noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

Professor Galdino

Cariri Cangaço em Paulo Afonso, a redescoberta do Raso da Catarina e a história das Mulheres no Cangaço

Publicada em 28/03/25 às 16:55h - 139 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Cariri Cangaço em Paulo Afonso, a redescoberta do Raso da Catarina e a história das Mulheres no Cangaço  Compartilhar a noticia Cariri Cangaço em Paulo Afonso, a redescoberta do Raso da Catarina e a história das Mulheres no Cangaço  Compartilhar a noticia Cariri Cangaço em Paulo Afonso, a redescoberta do Raso da Catarina e a história das Mulheres no Cangaço

Link da Notícia:

Cariri Cangaço em Paulo Afonso, a redescoberta do Raso da Catarina e a história das Mulheres no Cangaço
 (Foto: Antônio Galdino)

Cariri Cangaço em Paulo Afonso, a redescoberta do Raso da Catarina e a história das Mulheres no Cangaço.

Antônio Galdino da Silva

Na noite da quinta-feira, 27 de março, o auditório da Escola Municipal João Bosco Ribeiro, em Paulo Afonso-BA, recebeu, pela segunda-vez, o Cariri Cangaço, um vitorioso evento que teve suas raízes nestas terras onde nasceu Maria Bonita, quando Manoel Severo assistiu à programação organizada pelo Departamento Municipal de Turismo que eu gerenciava, evento coordenado por João de Sousa Lima, na coordenação de Cultura desse DEMTUR. Era março, de 2009, há exatos 16 anos.

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, entre João de Sousa Lima à esq. e o prefeito de Paulo Afonso, Mário César, na abertura do evento em Paulo Afonso-BA, em 27 de março de 2025

O Conselheiro curador Manoel Severo tem sido o comandante desta grande embarcação que tem sido sempre muito aguardada nos muitos portos desse Nordeste onde já ancorou para falar das riquezas do nosso Nordeste, das relíquias históricas, dos baús de memórias que são abertos para mostrar seus tesouros da vida e da cultura popular dessas lindas terras sertanejas. 

Não foi deferente em Paulo Afonso, onde encontrou acolhida e apoio nessa primeira parada do Cariri Cangaço ano de 2025, quando está chegando aos 16 anos de vida muita intensa.

Em setembro, participamos do 1º Cariri Cangaço, organizado por Manoel Severo no Crato, Juazeiro e cidades vizinhas no seu estado do Ceará. Agora, o Cariri Cangaço acontece, pela segunda vez, em Paulo Afonso-BA.

Foi mesmo uma noite memorável apresentada pelo Professor Edson Barreto e da qual participaram representantes de dezenas de municípios nordestinos, secretários municipais de Turismo e de Cultura, de Canindé do São Francisco, Santa Brígida, a vice-prefeita de Betânia/PE, presidentes das Academias de Letras de Paulo Afonso, Santa Brígida, Piranhas, muitos escritores nordestinos, pessoas de dezenas de municípios nordestinos.

A entrada do Pavilhão do Cariri Cangaço foi um marco bonito, com direito a dança do xaxado... A banda de pífanos do Colégio Carlina, trouxe o som autêntico do sertão.  A Banda da 1ª Cia. de Infantaria, unidade do Exército brasileiro executou o Hino Nacional Brasileiro.

O escritor João de Sousa Lima, Conselheiro do Cariri Cangaço, organizador do evento em Paulo Afonso deu as boas vindas aos muitos visitantes e aos da terra pauloafonsina. O Secretário de Turismo Emerson, falou pela sua secretaria que trabalhou junto com a Secretaria de Cultura, gerenciada por Koca Tavares.

Presentes ainda muitos outros secretários do município de Paulo Afonso, como Ércio Chaves (Educação), Alexandres Alves (interino de Administração), Jamile Coelho (Meio Ambiente), dentre outros. Também o vice-prefeito de Paulo Afonso, Pedro Macário, ali estava, assim como o vereador Bero do Jardim Bahia, dentre outros.


O prefeito Mário César (Galinho), que também foi homenageado com a Comenda do Mérito Cultural do Cariri Cangaço, disse da sua alegria em receber tantos ilustres visitantes e da alegria da Prefeitura de Paulo Afonso em receber e de colocar o seu empenho para apoiar esse evento.

Entre os muitos presentes, Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano Suassuna e o Deputado Estadual da Bahia, Jordávio Alexandre Espínola Ramos.

