/2025 - às 11:30hs.


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dr. Francisco Xavier do Carmo, 50 anos como médico do Hospital Nair Alves de Souza. Na sua morte, muita tristeza e muitas homenagens in memoriam...  Compartilhar a noticia Dr. Francisco Xavier do Carmo, 50 anos como médico do Hospital Nair Alves de Souza. Na sua morte, muita tristeza e muitas homenagens in memoriam...  Compartilhar a noticia Dr. Francisco Xavier do Carmo, 50 anos como médico do Hospital Nair Alves de Souza. Na sua morte, muita tristeza e muitas homenagens in memoriam...

Link da Notícia:

Dr. Francisco Xavier do Carmo, 50 anos como médico do Hospital Nair Alves de Souza. Na sua morte, muita tristeza e muitas homenagens in memoriam...
 (Foto: Das redes sociais)

Dr. Francisco Xavier do Carmo, 50 anos como médico do Hospital Nair Alves de Souza. Na sua morte, muita tristeza e muitas homenagens in memoriam...

Antônio Galdino da Silva 

Nesse domingo, 23 de março, a cidade de Paulo Afonso foi impactada pela notícia do falecimento do médico de família pioneira de Paulo Afonso, Dr. Francisco Xavier. E logo, pelas redes sociais, a triste notícia correu o mundo e nos grupos de WhatsApp só se falava nessa perda imensa para todos nós.

Em um dos vídeos que viralizou nas redes sociais, o seu corpo levado na maca pelos corredores do Hospital Nair Alves de Souza era aplaudido, em lágrimas pelos funcionários e pessoas outras presentes ali.

Outro vídeo que chamou muito a atenção de todos, foi um de apenas 21 segundos, que teria sido gravado minutos antes dele iniciar a sua segunda cirurgia daquele domingo, um parto cesariano quando veio à luz a menina Maria Liz.

Naquele momento, o Dr. Francisco Xavier teve um infarto fulminante e mesmo socorrido pelos colegas médicos e outros profissionais que o acompanhavam nesse procedimento e ainda com a chegada de cinco colegas médicos cardiologistas que o tentaram reanimar, não foi possível mantê-lo vivo. Ele cumpriu a sua missão aqui na terra e, quantos milhares de vida esse médico salvou?

No vídeo, ele responde a uma pergunta: 

- Quantos anos no Nair, Dr. Francisco? E ele, sereno, responde: 

- 50 anos! E manda um beijo para os que iriam assistir a esse vídeo.

Cumpria-se ali também, um desejo expresso pelo Dr. Francisco Xavier e divulgado nas redes sociais. Tempos atrás, quando estava em efervescência a discussão da Chesf deixar de gerir o Hospital Nair Alves de Souza, carinhosamente chamado pelos profissionais que ali trabalharam ou trabalham apenas de NAIR, que era o nome da esposa de Antônio José Alves de Sousa, primeiro presidente da Chesf. Ela se chamava Nair Alves de Souza, o Dr. Francisco Xavier teria dito que “só largaria o NAIR quando Deus o levasse”

E foi justamente o que aconteceu às 15 horas e 45 minutos do dia 23 de março de 2025, quando ele trabalhava, realizava o que amava fazer toda a vida, uma cirurgia, a segunda desse dia, de uma cesariana, para trazer à vida fora do útero de mais um ser, que ele nos deixou. No Nair, trabalhando no que amava fazer, salvando vidas, trazendo novas vidas a este mundo complicado dos nossos dias...

Durante a noite do domingo, 23 e toda a segunda-feira, dia 24 de março, milhares de pessoas acorreram ao Ginásio de Esportes da cidade, na Avenida Apolônio Sales, onde o seu corpo foi velado, para levar uma palavra de conforto à família nesse momento de tristeza e de dor.

A família, no Ginásio de Esportes, na cerimônia fúnebre, falou do grande ser humano Francisco Xavier do Carmo que partiu em 23 de março...

No final da tarde da segunda-feira, 24 de março de 2025, às 16 horas o seu corpo foi conduzido por familiares, por colegas médicos e populares até à viatura do Corpo de Bombeiros para ser levado para a última morada, no Cemitério Padre Lourenço Tori. Mas, antes de tomar esse destino o cortejo fúnebre fez o caminho inverso. Desceu toda a Avenida Apolônio Sales, contornou a Praça das Mangueiras e passou em frente ao Hospital Nair Alves de Souza onde ele trabalhou por toda a sua vida e onde se despediu de todos.

Nas redes sociais continuaram as centenas de mensagens de pesar, de pessoas simples, de profissionais da saúde, pela perda do amigo, do médico que atendeu a tantos ex-alunos do Ginásio Paulo Afonso onde ele estudou e alguns seus colegas de turma como Dinazaldo (Nego), que mora no Paraná e que emocionou a muitos com suas palavras:

“Hoje eu chorei por Paulo Afonso. Chorei pela perda de um amigo querido de infância. Jogamos juntos no infanto juvenil do Copa, brincamos juntos em sua casa com seu irmão Zé Carlos e Raí e tive a felicidade de tê-lo fazendo o parto do meu querido filho Phillipe. Hoje não só a família está de luto, mas todos nós. Aos familiares, o meu pesar e que Deus abençoe e conforte todos nós”.