Neste momento de abertura solene do Cariri Cangaço, após as falas iniciais foram feitas homenagens a personalidades do município e visitantes que têm prestado apoio e demonstrado sensibilidade às ações do Cariri Cangaço ou mereceram a afeição dos organizadores que resolveram homenageá-los com a Comenda Mérito Cultural Cariri Cangaço pelo Conselho Altino Alves Costa do Cariri Cangaço, como o Dr. Juliano Medeiros, empreendedor na área do turismo e que foi candidato a Prefeito de Paulo Afonso nas últimas eleições, ficando em terceiro lugar.

Além dos organizadores diretos do evento, ali foram homenageadas a Academia de Letras de Paulo Afonso, presidida por Isac de Oliveira e a Academia Piranhense de Letras e Artes, de Piranhas/AL presidida por  Jacqueline Rodrigues.

Entre as pessoas homenageadas, especial destaque para a senhora Sônia Oliveira, empreendedora pioneira de Paulo Afonso na área do Turismo, ainda na década de 1950, quando ao lado do seu esposo, Sr. Dernival Oliveira (in memoriam), construiu o Hotel São Francisco no início da Rua da Frente (Av. Getúlio Vargas), hoje Oásis Center. Muitos anos à frente, na gestão do Prefeito Abel Barbosa (1979/1985), construíram o Hotel Belvedere a há pouco, também se construiu o Hotel BelaVista, inciativa de Soraya, filha de Sônia e Dernival, que o administra. No mês da Mulher, a homenagem a essas mulheres empreendedoras do turismo. A comenda foi entregue a D. Sônia Oliveira pelo prefeito Mário César (Galinho).

O Jornal Folha Sertaneja também foi agraciado com esta Comenda Mérito Cultural Cariri Cangaço pelo Conselho Altino Alves Costa do Cariri Cangaço pelo seu apoio a este evento desde a sua fundação em setembro de 2009.

Também, aproveitando a oportunidade desse evento, o diretor do Jornal Folha Sertaneja, Professor Antônio Galdino recebeu das mãos da presidente da Ascopa, Gorette Moreira que representava o diretor do Instituto VIS, Luciano Jr., uma Placa pela cobertura do Jornal Folha Sertaneja à Expedição Sertão & Raso da Catarina, realizada no final de outubro de 2024, associada à promoção do turismo na região.

O evento foi encerrado pela brilhante palestra do historiador e escritor João de Sousa Lima, autor de 30 livros e publicações, 10 dos quais dedicados ao tema do cangaço, fruto de intensa pesquisa que continua sendo realizada, com novas descobertas a cada momento. O tema da palestra, Mulheres no Cangaço, gerou um dos livros de João de Sousa Lima.

A palestra também foi associada ao mês dedicado internacionalmente às mulheres, foi As Mulheres no Cangaço onde o escritor destaca fatos relevantes da vida das cangaceiras Maria Bonita, Catarina, Dulce, Aristéia e Durvalina. Especialmente sobre Aristéia e Durvalina, conhecida como Durvinha, o escritor João de Sousa Lima esteve muito presente em seus últimos anos de vida, viajando com elas por vários Estados brasileiros, participando de estudos em Fortaleza, Brasília e outras cidades.

De seus contatos com Durvinha nasceu o livro Moreno e Durvinha, Sangue, amor e fuga no cangaço, que já está na 15ª impressão e a sua história gerou a produção do longa metragem Os Últimos Cangaceiros pelo cineastra cearense Wolney Oliveira.

O Cariri Cangaço foi associado intensa programação especial criada pela Prefeitura de Paulo Afonso chamada Oxente Cangaço que está sendo realizada desde o dia 24 de março e, se encerra, junto com o Cariri Cangaço, também no dia 30 de março.

Ao final desse primeiro dia do Cariri Cangaço 2025 em Paulo Afonso, o aplauso do curador Manoel Severo e do grande público, aos muitos colaboradores das equipes que estiveram e continuam envolvidos na construção desse importante evento em Paulo Afonso e que estão quase sempre nos bastidores.

O Cariri Cangaço Paulo Afonso 2025, segue até o dia 30 de março, com palestras, mesas redondas e muitas visitas a trilhas do cangaço muitas vezes percorridas por João de Sousa Lima em suas pesquisas para produzir inicialmente o livro Lampião em Paulo Afonso, também já reeditado e várias outras produções do gênero.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


João Raimundo Neto

28/03/2025 - 22:47:40

Parabéns a todos da organização do evento e participantes,a cultura em evidência, são acontecimentos dessa grandeza que merece destaque, o empenho do nosso amigo João de Sousa Lima.


João de Sousa Lima

28/03/2025 - 19:27:16

O evento grandioso pra entrar na história de Paulo Afonso e o JornalFolha Sertaneja sempre apoiando os eventos culturais e históricos , parceiro eterno durante seus 20 anos de atuação em nossa região


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!