Outro amigo dos tempos do Ginásio Paulo Afonso, Valdenor Reis, de Salvador, escreveu sobre o amigo que partiu:

“Registramos aqui nossos profundos sentimentos de tristeza, pelo falecimento do Dr. Francisco. Firmamos nosso reconhecimento, como testemunha na adolescência, quando tivemos a oportunidade de estudarmos juntos no histórico Ginásio Paulo Afonso no período 1960-1963, pelas suas qualidades genuínas; estudioso, aplicado, disciplinado e acima de tudo, pela humildade que lhe era peculiar. Todos da turma tinham um “apelido” e entre nós ele era carinhosamente reconhecido e chamado por “CHICO CARECA”. Deixa um exemplo de ser humano a ser seguido."

Nota da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso-BA

A Prefeitura de Paulo Afonso emitiu Nota de Pesar pelo falecimento do médico Francisco Xavier do Carmo e o prefeito Mário César, decretou luto oficial de três dias no município.

 

Com imenso pesar, a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso lamenta profundamente o falecimento do querido Dr. Francisco Xavier do Carmo, uma perda gigantesca para toda a nossa cidade.
Dr. Francisco não foi apenas um médico exemplar - foi um ser humano extraordinário, que dedicou sua vida a cuidar do próximo com amor, empatia e compromisso. Sua presença marcante, sua generosidade e sua dedicação à saúde pública transformaram vidas e deixaram uma marca inesquecível em nossa história.
Neste momento de dor, nos unimos aos seus filhos Fabrício, Isabela e Talita Xavier, também médicos e colaboradores do Hospital Nair Alves de Souza, estendendo nossa solidariedade a toda a família, amigos, colegas de profissão e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.
Como forma de reconhecimento e respeito à sua trajetória, a Prefeitura decreta Luto Oficial de três dias.

Mário Cesar Barreto Azevedo

      Prefeito Municipal

Nota do CREMEB

"É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe a notícia de falecimento do médico Francisco Xavier do Carmo Filho, aos 78 anos, no último domingo (23), em Paulo Afonso (BA). Especialista em cirurgia geral e em obstetrícia, Dr. Francisco Xavier veio a óbito durante pleno exercício da medicina, após sofrer uma parada cardiorrespiratória enquanto realizava um parto, tendo a sua ‘simbiose’ com a prática médica mantida até os seus últimos momentos de vida.

Natural de Salvador (BA), Dr. Francisco Xavier formou-se médico na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1972, desenvolveu sua carreira na cidade de Paulo Afonso e exerceu a medicina em diversas unidades da região norte do estado como o Hospital Nair Alves de Souza, o hospital de Paulo Afonso e na companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Ele deixa dois filhos, que são médicos: Fr. Fabrício Xavier e Dra. Isabela Xavier.

Aos amigos, colegas e familiares do médico Francisco Xavier do Carmo Filho, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade." 

Também nas redes sociais passaram a circular, logo após o seu falecimento, tendo em vista esse imenso amor do Dr. Francisco Xavier a Paulo Afonso, à saúde, começaram a aparecer propostas de perpetuar as homenagens a este cidadão, dentre elas, que se dê o seu nome à atual Rua das Camélias, que dá acesso ao Hospital Nair Alves de Sousa. Outros sugerem que uma vez que estará sendo construído um Hospital Universitário para substituir o Nair, que esse novo hospital tenha o nome do Dr. Francisco Xavier do Carmo.

O fato é que o final do domingo, dia 23 de março e a segunda feira, 24, foram dias atípicos, quando milhares de pessoas se uniram em preces e palavras de conforto aos familiares pelas marcas boas, deixadas pela passagem do Dr. Francisco Xavier do Carmo nos seus mais de 50 anos de médico em Paulo Afonso, com amor intenso devotado ao Hospital Nair Alves de Sousa, o NAIR, onde salvou muitas, milhares de vida e trouxe ao mundo, como cirurgião respeitado, quantas centenas de novos pauloafonsinos e da região, que vieram ao mundo através dos partos cesariana que ele fez...

Todos reconhecem que “um dia a gente chega, e no outro, vai embora”, mas sempre nos entristecemos e lamentamos e choramos quando aqueles a quem amamos nos deixam meio órfãos, sem a sua companhia...

Que o Espírito Santo consolador traga alento e paz a todos os que choram a partida do nosso querido Dr. Francisco Xavier do Carmo.

Porque está escrito que “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os que têm o espírito abatido”Salmos 34:18.

Veja a seguir alguns vídeos, editados para este site por Nilton Alcântara (Negrito). São lembranças de Dr. Francisco Xavier e de sua despedida da cidade de Paulo Afonso-BA. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Valdemir (colepano)

25/03/2025 - 08:22:34

Parabéns Galdino pela matéria, você foi o porta voz de todos paulo afonsino.


Klaucius de Morais

25/03/2025 - 03:19:57

Quando realizações das NOITES DAS PERSONALIDADES, décadas 80/90, meu AMIGO QUERIDO, Francisco Xavier, sempre recebia HOMENAGEM, pela sua dedicação e competência. Á Sua esposa Mara Xavier e aos filhos Talita, Fabrício e Isabela, UM ABRAÇO QUÂNTICO cheio de amor e LUZ!!NOSSAS VIDAS...?TUDO ACONTECE COMO DEUS PREPAROU PARA CADA UM DE NÓS. a morte é um dia que vale a pena VIVER


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!